Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


7 exemplos de e-mail marketing que convertem

imagem de pessoa mexendo no touchpad de notebook. Texto da imagem: exemplos de e-mail marketing

O e-mail marketing é um dos canais de marketing digital mais relevantes que existem atualmente. E, se você está buscando ideias para criar e-mails que realmente convertem em vendas, você está no lugar certo! Neste texto você vai saber mais sobre e-mail marketing: exemplos, modelos e dicas.

Existem muitos formatos de e-mail marketing, e eles podem ser usados para diversos fins: ofertar produtos, compartilhar conteúdo, enviar avisos, entre outros.

Cada um deles tem uma função e, para obter bons resultados, é preciso estar atento aos detalhes e se planejar com cuidado.

Então, continue lendo este texto até o fim e anote as dicas para aplicar na estratégia do seu negócio!

 

E-mail marketing exemplo: opções para você se inspirar

Ver exemplos na prática é uma das melhores formas de aprender, não é mesmo? Por isso, trouxemos um material que te explica como fazer um bom e-mail marketing e mais 7 exemplos de e-mail marketing que convertem. Confira!

 

 

Etus – urgência e escassez

No e-mail acima, a Etus (plataforma de gerenciamento de redes sociais) traz o censo de urgência e escassez.

Desde o título – ÚLTIMA CHANCE – o e-mail reforça que não há muito tempo para a tomada de decisão acerca da compra do produto, que no caso são os convites VIP para um evento.

Quando a Etus indica que há apenas 18 ingressos disponíveis, ela estimula o leitor a não querer perder algo que soa como exclusivo.

Repare que o e-mail tem algumas características interessantes, que o tornam realmente atrativo para o público-alvo:

  • Título grande e atrativo, indicando “de cara” a oportunidade para gerar interesse no leitor;
  • Muitas cores e o sinal da atenção (!);
  • Diversos links ao longo de todo o texto, o que aumenta a possibilidade do cliente clicar em algum deles antes de fechar o e-mail;
  • Além de usar o gatilho de urgência e escassez, o e-mail ainda destaca todas as vantagens que o leitor terá ao comprar o ingresso.

 

Amazon Prime

 

Após se cadastrar no período de teste do Amazon Prime (operada pela Amazon), o cliente recebe um e-mail de boas-vindas. Nele, a Amazon destaca todas as vantagens que estão disponíveis.

Dessa forma, a marca estabelece uma relação mais próxima com o consumidor, mostra a ele o quanto vale a pena comprar o produto e, “de quebra”, tem mais chances de fidelizá-lo, para que ele permaneça após o período de teste.

Repare que a marca destaca o frete grátis nos produtos do marketplace. Além disso, ao final do e-mail, convida o usuário a baixar os apps da marca para aproveitar todos os benefícios.

Com essas duas estratégias, o Amazon Prime tem mais chances de vender na loja e de trazer ainda mais acessos para as suas outras plataformas.

 

 

Dobra

 

A Dobra (marca de carteiras e outros produtos feitos de papel) é muito conhecida pela linguagem divertida e criativa do seu marketing.

O e-mail faz parte de uma das estratégias de marketing digital da marca. Ela usa a ideia de que quem envia o e-mail, na verdade, é o Batman, o pug que é o mascote da marca.

Além disso, todo o texto é jovem, descontraído e criativo. Isso se torna um dos atrativos que contribuem para a conversão. Que tal explorar a criatividade em seus e-mails também?

A Dobra também usa sempre 2 ou mais botões que direcionam para a loja virtual em seus e-mails marketing. Isso também é muito importante para incentivar o clique.

 

Enjoei

Outra marca que arrasa muito quando o assunto é criatividade é o Enjoei (brechó/marketplace online). Seus e-mails são sempre repletos de cores, gifs e uma redação peculiar, envolvente, atual e divertida.

Nesse caso, trata-se de um e-mail que tem o objetivo de trazer mais vendedores para a plataforma. Para isso, a marca explora a criatividade, por meio do design e de uma redação divertida e inusitada.

 

Duolingo

Esse e-mail do Duolingo é um exemplo de e-mail marketing de conteúdo. Nele, a empresa fornece algumas dicas para pessoas que fazem parte da base de contatos.

As dicas são sobre ter mais motivação para aprender idiomas, e todas elas estão relacionadas a algum serviço da plataforma.

Ou seja, o e-mail oferece um conteúdo, mas ao mesmo tempo reforça os benefícios do serviço.

Além disso, repare que, no e-mail, há três botões: o primeiro, com o CTA “pratique agora”; o segundo, com o CTA “continue a aprender”; e o terceiro, com o CTA “Escolha um curso e aprenda agora”.

A marca conversa com todos os públicos no e-mail marketing: com aqueles que usam o Duolingo e desejam ter mais motivação; com aqueles que já usaram o duolingo mas, por algum motivo, deixaram de usar; e com aqueles que não usam o App, mas estão na base de contatos da marca.

Lembre-se: o e-mail marketing permite que você converse com todos os seus públicos. E o melhor: de uma maneira mais próxima, quase pessoal!

 

Picpay

 

O Picpay (fintech brasileira que funciona como uma carteira digital) lançou o seu cartão de crédito e está investindo pesado em marketing para trazer mais clientes para sua base.

No exemplo acima, a marca utilizou imagens em alta resolução; a imagem da cantora IZA (que é a embaixadora da marca); a imagem do cartão (que é diferenciado, em cor preta) e utilizou os ícones em 3D para ilustrar as funcionalidades do cartão.

É um e-mail que poderia ser apenas em formato de texto, mas o Picpay optou por explorar o layout para torná-lo ainda mais atrativo para o usuário.

 

Conquer

 

Esse é mais um exemplo de e-mail com foco em venda. Porém, ele possui um formato diferente.

O assunto do e-mail é “Tenho 6 perguntas para você”.

67 headlines para páginas de vendas

Logo no início, a Conquer (escola de negócios) apresenta as perguntas enunciadas e, só depois disso, inicia o processo de venda.

Após falar sobre o produto, que é o ConquerPlus, a escola apresenta a oferta de pré-lançamento: 30% de desconto.

Por fim, entrega uma outra oferta que parece ser ainda mais atrativa: 7 dias grátis para usar a plataforma.

Repare que, mais do que falar sobre a novidade, a empresa traz iscas ao longo de todo o e-mail marketing para atrair o cliente. Essa pode ser uma ideia para a venda do seu curso online ou de qualquer outro produto.

 

Modelos prontos de e-mail marketing com a Herospark

Referência é tudo, não é mesmo? Ver exemplos como os citados acima traz inspiração e nos direciona para caminhos mais concretos na hora de produzir conteúdo para marketing digital.

Agora que você já viu alguns exemplos de e-mail marketing, que tal colocar as mãos na massa? Seria bom se você pudesse encontrar modelos prontos e adaptáveis para apenas preencher? Isso facilitaria muito a sua vida, não é?

A boa notícia é que, na Herospark, você tem acesso a modelos prontos de e-mails para diversas funções. Confira alguns exemplos de e-mail marketing:

 

E-mail marketing com gatilho de oportunidade

Assunto: As oportunidades passam rápido

Texto:

Oi,

Passando rápido por aqui só para te dizer que eu te entendo! Você sabe que não é fácil [DOR DO LEAD]. Mas quero te dizer, principalmente que você não precisa mais sofrer e a [TRANSFORMAÇÃO QUE SEU PRODUTO OFERECE] está a apenas alguns cliques de distância.

Por isso, hoje eu só quero te dizer que a oportunidade está na mesa e basta você aproveitá-la para mudar sua vida!

Eu espero, de coração, que você esteja pronto. Pois as vagas que estamos abrindo para essa turma são limitadas. Pois eu realmente quero pessoalmente cuidar do progresso de cada um dos meus alunos. Então, não perca essa oportunidade, :

Estou te esperando!

Abraço,

[NOME DO EMPREENDEDOR]

 

As estratégias de marketing digital contam com a ajuda de gatilhos mentais para obter bons resultados junto aos consumidores. O e-mail acima, por exemplo, utiliza o gatilho de oportunidade.

Ele destaca uma oportunidade que é, naquele momento, imperdível.

É preciso fazer com que o cliente entenda que aquele é o único momento que ele tem para adquirir aquele curso (ou outro produto) para, assim, solucionar a sua dor.

 

E-mail de boas-vindas

Título: Como (OBJETIVO) sem (DOR)? Te conto aqui!

Texto:

Olá,

Obrigado por confiar no meu trabalho e adquirir o [NOME DO CURSO/ PRODUTO].

Aqui no [NOME DO CURSO] vamos trabalhar juntos para que você alcance a sua [TRANSFORMAÇÃO]. De qualquer forma, já te dou meus parabéns por você ter dado um passo muito importante na sua jornada.

Em breve, você receberá em seu e-mail instruções para acesso ao [NOME DO PRODUTO/CURSO]. Caso tenha qualquer dificuldade ou problema entre em contato para que possamos resolver.

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para responder a este e-mail.

Um grande abraço,

[ASSINATURA DO EMPREENDEDOR]

 

O e-mail acima é um modelo que deve ser enviado após o cliente adquirir o curso/produto.

Esse e-mail é muito importante, pois dá as boas-vindas ao novo aluno/cliente, gera aproximação e mostra que ele continuará recebendo um atendimento pós-compra.

 

Exemplo de último e-mail

Assunto: Despedida. Ou não?

Texto:

 

Oi,

Estou passando para te dizer tchau ou até logo. Ao longo dos últimos dias venho te mandando alguns e-mails explicando mais de como eu posso te ajudar a alcançar a [TRANSFORMAÇÃO DO SEU PRODUTO].

E talvez não seja o momento para você alcançar o [OBJETIVO DO LEAD] ainda. Caso eu esteja enganado, ainda tem espaço e tempo para sua inscrição. Basta acessa o link a seguir:

Caso de fato não seja o momento, não tem problema. O importante é não desistir nunca Saiba que eu continuarei com outras turmas no futuro e você pode sempre consumir o máximo de conteúdo gratuito que eu vivo postando nas minhas redes sociais.

Siga meu Instagram

Siga meu Facebook

Siga meu Linkedin

Espero que você encontre a motivação para mudar sua vida desde já! Mas se não, espero que seja apenas um até logo!

Abraço,

[NOME DO EMPREENDEDOR]

O e-mail acima é um exemplo de “último e-mail”, para ser usado quando você já tentou contato diversas vezes com o lead, mas não obteve retorno.

Repare que ele destaca que talvez não seja o momento de o cliente alcançar o objetivo. Mesmo sendo uma despedida, o texto faz questão de deixar claro tudo o que o cliente está perdendo ao não fazer a inscrição.

Mesmo sendo um adeus ou até logo, ele divulga as redes sociais da marca, para tentar trazer o lead para elas. Essa também é uma forma de evitar ser esquecido pelo lead que, em outro momento, pode decidir comprar o seu produto.

Na HeroSpark você encontra tudo o que precisa para criar um negócio digital lucrativo em um só lugar. Encontre exemplos de e-mail marketing e automatize campanhas, hospede seu curso online, crie landing pages e muito mais em uma única ferramenta!

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …