Quando o assunto é marketing digital, o empreendedor está constantemente buscando conectar-se com um dos pilares do seu negócio (e o principal): seus clientes. 

Mas, antes de estreitar os laços e melhorar essa relação, é importante chegar até a caixa de e-mail dos leads através de um formulário para captação de leads. Afinal, toda estratégia de venda online envolve um formulário. 

Portanto, sua capacidade para captar leads é inegável e, se feito de maneira otimizada, rende bons frutos. 

Quer saber mais sobre como criar um formulário de alta conversão? Então continue a leitura deste conteúdo!

O que é um formulário para captação de leads?

O formulário para captação de leads é uma das partes mais importantes de uma landing page, uma vez que é o responsável pela conversão destes usuários em leads

Assim, pode-se dizer que essa é uma estratégia usada com bastante frequência para distribuir materiais ricos, como e-books, por exemplo. 

Para entender melhor, lembre-se de alguma vez em que você baixou um conteúdo rico na internet. Em algum momento, você informou seus dados para que aquele material pudesse chegar até a sua caixa de e-mail, correto? 

Então, essa é uma relação de benefício mútuo, em que acontece a troca entre as informações do lead e o conteúdo disponibilizado. 

Nesse sentido, para haver uma relação de confiança, é essencial que o material disponibilizado entregue o que se propõe no título. 

Ou seja, não basta oferecer um material extenso: é necessário que ele responda a uma dor da sua persona para fazer sentido dentro da sua estratégia e trazer os resultados esperados. 

 

Informações do formulário

Em uma dessas experiências de baixar conteúdos ricos na internet, você já se deparou com a solicitação de algum dado sensível, como CPF, por exemplo? 

Isso gera estranheza, e não é por acaso. Apenas nome, sobrenome e e-mail são suficientes para transformar o usuário em um lead e incluir o contato na sua base. 

No entanto, alguns formulários de captação de leads podem pedir outras informações estratégicas para a empresa, como tamanho da organização, sua função, entre outros. 

Quanto maior o detalhamento de informações, mais ricas são as trocas com os usuários, na medida do que é necessário e pode ser compartilhado, é claro. 

 

 

Para que serve esse tipo de formulário?

O objetivo de um formulário para captar contatos é conseguir transformar a conversa em conversão, por meio de uma jornada de conteúdos pelo funil de venda. Assim, você pode deixar o seu lead pronto para a etapa de compra. 

Ou seja, com acesso à caixa de e-mail da sua audiência, é possível tornar esse relacionamento duradouro e impactar seu lead no momento certo. 

Além disso, existem outras vantagens, como:

 

Conhecer o seu público 

O seu conteúdo só é eficiente se impactar as pessoas certas. Sem conhecer a sua audiência, não importa o investimento: é como dar um tiro no escuro. Portanto, use o formulário para captação de leads para ampliar seu conhecimento sobre a sua persona.

Imagem ofertando o e-book gratuito de funis americanos

Cada uma delas estará em diferentes momentos da jornada, com diferentes gatilhos no funil de vendas. Por isso, o formulário é uma ferramenta poderosa para entender cada jornada e qual o conteúdo ideal para cada momento.

 

Criar uma base de leads

É claro que quantidade não é qualidade. Entretanto, os formulários permitem que trabalhemos os dois. 

É um recurso indispensável para quem deseja ter uma base qualificada e que possa ser fidelizada. Afinal, nada melhor do que um cliente que compra mais de uma vez, certo? 

Por isso, considere o recurso para ampliar seu leque de oportunidades e o seu alcance. A vantagem de ter uma base fiel é poder oferecer diferentes soluções com base no seu momento de compra, com a confiança de um negócio já conhecido. 

 

Aumentar a conversão

A estratégia é eficiente para aumentar a conversão. Inclusive, uma pesquisa realizada mostra que um formulário de captação de leads pode chegar a uma taxa de conversão de até 11%. Se bem otimizado, pode alcançar resultados ainda melhores. 

Assim, você conduz o lead pela jornada com os conteúdos certos, oferecendo a sua solução no momento ideal para transformá-lo em cliente. 

Com dados mais detalhados, é possível identificar rapidamente qual é o seu momento na jornada e abordá-lo com o conteúdo ou produto mais assertivo. 

 

5 dicas para criar um formulário de captação de leads de alta conversão

1. Invista no design 

O visual é o primeiro impacto que recebemos ao entrar em uma página de captura, certo? Portanto, comece com um layout de acordo com a sua identidade visual. 

Além disso, utilize recursos para destacar as informações do formulário rapidamente e chamar a atenção do usuário para o bloco de perguntas e CTA

 

2. Tenha uma CTA atraente

Além do visual, a chamada para a ação deve ser instigante para o leitor, a ponto dele ficar interessado em trocar seus dados pelo conteúdo que você está disponibilizando. 

Sim, o botão faz toda a diferença para alcançar bons resultados. Portanto, dedique algum tempo para elaborar uma chamada persuasiva. 

 

3. Deixe claro que não se trata de spam

Dados pessoais são ouro na era digital. Portanto, é importante esclarecer ao usuário que você não utilizará seu contato para outros fins ou compartilhar spam. 

O que pode parecer simples, na verdade é um aspecto importante para estabelecer uma relação de confiança entre você e o seu lead.

 

4. Peça apenas as informações essenciais 

Dados genéricos como nome, sobrenome e e-mail são suficientes para você inserir aquela pessoa na sua base de leads. 

Entretanto, pode ser que surja a necessidade de informações mais específicas. Neste momento, cuidado para solicitar apenas o que for pertinente para o compartilhamento do seu conteúdo. 

 

5. Enfatize o benefício da troca

Não é apenas ele que está compartilhando seus dados: você está compartilhando conhecimento. Nesse sentido, chame atenção para o benefício que o lead terá ao baixar o seu conteúdo, e como o material poderá tirar suas dúvidas e contribuir com a sua jornada de aprendizado. 

Agora que você já sabe a importância de ter um formulário de captação de leads, conheça a HeroSpark, uma plataforma gratuita para você criar o seu e aumentar a sua base de leads com modelos pré-prontos e personalizáveis!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.