Envio de e-mail marketing: saiba como fazer corretamente

Computador com e-mail aberto e notificação de nova mensagem. Foto com o texto: envio de e-mail marketing
Envio de e-mail marketing é uma estratégia que pode fazer a diferença em sua vendas. Veja como fazer de forma automática!
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Você comprou um produto pela Internet e recebeu as comunicações sobre a compra apenas por SMS ou por app de mensagem? Provavelmente elas se perderam entre as conversas, não é? É para isso que existe o envio de e-mail marketing.

Quando uma empresa se comunica com o seu público por e-mail, as estratégias são mais direcionadas. Afinal, a maioria das pessoas olham a sua inbox regularmente.

Neste artigo, você vai entender como funcionam esses envios. Vamos lá?

 

Por que fazer envio de e-mail marketing? 

A estimativa é que, até 2023, haverão 4,3 bilhões de usuários de e-mail no mundo — metade da população mundial. 

Boa parte dessas pessoas olham a sua caixa de entrada ativamente, seja para saber das novidades de uma marca que admira ou para acompanhar uma compra realizada online. 

Por isso, o seu negócio também pode estar sob a atenção desse público e nada melhor do que aparecer na caixa de entrada de forma eficiente e automática, não é mesmo?

As ferramentas de envio de e-mail marketing, no geral, trazem essas facilidades:

  • automação de processos;
  • segmentação e gerenciamento possíveis clientes;
  • acompanhamento dos resultados do e-mail marketing;
  • customização e personalização dos e-mails. 

Em consequência disso, a estratégia de marketing passa mais credibilidade, o relacionamento com os clientes melhora e você ainda pode aumentar o tráfego para o seu site ou redes sociais.

Além disso, é frequente a necessidade de enviar e-mails em datas comemorativas, aniversários, promoções etc. Sobretudo se o seu negócio atende o país todo, é inviável enviar tudo isso manualmente. 

Por isso é recomendável que a ferramenta também faça o disparo automático dos e-mails, isto é, o envio de e-mail marketing automatizado, sem a necessidade de um profissional enviar um a um para cada lead.

Além da eficiência, o disparo possibilita a realização de testes A/B, redução da taxa de rejeição (quantidade de usuários que não recebem o e-mail enviado) e outros.

 

Como fazer disparo de e-mail marketing corretamente?

Uma vez que você “dá o ok” para a ferramenta de e-mail começar a automação, não tem mais volta. O e-mail chegará aos destinatários.

Daí a importância de realizar todas as etapas corretamente antes de chegar nessa fase final do disparo. 

Veja um exemplo de disparo: 

 

Crie um fluxo de automação

Esboce um fluxo, no papel mesmo ou com um app de mapa mental e passe para a ferramenta de e-mail marketing escolhida.

Geralmente, você terá um espaço para nomear a automação e é interessante que o faça para não se confundir com outros fluxos. 

 

Configure o gatilho para começar o disparo

Todo disparo precisa de um gatilho, não é mesmo? É assim com o e-mail marketing também. Esse gatilho pode ser o download de uma isca digital específica, a assinatura de uma newsletter, o aniversário do destinatário, entre outros.

Vale ressaltar que, para fazer essas configurações, você não precisa saber programar, nem nada do tipo. Basta arrastar alguns botões e montar um processo, como uma sequência de eventos.

 

Crie o primeiro e-mail do fluxo

Nesta etapa, você escreve o primeiro e-mail do fluxo — cinco dias depois de o lead entrar na automação, por exemplo. 

É aconselhável que no conteúdo deste primeiro e-mail você agradeça pelo download do material rico, agradeça pela assinatura, enfim, o que melhor se adequar ao gatilho. 

Já se o fluxo é de pós-venda, você pode perguntar se foi tudo bem com a compra e sutilmente oferecer um produto relacionado, como um upgrade do que foi vendido.

Isso também vale para infoprodutos. Então suponha que o lead comprou um e-book seu. Você pode sugerir, no fluxo, a compra de um evento online pago que você realizará em breve.

 

Continue com o segundo e-mail

Depois de aproximadamente sete dias, você pode oferecer outro produto — se o fluxo é de pós-venda.

copy com chat gpt , herocreator

Já se os disparos são de nutrição, por exemplo, você pode enviar conteúdos mais avançados para quem abriu o e-mail anterior ou algum que quebre possíveis objeções, para quem não abriu o primeiro e-mail. 

 

Envie o terceiro e-mail

Aqui você vai basicamente repetir a ação anterior, avançando na venda. O tempo recomendável para esse envio é etorno de 30 dias . 

Siga uma lógica: se as métricas estiverem boas, como as taxas de abertura, você pode oferecer produtos com tickets maiores. 

Do contrário, se o usuário também não respondeu bem ao segundo e-mail, neste terceiro você pode perguntar se ele ainda quer receber os conteúdos na sua caixa de entrada. 

Não tenha medo de eliminar contatos da sua base. Por mais que o número caia, tenha em mente que a qualidade aumenta. Uma base limpa tem maior potencial de venda e menos chances de fazer os e-mails caírem na caixa de spam.

 

Como funciona o envio de e-mail marketing pela HeroSpark?

A ferramenta da HeroSpark hospeda o seu produto digital, cria o seu funil de vendas e ainda faz o envio automático dos e-mails para os seus prospects. 

Ou seja, você não precisa contratar outra ferramenta de e-mail. Basta aproveitar essa funcionalidade — que não tem limite de e-mails, inclusive.  

 

3 passos para enviar e-mails automáticos

 

1. Entre na sua página pessoal da HeroSpark

 

2. Selecione o funil de vendas no qual você fará a campanha de e-mail

 

3. Vá até a seção “Editor de e-mail” e configure as possibilidades de “o e-mail será enviado no momento em que…” e “seu disparo irá acontecer….”

 

 

Ainda ficou com alguma dúvida? Assista ao passo a passo em vídeo:

 

 

Dependendo do seu produto digital, você poderá configurar o envio de e-mail marketing de acordo com a etapa do funil.

Por exemplo, você está vendendo um webinar. Então você pode enviar e-mails para quem visitou a landing page, para quem assinou e ainda não assistiu o webinar, para quem de fato assistiu e assim por diante.

Em muitos casos, o envio de e-mail marketing é a base das vendas de um produto digital. Essa estratégia, especialmente quando feita com disparos automáticos, possibilita alta eficiência e sucesso no faturamento. 

Essa dica interessou a você? Então conheça mais funcionalidades da HeroSpark que podem ajudar com o marketing do seu infoproduto.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *