E-letter ou Newsletter: qual é a grande diferença?

e-letter
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Não importa a idade, todos nós gostamos de uma boa história. E se a história é bem contada, não há quem se distraia no decorrer da narrativa. Assim, surgiu um novo termo no mercado: a e-letter

No entanto, poucas pessoas conhecem essa nova estratégia para envolver clientes e leads. Por ser algo novo no mercado brasileiro, é comum surgir uma certa confusão entre “e-letter” e a “newsletter”. 

Por isso, resolvemos explicar, neste artigo, a diferença entre ambas. Vamos dar os detalhes sobre o que é uma e-letter, por que utilizá-la e como criá-la. Por isso, acompanhe a leitura até o final!

 

O que é e-letter?

A palavra e-letter é derivada do inglês, consiste na junção de dois termos o ‘e”, correspondente a ”eletronic”, e a palavra “letter”, que significa “carta”.

Esse tipo de e-mail é uma estratégia de marketing que tem o propósito de manter o contato com o lead ou cliente por intermédio de uma linguagem intimista.

Desse modo, o autor do e-mail se aproxima do leitor da forma mais humana possível.

Para alcançar esse objetivo, ela transmite um conteúdo estruturado de forma narrativa, ou seja, esse tipo de e-mail procura estabelecer uma conexão com o destinatário usando histórias envolventes.

As histórias contadas na e-letter costumam abranger o aprendizado adquirido em situações cotidianas, de modo que o leitor sinta uma identificação com o autor do texto. 

Essa estratégia não é muito utilizada no Brasil, porém, aos poucos, as empresas estão adotando uma postura mais humanizada e aproximando-se dos seus leads e clientes.

Por isso, a produção de e-letter é uma oportunidade para se diferenciar no mercado.

 

Qual é a diferença entre e-letter e newsletter?

Os dois termos, e-letter e newsletter, costumam causar confusão, uma vez que a grafia de ambas é parecida e a newsletter é mais popular do que a e-letter. Logo, muitas pessoas podem concluir que a e-letter se trata de uma newsletter, mas não é bem assim. Existem diferenças relevantes entre ambas. 

O termo newsletter também é derivado do inglês e significa “carta de notícias” –“Boletim Informativo”, no Brasil.

O objetivo principal da newsletter é informar, manter o leitor atualizado com relação às novidades de seu interesse e que o levaram a assinar.

Diferente do e-mail marketing, a intenção da newsletter não é a venda e, sim, transmitir um conteúdo sucinto, esclarecedor e atualizado.

Esse modelo de e-mail costuma ter vários formatos, mas o mais conhecido é  um compilado de breves descrições das notícias que levam o leitor a uma página de destino, na qual haverá o conteúdo na íntegra.

Portanto, a estratégia de Marketing da newsletter reside em educar o lead ou o cliente e aumentar o tráfego no site, blog ou algum outro destino. 

copy com chat gpt , herocreator

Por outro lado, a abordagem da e-letter está longe de ser objetiva e sucinta, ela é sobretudo sensível e humana, pois seu objetivo é aproximar-se do lead contando histórias que geram engajamento e identificação.

Na e-letter, busca-se aprimorar o branding da empresa, dispondo de uma linguagem afetiva e acolhedora. 

 

Por que utilizar a e-letter?

A e-letter é uma forma de humanizar a sua marca e envolver o cliente.

Histórias já são utilizadas no Marketing como estratégia de vendas por meio do storytelling. No entanto, a e-letter ainda é novidade na área e visa estabelecer uma estreita relação com o destinatário do e-mail. 

Sendo assim, ao utilizar a e-letter, você ficará à frente dos seus concorrentes, além de atrair novos clientes de forma orgânica e estreitar seu relacionamento com os clientes atuais.

 

Como produzir uma e-letter?

Se você tem interesse em produzir uma e-letter, é interessante conhecer o perfil da sua persona a fundo.

Quando a empresa tem uma persona bem definida, fica mais fácil adotar uma linguagem intimista. 

Depois de definir sua persona, você pode identificar nas suas ações cotidianas formas de estruturar sua narrativa e buscar nessas histórias maneiras de transmitir mensagens, dicas e aprendizados. 

Para impactar seu leitor, você pode usar uma estratégia de storytelling chamada jornada do herói. Essa metodologia é muito comum em roteiros para cinema, livro de ficção e em outras narrativas ao redor do mundo.

Seu objetivo é montar uma estrutura de texto envolvente que retenha a atenção de quem está lendo. Vale a pena investir nessa estrutura!

Por fim, uma plataforma para publicar seu produto e iniciar um processo de automação de marketing é indispensável.

Na HeroSpark, você não precisa recorrer a diversas plataformas e ferramentas para fazer isso. Com apenas uma ferramenta, é possível publicar produtos e enviar e-letter para quantos leads desejar. 

Gostou de conhecer sobre essa forma inovadora de envolver seu lead? Você pode colocar em prática o que acabou de aprender neste momento.

Crie uma conta gratuita na HeroSpark e escreva histórias encantadoras para os seus leads ou clientes!

 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *