Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Digital influencer: o que é e como ser um em 2021

Saiba como ser um digital influencer de sucesso em 2021

Com as diversas redes sociais existentes, algumas pessoas passaram a se dedicar a criar conteúdo para essas plataformas. Esses indivíduos ficaram conhecidos como digital influencer, uma das profissões mais rentáveis e famosas do momento.

 

Muitas vezes, de maneira errônea, pensamos que os influenciadores atingem apenas o público jovem ou infantil. No entanto, existem influenciadores sobre temas que interessam pessoas de todas as idades, o que transforma esse fenômeno em algo que afeta os diversos setores da sociedade.

 

Por isso, se você deseja entender mais sobre o assunto e saber como ser um digital influencer em 2021, confira o artigo.

 

O que é um digital influencer

 

Afinal, o que é digital influencer? Eles são profissionais que, por meio de conteúdos publicados nas mídias sociais, conseguem influenciar e causar um efeito em milhares de pessoas sobre determinado assunto ou produto. Por conta de seus seguidores e engajamento, eles são vistos como pessoas de credibilidade e bem-sucedidas em seu meio.

 

Um questionamento que pode surgir é o de qual motivo essas pessoas terem tantos seguidores e influência. Segundo uma pesquisa feita pela We Are Social, 45% da população está inserida no mundo digital. Logo, buscam alguém que as guiem pela internet e é justamente aí que entra o papel do influenciador digital.

 

Esses influenciadores estão nas diversas mídias sociais e falando sobre diferentes assuntos. Tem a galera do Youtube, que produz vídeos de longa duração de uma maneira mais leve e bem-humorada. Existem os digitais influencers do Instagram, que utilizam fotos e vídeos curtos para mostrar mais sobre seu estilo de vida, esportes, entre outros temas do cotidiano. E, recentemente, surgiu a turma do TikTok, que trabalha apenas com vídeos de até 1 minuto sobre danças, trends, histórias e muito mais.

 

O crescimento dessa carreira é nítido e se deve muito à sua flexibilidade. Por ser uma profissão que permite não ter um chefe, trabalhar no horário que for mais confortável e com diversos temas da internet, muitas pessoas têm buscado maneiras de se inserir nesse mercado.

 

Para saber um pouco mais sobre esse fenômeno, trouxemos alguns pontos importantes. Confira mais, a seguir!

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Quais são os tipos de influenciadores?

 

A internet conta com diferentes tipos de influenciadores. Para diferenciar cada um deles, existem diversas divisões. A mais comum é a pelo conteúdo postado, por exemplo:

 

  • Cotidiano;
  • Esportes;
  • Curiosidades;
  • Vida e bem-estar;
  • etc.

Eles também podem ser denominados pela quantidade de seguidores e influência, veja:

 

  • Megainfluenciadores — Têm mais de 1 milhão de seguidores em, pelo menos, uma plataforma digital. Algumas vezes, são pessoas que já eram famosas fora das redes sociais e são abordadas por marcas muito famosas para fazer campanhas publicitárias. Geralmente, conseguem um bom faturamento devido a isso.
  • Macroinfluenciadores — Normalmente, têm entre 500 mil e 1 milhão de seguidores. Muitas vezes, são considerados subcelebridades, conseguem boas parcerias e são mais acessíveis.
  • Microinfluenciadores — São pessoas que se tornaram conhecidas por conta das redes sociais, divulgando conteúdo para um nicho específico. Têm um marketing muito bom, cerca de 10 a 100 mil seguidores e conseguem boas parcerias.
  • Nanoinfluenciadores — No geral, também são pessoas que não eram famosas antes das redes sociais. Ainda não possuem muitos seguidores e não conseguem patrocínios tão lucrativos (marcas muito grandes). Estão crescendo no ramo e por isso ainda não são muito conhecidas, mas já têm entre 1.000 e 10 mil seguidores.

Outra forma de diferenciar os tipos de influenciadores é analisar por meio de qual canal eles passam o conteúdo:

 

  • Blog — Esses influenciadores utilizam principalmente a escrita para criar opiniões. Normalmente, possuem algum site ou colaboram para alguma plataforma de escrita.
  • Vlog — Essas pessoas são ótimas comunicadoras e sabem usar a voz a seu favor. Os vlogueiros passam as informações exclusivamente através de vídeos, que são normalmente de uma maior duração.
  • Podcast — Com a popularização dos podcasts, as pessoas que trabalham com essas ferramentas vêm se tornando verdadeiros influenciadores. Eles costumam trabalhar com assuntos mais sérios e relacionados com a sociedade no geral, como esportes, política e economia.
  • Fotos/vídeos — O influenciador digital que trabalha com esse tipo de conteúdo é muito ativo nas redes sociais, principalmente Instagram. Eles costumam postar sobre os assuntos em fotos e, de vez em quando, em vídeos curtos, de cerca de 1 minuto.

Quanto ganha um digital influencer?

 

O crescimento desses profissionais está fazendo com que eles sejam contratados por marcas para fazerem publicidades sobre seus produtos, o que originou o famoso publipost. Esse recurso está cada vez mais presente nas novas mídias devido ao seu bom funcionamento por conta da Prova Social.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela SocialChorus, campanhas com influenciadores podem ter um engajamento 16 vezes maior. Por isso, as marcas têm investido bastante nesse formato de publicidade.

 

Com isso, algumas pessoas se perguntam quanto ganha um digital influencer. Não é possível responder um valor exato, pois a quantia recebida depende de fatores, como:

 

  • Quantidade de seguidores;
  • Serviço/pacote contratado pela empresa;
  • Plataforma onde o conteúdo será publicado.

O Youtube, por exemplo, paga entre 0,25 e 4,50 dólares a cada 1.000 views. Com esses valores, os influenciadores digitais que trabalham nesta plataforma têm de produzir muitos vídeos e conseguir muitas visualizações e engajamento. Outra maneira de receber dinheiro no Youtube é permitindo que eles coloquem anúncios nos seus vídeos.

 

O Instagram não monetiza diretamente seus criadores de conteúdo. As pessoas ganham dinheiro no Instagram ao fazer publicações e parcerias com marcas que usam o espaço do feed ou do story para divulgar algum serviço e/ou produto. Para calcular o valor, as empresas costumam analisar o número de seguidores e o engajamento que um perfil famoso recebe.

 

O Twitter e o TikTok, redes sociais que estão em maior ascensão no momento, também não monetizam diretamente os influenciadores. A maioria das pessoas utiliza essas plataformas para atrair mais seguidores para os segmentos que elas dominam. Apesar de não ser tão comum, algumas empresas estão começando a pagar para as pessoas fazerem publicações nessas mídias.

 

Como ser um digital influencer em 2021?

 

Com essa carreira cada vez mais em alta, surgem algumas dúvidas de como se tornar um influenciador digital. Por isso, trouxemos algumas dicas do que você pode fazer para se tornar uma pessoa influente nas mídias digitais em 2021. Veja, a seguir.

 

Escolha seu nicho

 

Para fazer sucesso, é preciso se diferenciar dos concorrentes. Para isso, é importante escolher um nicho no qual você queira atuar. Dessa maneira, você poderá se aprofundar em um só assunto e conseguir estabelecer um público-alvo.

 

Melhore suas redes sociais

 

Atualmente, todos têm um perfil em alguma rede social. No entanto, é preciso se perguntar se ele é bom o suficiente para atrair novos seguidores e marcas. É importante pesquisar como são os perfis famosos e adquirir as estratégias que eles adotam, como a de ter capas para os destaques no Instagram ou de publicar com frequência.

 

Estilo de postagens

 

É importante ter um estilo de fotos e vídeos para chamar de seu. Com isso, você conseguirá ter uma marca pessoal que te identifica na multidão de posts. Além disso, mostra um maior comprometimento e organização com seus seguidores.

 

Interaja com seus seguidores

 

O público é muito importante para o seu sucesso, portanto, interaja com ele. É importante tirar um tempo do seu dia para gravar stories, responder comentários e caixinhas de perguntas, ver as mensagens recebidas e utilizar recursos interativos. Isso mostra que você está interessado nas pessoas que te seguem.

 

Esteja presente em diferentes plataformas

 

É importante estar em mais de uma plataforma para atingir um público maior e, consequentemente, para que seu conteúdo alcance mais pessoas. Porém, não se preocupe em estar presente em todos os locais, se você não tem tempo ou equipe suficiente para gerenciá-los, pois pode causar um efeito negativo.

 

Divulgue seu conteúdo

 

Normalmente, apenas fazer a publicação não é suficiente para que todos seus seguidores vejam. Por isso, é importante divulgar o seu conteúdo. Após fazer um post, comente sobre ele em outras redes sociais e plataformas. Assim, mais pessoas irão atrás do que foi publicado.

 

Use CTA (call to action)

 

CTA é quando você direciona as pessoas para alguma outra rede social que tenha seu conteúdo por meio de links. Fazer isso é importante para que seus seguidores fiquem atentos e interajam em todas as suas postagens. Além disso, você consegue atrair um novo público de uma plataforma para outra.

 

Seja você mesmo

 

Na internet, as pessoas querem ver “gente como a gente”. Logo, o melhor a se fazer é conquistar o público sendo você mesmo, sem ter de inventar um personagem ou agir de uma maneira que não seja a sua natural. Aliás, você não conseguirá sustentar por muito tempo uma personalidade que não é a sua.

 

Planeje-se

 

Por mais que pareça fácil ser um influenciador digital de sucesso, essa carreira requer muito planejamento para que as coisas deem certo. É fundamental anotar os conteúdos que você deseja compartilhar com o público, criar uma estratégia de marketing para fazer as publicações e registrar as ideias que surgem.

 

Conheça como funcionam as plataformas

 

As redes sociais decidem, por meio de algoritmos, quais conteúdos terão mais destaque. Por isso, é importante saber como os algoritmos de cada plataforma funcionam para que seu conteúdo atinja o maior número de pessoas possível.

 

Transforme seu perfil em uma conta comercial

 

Possuir uma conta comercial permite que você acesse diversas métricas, como quantidade de likes, quantas pessoas viram sua publicação, se alguém compartilhou o seu post, entre outras ferramentas. Transformar seu perfil em comercial é importante para ficar atento a esses indicadores de engajamento.

 

Tenha contato com outros influenciadores digitais

 

Nesse mundo da internet é importante ter contatos e amigos que também trabalham no meio. Assim, além de vocês poderem produzir conteúdo juntos e aumentar o engajamento, é possível conseguir mais parcerias e contratação de marcas.

 

Aprenda o básico de marketing

 

A fama de diversas pessoas influentes na internet se dá por ter um bom marketing pessoal, ou seja, saber como vender a sua imagem e o seu produto/serviço. Ter um conhecimento básico nessa área é fundamental para saber as melhores maneiras de se divulgar, melhorar sua imagem e entender como funciona esse mercado.

 

A responsabilidade dos influenciadores como formadores de opinião

 

Quando se fala em trabalhar com a internet, a maioria das pessoas associa isso a coisas positivas, como ficar famoso, ganhar dinheiro e receber muitos presentes e mimos. No entanto, ao se tornar uma figura pública, você precisa se atentar ao que é passado para o público.

 

Ser um digital influencer significa ter o poder de ajudar milhares de pessoas a formarem uma opinião sobre determinado assunto. Logo, é necessário ter cuidado com as suas falas, pois seus comportamentos serão tidos como exemplo para muitas pessoas que te acompanham.

 

Quem está sempre em evidência não precisa deixar de falar sobre assuntos polêmicos ou que são considerados tabus. No entanto, deve ter cuidado com os termos e as visões que passa, pois há a possibilidade de ser mal interpretado e acabar sofrendo com isso.

 

Ultimamente, com os diversos realities shows, é possível perceber como é importante saber se posicionar diante de temas delicados e que podem gerar polêmicas. Utilizar as palavras certas e saber se expressar é importante para não passar a ideia errada e acabar formando opiniões erradas.

 

Ganhar dinheiro como influenciador

 

Como visto acima, é possível ganhar dinheiro sendo um digital influencer. Para isso ocorrer, é necessário ter um bom conteúdo que se diferencie da multidão e, assim, atrair marcas e parcerias.

 

A maneira mais comum dos influenciadores digitais ganharem dinheiro na internet é com os publiposts. Essa prática consiste nas marcas oferecerem um valor para que você promova algum produto ou serviço.

 

Esses posts podem ser avaliando o produto, informando sobre ele ou apenas marcando a empresa e redirecionando as pessoas para o site/loja da marca. Tudo isso pode variar de acordo com as preferências do cliente.

 

Outra forma de conseguir monetizar seu conteúdo é tornando-se um embaixador da marca. Esse modelo de parceria normalmente é mais longo. Algumas vezes, as empresas podem pagar uma quantia e ainda mandar mercadorias de brinde.

 

Uma maneira que também vem sendo utilizada — principalmente no meio do empreendedorismo digital —, é a de criar uma página onde você posta conteúdos exclusivos e vender o acesso aos seguidores que desejam consumir o conteúdo.

 

Atualmente, os influenciadores digitais são vistos como celebridades e, claro, eles aproveitam isso para conseguir alguns lucros. Por saber da admiração de seus seguidores, algumas pessoas estão criando marcas e vendendo produtos de própria autoria.

 

Para saber como aproveitar a popularidade para divulgar e vender produtos digitais, veja o vídeo abaixo com a empreendedora Grazzy Brugner:

 

Além de utilizar técnicas mais comuns, também é possível fazer dinheiro com a venda de cursos sobre as redes sociais, como elas funcionam, como ter sucesso nelas ou então falando sobre algum outro assunto que você domina.

 

Um ótimo curso para isso é o SparkStart, que une aqueles que querem ensinar com os que buscam aprender, transformando ideias em produtos de alto impacto. Dessa maneira, você pode virar um empreendedor e fazer sucesso vendendo seu conteúdo. Tudo isso com o suporte de uma comunidade disposta a ajudar e trocar informações.

 

Para saber mais sobre como tornar seu produto digital rentável, conheça o SparkStart!

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …