CPL no marketing: o que é e como calcular?

Empreendedor fazendo cálculos. Fundo roxo e legenda: "cpl marketing"

Para aumentar as chances de alcançar os objetivos traçados para o seu negócio, é fundamental monitorar os indicadores que podem lhe ajudar a realizar ajustes nas suas estratégias de marketing digital. E um desses indicadores é o CPL, no marketing, Custo por Lead. 

Mas você sabe como mensurar esse custo? 

Neste artigo vamos ensinar como realizar o cálculo do Custo por Lead e demonstrar se e como é possível reduzi-lo. Continue a leitura e saiba mais sobre a importância do CPL no marketing. 

O que é CPL no marketing?

O CPL, ou Custo por Lead, é um cálculo que permite saber quanto lhe custou para conquistar cada lead. Esse indicador também serve para nortear os investimentos que você pretende realizar para alavancar o tráfego de uma campanha. 

Afinal, atrair visitantes e convertê-los em leads é um dos objetivos básicos de uma estratégia de marketing digital.

Sendo assim, saber calcular o CPL é fundamental para:

  • Estabelecer o orçamento de uma campanha;
  • Otimizar os resultados dos seus canais e alavancar sua estratégia de atração;
  • Monitorar campanhas;
  • Fornecer dados importantes para sua análise de Retorno sobre investimento (ROI).

O Custo por Lead é, portanto, um termômetro para identificar se o seu investimento para aquisição de leads está sendo razoável ou precisa sofrer ajustes. Ter esses números pode lhe auxiliar na tomada de decisões e ajudar a tornar seu negócio escalável. 

 

Como calcular o Custo por Lead?

A fórmula para calcular o CPL é bem simples. Mas, para mensurá-lo, você precisa saber o quanto investiu em marketing e o total de leads que conseguiu atrair. Com esses números em mãos, é só dividir o valor gasto com a campanha pelo número de leads adquiridos.

 A representação da fórmula é a seguinte:

CPL = Valor investido em marketing / Número de leads

Por exemplo: se o seu investimento em marketing digital foi de R$10.000 e o total de leads atraídos pela campanha foi de 20.000, o Custo por Lead é R$0,50. 

Em resumo, o valor obtido representa o custo médio que você investiu para conquistar um cliente em potencial. 

Mas vale ressaltar que essa não é a única métrica que pode lhe auxiliar na otimização das suas campanhas e crescimento do seu negócio. Além da CPL, também é possível calcular:

  • Lead por Venda (LPV): é a métrica que ajuda a identificar a quantidade de leads necessários para que uma conversão aconteça. Ela é obtida a partir da divisão de número de leads por número de vendas.

LPV = Número de Leads / Número de Vendas

  • Custo por venda (CPV): o valor investido para o fechamento de cada venda é outra métrica importante para avaliar o retorno de seus investimentos. Para determiná-lo, é necessário multiplicar o Custo por Lead pelo número de Lead por Venda. 

CPV = Custo por Lead x Lead por Venda;

  • Custo por Clique (CPC): representa o custo médio por cada clique em sua campanha impulsionada. Seu cálculo é bem simples, basta dividir o valor investido na campanha pelo número de cliques obtidos. 

CPC = Valor investido / Número de cliques   

O acompanhamento dessas métricas é fundamental para saber o quanto o seu negócio está crescendo e quais os ajustes necessários  para escalar suas vendas. 

 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

 

Qual a importância de aplicar o CPL no marketing do seu negócio digital?

Como já explicamos, o CPL no marketing corresponde ao valor do investimento médio que um empreendedor realiza para atrair um visitante em um lead. Essa conversão é importante porque os leads compartilham informações que irão ajudar no fluxo de nutrição, como:

  • Endereço de e-mail;
  • Área de formação;
  • Localidade, etc.

Em uma estratégia de Inbound Marketing, esses usuários entregam essas informações em troca de um material rico, como um e-book, por exemplo. 

Mas toda essa estratégia gera custos para um infoprodutor, pois é necessário manter as redes sociais atualizadas, o blog com publicações constantes e até mesmo impulsionar campanhas com tráfego pago. E tudo isso considerando as otimizações de SEO, para ter um bom ranqueamento nas páginas de busca.

Sendo assim, saber quanto é a média de investimento para atração de leads é uma maneira efetiva de acompanhar se sua estratégia de marketing digital está sendo um sucesso ou precisa ser melhorada. 

Dessa forma, você consegue reajustar o orçamento da campanha e direcionar mais investimentos para a estratégia que está atraindo mais leads. 

 

Como reduzir o seu Custo por Lead?

De nada adianta avaliar os seus custos, se você não utilizar essa avaliação para otimizar as suas campanhas. Você permanecerá gastando com o que não surte o efeito esperado. 

Por isso, o ideal é sempre trabalhar para encontrar formas de reduzir o seu CPL no marketing. Mas você deve estar se perguntando: “Como é possível fazer isso?”

Confira abaixo algumas dicas práticas que podem lhe ajudar a reduzir o seu Custo Por Lead:

  1. Conheça o seu público-alvo e crie uma persona;
  2. Invista em marketing de conteúdo e gere tráfego orgânico;
  3. Aposte em otimização de SEO;
  4. Utilize as redes sociais para gerar engajamento;
  5. Impulsione seus conteúdos-chave por meio de mídias pagas.

Além disso, é importante que você se posicione nas redes e personalize seus conteúdos. Isso gera autoridade e vai atrair cada vez mais pessoas alinhadas com o seu infoproduto. 

 

Perguntas frequentes

Qual é o CPL ideal?

Não há um padrão estabelecido para definir se um CPL é considerado caro ou barato. Isso porque cada negócio tem uma realidade.

Mas é importante mensurar esse valor considerando questões como:

  • O seu modelo de negócio;
  • A análise do seu Custo por Venda;
  • O quanto seu leads estão aquecidos para a compra;
  • O custo final do seu produto e sua margem de lucro.

Mesmo que o contexto de cada negócio seja único, é interessante realizar um mapeamento das estratégias e resultados de seus concorrentes diretos. Isso pode ajudar a entender a posição que você está em relação ao mercado. 

 

O CPL pode ter outro significado no marketing? 

Sim! No marketing digital, a sigla CPL também pode significar Conteúdo de Pré-Lançamento, que são os conteúdos de preparação para o lançamento de uma campanha. Normalmente eles introduzem o público à campanha, apresentando a oportunidade como uma solução buscada por essas pessoas.

 

E então, agora que você já sabe o que é e como calcular o seu Custo por Lead, que tal conhecer uma ferramenta que pode auxiliar a manter sua campanha de sucesso dentro do orçamento?

Com a HeroSpark você automatiza seu funil de vendas e atrai os melhores leads com landing pages de alta conversão. E o melhor: tudo isso sem elevar os custos. 

Por isso, conheça agora mesmo a plataforma da Hero e realize campanhas de sucesso no mercado digital.

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.