Divulgação no Instagram: 8 dicas para bombar [2024]

Perfil de Instagram atualizado. Fundo roxo e legenda: "divulgação Instagram"
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Fazer um perfil bombar nas redes sociais não é uma tarefa fácil, não é verdade? Mas você sabia que existem algumas formas de divulgação no Instagram que podem te ajudar a se destacar facilmente nessa mídia?

Não estamos falando aqui de nenhuma receita de bolo. Contudo, com dedicação e aplicando as estratégias certas e de forma regular, é possível fazer com que seu perfil tenha um crescimento exponencial em pouco tempo.

E aí, quer saber mais sobre como fazer seu perfil bombar? Então confira este artigo, pois separamos 8 dicas incríveis de divulgação no Instagram que vão garantir mais possibilidades de você se destacar nas redes. Vem conferir!

O conteúdo é um grande diferencial da sua estratégia de divulgação. É importante investir em projetos criativos, interessantes e informativos. Faça parte do Acelerador Digital e comprove na prática. Inscreva-se gratuitamente!

1. Responda Directs

Uma das estratégias de divulgação no Instagram é responder cada cliente ou seguidor nos Directs. Sim, o Direct é uma boa forma de crescer seu perfil e fidelizar a audiência!

Isso acontece porque você cria uma relação com o seu seguidor e ele começa a confiar no que você posta na rede social. Inclusive, algumas empresas já utilizam esse espaço para realizar um atendimento personalizado, você sabia?

Vale dizer que se você é um infoprodutor, é possível responder às dúvidas e comentários dos seus seguidores por áudio. Assim, o cliente terá a certeza de que realmente está falando com você.

Confira agora algumas dicas de como usar o Direct:

  • Compartilhe novidades e até conteúdos especiais;
  • Peça feedbacks;
  • Envie mensagens de forma personalizada;
  • Tente responder às dúvidas do seu público;
  • Entre outras.

Viu como é viável utilizar o Direct do Instagram ao seu favor? Por meio dessa ferramenta, se torna possível criar um relacionamento saudável entre você e seus seguidores.

2. Utilize o tráfego pago 

Outra opção para realizar a divulgação no Instagram é investir em tráfego pago. Talvez, esse seja um dos jeitos mais rápidos de crescer na rede social! Afinal, por meio dessa estratégia, é possível alcançar seguidores reais, que podem se tornar clientes.

Mas não confunda: o tráfego pago não compra seguidores! Esse investimento do marketing digital consiste em desenvolver anúncios para conteúdos ou produtos que você divulga na sua rede social.

Assim, a lógica da estratégia segue a seguinte sequência: anúncios > visitas no seu perfil > pessoas interessadas em seguir seu perfil > mais visibilidade > mais vendas.

Pode acontecer da sequência não seguir essa ordem cronológica, mas os resultados são rápidos e a melhora na taxa de conversão é nítida. Além disso, é possível investir em anúncios em diversos recursos da plataforma.

3. Mostre sua vida pessoal 

Algumas pessoas dizem que é preciso separar a vida pessoal da vida profissional. Mas a lógica aqui é um pouco diferente. Se você acompanha a influencer Boca Rosa, por exemplo, percebe que em alguns momentos ela mostra a sua vida pessoal.

Mas será que você sabe por qual motivo ela faz isso? Bom, a resposta é simples: as pessoas se relacionam mais com conteúdos pessoais. Quando Boca Rosa mostra os bastidores da vida dela, as pessoas se relacionam e se conectam com seus momentos.

Portanto, essa é uma boa dica para você que quer fazer divulgação no Instagram. Contudo, não ultrapasse seus limites. Só faça esse tipo de exposição se você se sentir confortável!

4. Seja diferente da multidão 

O apelo visual pode ser bastante interessante para sua estratégia de divulgação no Instagram, principalmente se você quer divulgar serviços e produtos. Por isso, uma ótima ideia é apostar em fotos criativas e atrativas para chamar atenção!

copy com chat gpt , herocreator

Nesse caso, existem duas linhas principais para você se destacar:

  1. Tornar o seu Instagram um meio de divulgação dos seus produtos;
  2. Tornar o seu Instagram um espaço criativo para você e seu público.

Independente do que você escolher, um bom conteúdo garante a confiança e o interesse das pessoas. Afinal, elas tendem a interagir ainda mais com materiais que encantam e são bonitos visualmente.

Por isso, investir em ser diferente dos demais no mercado pode ser ainda mais interessante para você se destacar!

5. Interaja na rede social

Interagir com as pessoas no Instagram também pode ser um grande diferencial para você se destacar na rede. Como o próprio nome diz, redes sociais são para pessoas se relacionarem.

Por isso, é fundamental que você passe um tom mais pessoal com seus seguidores. Confira como é possível fazer isso:

  • Responda comentários realizados nas suas publicações;
  • Responda Directs (essa estratégia citamos anteriormente);
  • Faça comentários nas publicações de outras pessoas;
  • Reaja aos stories de marcas e pessoas que você segue;
  • Compartilhe stories que mencionem você.

Esse tipo de ação gera no público uma ideia de aproximação. As pessoas vão passar a ver você como alguém que se preocupa e tem atenção com cada seguidor – e isso é uma ótima forma de fidelizar clientes!

6. Faça um bom uso das hashtags

Você já deve conhecer as famosas “hashtags”, não é mesmo? Mas não pense que elas são coisas do passado! Na verdade, elas são muito importantes na estratégia atual de divulgação no Instagram.

Nesse sentido, as hashtags ou “jogo da velha” funcionam para abrigar postagens dentro de determinadas palavras-chave. Por exemplo: ao acessar #infoprodutor ou #produtor, você encontrará todos os conteúdos referenciados a essas palavras.

Isso porque, no Instagram, é possível realizar pesquisa com base nas hashtags. Por isso, é tão importante utilizá-las na sua estratégia de crescimento na rede social. 

Inclusive, existe o Tagsfinder, gerador de hashtag que pode auxiliar você na hora de selecionar as tags mais adequadas para o seu post.

7. Busque a autenticidade

Nas redes sociais, principalmente no Instagram, vemos muitos perfis parecidos, com conteúdos semelhantes e sem muita autenticidade. Nesse sentido, a dica aqui é: não copie ninguém. Se inspire, mas seja autêntico!

A autenticidade é uma ferramenta fundamental para atrair seguidores, engajamento e reconhecimento. Sabe por que? A resposta pode ser até óbvia: pessoas autênticas se destacam e humanizam seu conteúdo nas redes.

Por isso, crie uma identidade que impacte e mostre autenticidade. Com isso, tenha a certeza de que a sua divulgação no Instagram terá bons resultados.

8. Faça bons conteúdos

O conteúdo é um grande diferencial da sua estratégia de divulgação. Por isso, é importante investir naqueles que são criativos, interessantes e informativos.

Nesse sentido, pense sempre em como você pode agregar coisas interessantes para aqueles que seguem você no Instagram. Quanto mais conteúdo de valor, mais divulgação, mais pessoas interessadas em te seguir e mais seguidores compartilhando suas publicações.

Além disso, não fique com medo de seguir algumas tendências de conteúdo, como reels, vídeos e carrossel. Saiba que eles podem agregar bastante na sua estratégia de crescimento na rede social.

Pensando em te ajudar a fazer uma boa divulgação no Instagram, disponibilizamos um material com várias estratégias para redes sociais. 

Baixe agora gratuitamente o nosso e-book “Kit de Marketing Digital” e aprenda a criar estratégias que vão fazer o seu perfil bombar no Instagram! 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *