Curso de inglês online: como criar um negócio online de sucesso?

curso de inglês
Curso de inglês online: como criar um negócio online de sucesso?
Extensão plano basic

Uma parcela muito pequena da população tem conhecimento em inglês. E um grupo ainda mais restrito é fluente no idioma. Logo, quem deseja abrir um curso de inglês tem um grande mercado para explorar.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o mercado de cursos de inglês online para você que quer empreender digitalmente e, assim, contribuir para o ensino online de idiomas. Boa leitura!

O cenário de cursos de inglês no Brasil

Com a disseminação do ensino online na última década, as escolas de inglês online se tornaram mais conhecidas, apesar de existirem no Brasil desde 2001. 

Isso porque, de lá até mais ou menos 2010, o acesso à internet ainda era restrito a algumas regiões, dificultando a difusão da modalidade online. Por esse motivo também as escolas online não tinham a divulgação necessária.

Hoje, com a popularização da internet, o cenário mudou. Já é possível encontrar muitos cursos online de idiomas. No entanto, há ainda pessoas que preferem o ensino presencial para manter melhor o foco. 

Por isso, dentro desses cenários, o que você precisa fazer é tornar o seu curso de inglês online mais atrativo que os presenciais para engajar os alunos e prender sua atenção. 

Vale destacar que, segundo pesquisas, 5% da população brasileira sabe inglês. Isso quer dizer que, teoricamente, o seu negócio terá um público de quase 200 milhões de possíveis consumidores. Portanto, vale a pena investir!

 

Por que abrir um curso de inglês online?

Se você chegou até este artigo, existe uma grande chance de você estar pensando em dar aulas de inglês online, não é verdade? Provavelmente, entre os principais motivos desse pensamento estão:  

  • Você tem conhecimento do idioma, mas dar aulas particulares presencialmente é um pouco complicado na sua rotina;
  • Precisa de uma renda extra e de uma forma mais prática de viabilizar isso;
  • Quer unir o útil ao agradável: compartilhar um conhecimento que você tem e transformar isso no seu próprio negócio;
  • Monetizar o seu conhecimento.

Investir no empreendedorismo digital é uma solução alternativa à principal fonte de renda para melhorar a vida financeira. E dentro desse universo, uma vertente que está em alta são os cursos online. 

Geralmente, vender cursos é uma boa saída para crises financeiras e, principalmente, para quem busca formas de como ganhar dinheiro na internet. Afinal, você presta um serviço em troca de dinheiro oferecendo seu conhecimento. 

Por isso, se você já possui o conhecimento necessário e sabe que o investimento inicial é baixo, então por que não dar a sua primeira aula online?

Pense que você pode oferecer esse serviço para um número alto de pessoas. Além disso, no modelo de curso online, você consegue economizar recursos como tempo e dinheiro e ainda tem a certeza de que esse é um negócio altamente escalável. Portanto, ele apresenta muitas vantagens em comparação ao formato presencial.

 

Como montar um bom curso de inglês online?

 

1. Crie materiais e aulas que engajem o aluno

Como falamos anteriormente, o segredo é manter o aluno engajado. Porém, não há uma regra que diga de que forma você pode fazer isso. Vai depender do seu público e do comportamento de estudo dele. 

Independentemente disso, é importante que você fuja do tradicional “apostila + exercícios”. Por mais que esse seja o combo básico, não existe nenhum diferencial ao oferecer apenas esses conteúdos, ainda mais quando estamos falando de um curso online. 

Também, pensando em um melhor aprendizado, é fundamental desenvolver todas as 4 habilidades do idioma, além da leitura e escuta. É preciso incluir a prática através da conversação e escrita para que o aluno desenvolva o que está aprendendo.

Nesse caso, você pode realizar videochamadas com pequenos grupos com aulas de conversação. Outra ideia é assistir um filme ou uma série em inglês junto com seus alunos, através de sites e aplicativos que permitem fazer essa atividade simultaneamente. 

copy com chat gpt , herocreator

Após isso, você pode promover como atividade um debate sobre o que foi assistido para aperfeiçoar a fala em inglês dos seus alunos.  

Seguindo esse modelo de ensino, seu aluno realmente aprenderá o idioma e se diferenciará de outros alunos de escolas presenciais ou, até mesmo, dos seus concorrentes online. 

Com isso, seu curso terá o reconhecimento de que oferece um ensino realmente efetivo e pode atrair novos alunos através da indicação de quem aprendeu, de fato, com você. 

Por isso, pense sobre o que você quer ensinar e como fará isso. Observe os pontos que apresentamos e também as nossas dicas, sempre entendendo e focando no que se encaixa melhor em relação a necessidade do seu público-alvo.

Na versão online, o mínimo que se deve pensar são em videoaulas + exercícios. E, dentro disso, pensar em aulas que prendam a atenção do aluno. Não apenas em termos de conteúdo, mas também de formato de aula. Por exemplo:

  • Curso gravado + 3 encontros individuais ao vivo;
  • Curso gravado + plataforma interativa. 

 

2. Aposte em imagens e recursos visuais

Usar imagens pode ser uma ótima ferramenta, não somente para engajar, mas também para auxiliar no aprendizado do idioma. Aliar os dois benefícios ao planejamento da sua aula será muito importante. 

Além de ilustrar e exemplificar bem o que se quer passar, boas imagens são atrativas e prendem a atenção de quem está assistindo. As cores e formas são estimulantes para o cérebro e ajudam a associar melhor aquele conteúdo. 

Ainda sobre “imagens” e “associação”, essa união é muito importante no aprendizado do inglês, pois o aluno consegue definir o significado da mensagem sem precisar necessariamente de uma tradução. Inclusive, essa forma de pensar diretamente em inglês é a mais adequada. 

Para entender melhor, podemos pensar em uma cena sendo apresentada ao aluno e o professor a descrevendo em inglês. O estudante associará não somente os elementos, mas também o contexto como um todo, estimulando o pensamento no novo idioma. 

Dessa forma, não será necessário traduzir elemento por elemento e explicar o contexto da cena em português. 

 

3. Hospede em uma plataforma digital

Para disponibilizar o seu curso, você deverá utilizar alguma plataforma. Seja ela gratuita, como o YouTube, ou paga, como plataformas próprias para empreendedorismo digital. 

Lembrando que, apesar de ser a segunda maior plataforma de buscas, o YouTube não é bom lugar para esse tipo de negócio, tendo em vista que é muito difícil monetizar por lá.

Por outro lado, as plataformas próprias possibilitam que, além do conteúdo, você conte com outros recursos, como fórum, biblioteca de mídia, atividades, entre outros. Isso possibilita que você interaja mais com os seus alunos e os torne mais engajados, oferecendo a eles uma experiência completa. 

 

Conte com a HeroSpark

Para criar um curso de inglês online e transformá-lo em um negócio de sucesso, você precisa contar com uma estratégia de marketing digital e uma plataforma de hospedagem. E a HeroSpark reúne tudo que você precisa em um só lugar!

Com a Hero você automatiza sua estratégia de vendas com e-mail marketing ilimitado e landing pages de alta conversão. Além disso, você garante rapidez nas suas vendas com um checkout exclusivo. 

E mais: através da plataforma, você disponibiliza o seu curso para seus alunos e ainda pode tê-lo selecionado para o nosso portfólio de alta qualidade, onde será vendido por top afiliados.

Portanto, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a colocar em prática o seu projeto de criação de um curso de inglês incrível. Teste a HeroSpark gratuitamente e comece a explorar as possibilidades do mercado digital.

Banner_blog_herospark
7 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *