7 exemplos de e-mail marketing que convertem

imagem de pessoa mexendo no touchpad de notebook. Texto da imagem: exemplos de e-mail marketing
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

O e-mail marketing é um dos canais de marketing digital mais relevantes que existem atualmente. E, se você está buscando ideias para criar e-mails que realmente convertem em vendas, você está no lugar certo! Neste texto você vai saber mais sobre e-mail marketing: exemplos, modelos e dicas.

Existem muitos formatos de e-mail marketing, e eles podem ser usados para diversos fins: ofertar produtos, compartilhar conteúdo, enviar avisos, entre outros.

Cada um deles tem uma função e, para obter bons resultados, é preciso estar atento aos detalhes e se planejar com cuidado.

Então, continue lendo este texto até o fim e anote as dicas para aplicar na estratégia do seu negócio!

A HeroSpark é uma ferramenta que reúne tudo o que você precisa para começar o seu negócio digital. Utilizando modelos prontos e validados de funis de vendas, landing pages e e-mails automatizados.

Inscreva-se gratuitamente!

E-mail marketing exemplo: opções para você se inspirar

Ver exemplos na prática é uma das melhores formas de aprender, não é mesmo? Por isso, trouxemos um material que te explica como fazer um bom e-mail marketing e mais 7 exemplos de e-mail marketing que convertem. Confira!

Etus – urgência e escassez

No e-mail acima, a Etus (plataforma de gerenciamento de redes sociais) traz o censo de urgência e escassez.

Desde o título – ÚLTIMA CHANCE – o e-mail reforça que não há muito tempo para a tomada de decisão acerca da compra do produto, que no caso são os convites VIP para um evento.

Quando a Etus indica que há apenas 18 ingressos disponíveis, ela estimula o leitor a não querer perder algo que soa como exclusivo.

Repare que o e-mail tem algumas características interessantes, que o tornam realmente atrativo para o público-alvo:

  • Título grande e atrativo, indicando “de cara” a oportunidade para gerar interesse no leitor;
  • Muitas cores e o sinal da atenção (!);
  • Diversos links ao longo de todo o texto, o que aumenta a possibilidade do cliente clicar em algum deles antes de fechar o e-mail;
  • Além de usar o gatilho de urgência e escassez, o e-mail ainda destaca todas as vantagens que o leitor terá ao comprar o ingresso.

Amazon Prime

Após se cadastrar no período de teste do Amazon Prime (operada pela Amazon), o cliente recebe um e-mail de boas-vindas. Nele, a Amazon destaca todas as vantagens que estão disponíveis.

Dessa forma, a marca estabelece uma relação mais próxima com o consumidor, mostra a ele o quanto vale a pena comprar o produto e, “de quebra”, tem mais chances de fidelizá-lo, para que ele permaneça após o período de teste.

Repare que a marca destaca o frete grátis nos produtos do marketplace. Além disso, ao final do e-mail, convida o usuário a baixar os apps da marca para aproveitar todos os benefícios.

Com essas duas estratégias, o Amazon Prime tem mais chances de vender na loja e de trazer ainda mais acessos para as suas outras plataformas.

Dobra

A Dobra (marca de carteiras e outros produtos feitos de papel) é muito conhecida pela linguagem divertida e criativa do seu marketing.

O e-mail faz parte de uma das estratégias de marketing digital da marca. Ela usa a ideia de que quem envia o e-mail, na verdade, é o Batman, o pug que é o mascote da marca.

Além disso, todo o texto é jovem, descontraído e criativo. Isso se torna um dos atrativos que contribuem para a conversão. Que tal explorar a criatividade em seus e-mails também?

A Dobra também usa sempre 2 ou mais botões que direcionam para a loja virtual em seus e-mails marketing. Isso também é muito importante para incentivar o clique.

Enjoei

Outra marca que arrasa muito quando o assunto é criatividade é o Enjoei (brechó/marketplace online). Seus e-mails são sempre repletos de cores, gifs e uma redação peculiar, envolvente, atual e divertida.

Nesse caso, trata-se de um e-mail que tem o objetivo de trazer mais vendedores para a plataforma. Para isso, a marca explora a criatividade, por meio do design e de uma redação divertida e inusitada.

Duolingo

Esse e-mail do Duolingo é um exemplo de e-mail marketing de conteúdo. Nele, a empresa fornece algumas dicas para pessoas que fazem parte da base de contatos.

As dicas são sobre ter mais motivação para aprender idiomas, e todas elas estão relacionadas a algum serviço da plataforma.

Ou seja, o e-mail oferece um conteúdo, mas ao mesmo tempo reforça os benefícios do serviço.

Além disso, repare que, no e-mail, há três botões: o primeiro, com o CTA “pratique agora”; o segundo, com o CTA “continue a aprender”; e o terceiro, com o CTA “Escolha um curso e aprenda agora”.

A marca conversa com todos os públicos no e-mail marketing: com aqueles que usam o Duolingo e desejam ter mais motivação; com aqueles que já usaram o duolingo mas, por algum motivo, deixaram de usar; e com aqueles que não usam o App, mas estão na base de contatos da marca.

Lembre-se: o e-mail marketing permite que você converse com todos os seus públicos. E o melhor: de uma maneira mais próxima, quase pessoal!

Picpay

O Picpay (fintech brasileira que funciona como uma carteira digital) lançou o seu cartão de crédito e está investindo pesado em marketing para trazer mais clientes para sua base.

No exemplo acima, a marca utilizou imagens em alta resolução; a imagem da cantora IZA (que é a embaixadora da marca); a imagem do cartão (que é diferenciado, em cor preta) e utilizou os ícones em 3D para ilustrar as funcionalidades do cartão.

É um e-mail que poderia ser apenas em formato de texto, mas o Picpay optou por explorar o layout para torná-lo ainda mais atrativo para o usuário.

Conquer

Esse é mais um exemplo de e-mail com foco em venda. Porém, ele possui um formato diferente.

O assunto do e-mail é “Tenho 6 perguntas para você”.

Logo no início, a Conquer (escola de negócios) apresenta as perguntas enunciadas e, só depois disso, inicia o processo de venda.

Após falar sobre o produto, que é o ConquerPlus, a escola apresenta a oferta de pré-lançamento: 30% de desconto.

Por fim, entrega uma outra oferta que parece ser ainda mais atrativa: 7 dias grátis para usar a plataforma.

Repare que, mais do que falar sobre a novidade, a empresa traz iscas ao longo de todo o e-mail marketing para atrair o cliente. Essa pode ser uma ideia para a venda do seu curso online ou de qualquer outro produto.

Giovanna Casagrande

Um dos exemplos de e-mail marketing de produtores digitais traz uma oferta para um curso, com uma chamada sobre uma tendência e como fazer parte dela. 

A primeira frase do e-mail é um bom exemplo de copywriting, trazendo uma dor da persona relacionada a um problema comum nas redes sociais enfrentado pelas marcas.

Para reforçar sua autoridade, a produtora Giovanna Casagrande posiciona-se como especialista e traz números para aumentar o impacto da mensagem. 

Como forma de prova social, também cita empresas conhecidas no mercado e destaca a sua relevância na área, o que pode fazer a diferença no momento de decisão do lead.

Tal construção é feita de maneira estratégica para estabelecer uma relação de confiança com o lead para, enfim, fazê-lo sentir segurança em fechar negócio e adquirir o curso.

Paulo Macedo

Esse outro modelo de e-mail de produtor digital traz uma série conhecida como pano de fundo para desenvolver uma conversa envolvente com o leitor. 

Ao abordar um assunto delicado relacionado ao marketing digital – a ética na persuasão -, ele prende a atenção do lead, enquanto o conteúdo tenta diferenciá-lo dos demais profissionais.

Diferentemente de outros e-mails, a oferta vem ao final do texto, após a assinatura, em um formato que chamasse a atenção para levar sua base de leads até o final da mensagem.

Com a frase “dica de amigo”, estabelece uma conexão com o leitor e aproxima a relação em uma etapa importante do funil: a decisão.

Modelos prontos de e-mail marketing com a Herospark

Referência é tudo, não é mesmo? Ver exemplos como os citados acima traz inspiração e nos direciona para caminhos mais concretos na hora de produzir conteúdo para marketing digital.

Agora que você já viu alguns exemplos de e-mail marketing, que tal colocar as mãos na massa? Seria bom se você pudesse encontrar modelos prontos e adaptáveis para apenas preencher? Isso facilitaria muito a sua vida, não é?

A boa notícia é que, na Herospark, você tem acesso a modelos prontos de e-mails para diversas funções. Confira alguns exemplos de e-mail marketing:

E-mail marketing com gatilho de oportunidade

Assunto: As oportunidades passam rápido

copy com chat gpt , herocreator

Texto:

Oi,

Passando rápido por aqui só para te dizer que eu te entendo! Você sabe que não é fácil [DOR DO LEAD]. Mas quero te dizer, principalmente que você não precisa mais sofrer e a [TRANSFORMAÇÃO QUE SEU PRODUTO OFERECE] está a apenas alguns cliques de distância.

Por isso, hoje eu só quero te dizer que a oportunidade está na mesa e basta você aproveitá-la para mudar sua vida!

Eu espero, de coração, que você esteja pronto. Pois as vagas que estamos abrindo para essa turma são limitadas. Pois eu realmente quero pessoalmente cuidar do progresso de cada um dos meus alunos. Então, não perca essa oportunidade, :

Estou te esperando!

Abraço,

[NOME DO EMPREENDEDOR]

As estratégias de marketing digital contam com a ajuda de gatilhos mentais para obter bons resultados junto aos consumidores. O e-mail acima, por exemplo, utiliza o gatilho de oportunidade.

Ele destaca uma oportunidade que é, naquele momento, imperdível.

É preciso fazer com que o cliente entenda que aquele é o único momento que ele tem para adquirir aquele curso (ou outro produto) para, assim, solucionar a sua dor.

E-mail de boas-vindas

Título: Como (OBJETIVO) sem (DOR)? Te conto aqui!

Texto:

Olá,

Obrigado por confiar no meu trabalho e adquirir o [NOME DO CURSO/ PRODUTO].

Aqui no [NOME DO CURSO] vamos trabalhar juntos para que você alcance a sua [TRANSFORMAÇÃO]. De qualquer forma, já te dou meus parabéns por você ter dado um passo muito importante na sua jornada.

Em breve, você receberá em seu e-mail instruções para acesso ao [NOME DO PRODUTO/CURSO]. Caso tenha qualquer dificuldade ou problema entre em contato para que possamos resolver.

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para responder a este e-mail.

Um grande abraço,

[ASSINATURA DO EMPREENDEDOR]

O e-mail acima é um modelo que deve ser enviado após o cliente adquirir o curso/produto.

Esse e-mail é muito importante, pois dá as boas-vindas ao novo aluno/cliente, gera aproximação e mostra que ele continuará recebendo um atendimento pós-compra.

Exemplo de último e-mail

Assunto: Despedida. Ou não?

Texto:

Oi,

Estou passando para te dizer tchau ou até logo. Ao longo dos últimos dias venho te mandando alguns e-mails explicando mais de como eu posso te ajudar a alcançar a [TRANSFORMAÇÃO DO SEU PRODUTO].

E talvez não seja o momento para você alcançar o [OBJETIVO DO LEAD] ainda. Caso eu esteja enganado, ainda tem espaço e tempo para sua inscrição. Basta acessa o link a seguir:

Caso de fato não seja o momento, não tem problema. O importante é não desistir nunca Saiba que eu continuarei com outras turmas no futuro e você pode sempre consumir o máximo de conteúdo gratuito que eu vivo postando nas minhas redes sociais.

Siga meu Instagram

Siga meu Facebook

Siga meu Linkedin

Espero que você encontre a motivação para mudar sua vida desde já! Mas se não, espero que seja apenas um até logo!

Abraço,

[NOME DO EMPREENDEDOR]

O e-mail acima é um exemplo de “último e-mail”, para ser usado quando você já tentou contato diversas vezes com o lead, mas não obteve retorno.

Repare que ele destaca que talvez não seja o momento de o cliente alcançar o objetivo. Mesmo sendo uma despedida, o texto faz questão de deixar claro tudo o que o cliente está perdendo ao não fazer a inscrição.

Mesmo sendo um adeus ou até logo, ele divulga as redes sociais da marca, para tentar trazer o lead para elas. Essa também é uma forma de evitar ser esquecido pelo lead que, em outro momento, pode decidir comprar o seu produto.

Como usar um modelos de e-mail marketing na HeroSpark?

Referência é tudo, não é mesmo? Ver exemplos como os citados acima traz inspiração e nos direciona para caminhos mais concretos na hora de produzir conteúdo para marketing digital.

Agora que você já viu alguns exemplos de e-mail marketing, que tal colocar as mãos na massa? Seria bom se você pudesse encontrar modelos prontos e adaptáveis para apenas preencher? Isso facilitaria muito a sua vida, não é?

A boa notícia é que, na Herospark, você tem acesso a modelos prontos de e-mails para diversas funções. Saiba como usar um modelo da plataforma:

1. Após o login, selecione a opção “Funis”, no menu lateral à esquerda, e clique em “Começar meu funil agora!”.

Agora, escolha o objetivo do seu funil. Cada objetivo terá uma quantidade específica de peças de acordo com a estratégia, além dos e-mails. Aqui, você deve escolher de acordo com o objetivo do seu e-mail. O exemplo abaixo é de “Isca gratuita e oferta”.

3. Escolha o modelo a ser usado clicando no lápis do lado direito. Você verá um e-mail já com as variáveis relevantes para o seu conteúdo, com campos para inserir, quando o e-mail deve ser enviado e qual será o gatilho.

4. Antes de finalizar, ainda é possível enviar um e-mail teste para verificar como ficou o resultado final.

Na HeroSpark você encontra tudo o que precisa para criar um negócio digital lucrativo em um só lugar. Encontre exemplos de e-mail marketing e automatize campanhas, hospede seu curso online, crie landing pages e muito mais em uma única ferramenta!

Perguntas frequentes

Quais os tipos de e-mail marketing que existem?

Existem e-mail de newsletter, promocional (independente de desconto, pode servir para divulgar um conteúdo gratuito, por exemplo), sazonal (datas especiais como o Natal), boas-vindas (após a conversão em lead), clientes inativos (a depender da estratégia) e e-commerce (precisa estar bastante alinhado com os interesses do lead).

Como fazer um e-mail criativo?

É essencial conhecer a sua persona para saber como deixá-la interessada no que você tem a dizer. A partir disso, estude o assunto do e-mail para impactar o seu lead já na caixa de entrada. É o primeiro passo para aumentar a taxa de abertura.

Em seguida, explore a sua criatividade no corpo do texto com campos personalizados.
E para tornar os e-mails ainda mais criativos e personalizados, é importante contar com uma ferramenta de automação de marketing que contenha os recursos necessários.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *