Se você está começando o seu negócio no digital, dando os primeiros passos nas vendas do seu infoproduto, já deve ter ouvido alguém falando sobre a “land page” e os super poderes dessa ferramenta no marketing digital, não é verdade?

Afinal, atrair pessoas é fundamental dentro de uma estratégia de vendas. Mas só trazer visitantes e não convertê-los em leads e em clientes não vai escalar os seus negócios. E é aí que essa ferramenta pode ajudar a transformar o potencial do seu infoproduto em realidade de sucesso.

Mas como utilizar uma “land page”? Quanto essa ferramenta pode custar? Essas são dúvidas reais e, por isso, preparamos esse guia definitivo com tudo que você precisa saber para disparar suas conversões utilizando landing pages.

 

Land page ou landing page: qual é o correto?

A pronúncia da palavra “landing” gera uma pequena confusão. Isso porque muitas pessoas que ainda não estão familiarizadas com termos ingleses recorrentes no marketing digital pronunciam e buscam equivocadamente o termo como “land page”.

Mesmo a palavra “land” existindo no inglês e estar relacionada, saiba que a palavra correta é “landing”. O  sufixo “ing” dá o sentido de ação, que é exatamente o esperado de alguém que acessa uma landing page.

Mas não se preocupe, se você quer ficar por dentro dos termos mais utilizados no empreendedorismo digital, é só conferir nosso glossário essencial do marketing digital.

 

Landing page: tradução

A tradução literal do termo “landing page” é página de aterrissagem, mas o seu uso no marketing digital está muito mais identificado como sendo uma página destino

Assim, uma página destino é o ambiente onde você deseja que o seu visitante chegue, pois todos os elementos presentes nessa página são voltados para levá-lo a uma ação.

Essa ação vai tornar o visitante um lead ou, caso a página tenha como finalidade a conclusão de venda, o lead é convertido em cliente. Isso faz com que as landing pages também sejam conhecidas como páginas de conversão

 

Afinal, o que é uma landing page?

Como já dissemos no tópico anterior, landing pages são páginas voltadas para conversão, seja de visitantes em leads ou de leads em clientes. O grande foco de uma landing page é convencer uma persona a dar o próximo passo no funil de vendas.

As ações que uma landing page buscam guiar podem ser variadas, como, por exemplo:

  1. Baixar um e-book;
  2. Assinar uma newsletter;
  3. Fazer download de um infográfico;
  4. Acessar um webinar;
  5. Realizar uma compra.

Independente de qual seja a oferta, a linguagem utilizada em uma landing page deve ser sempre persuasiva, já que você deve convencer o cliente a prosseguir com a ação esperada.

O conteúdo persuasivo de uma página como essa deve envolver gatilhos mentais e ofertas relevantes a quem o seu negócio busca atrair. O encantamento através da oferta de conteúdo de valor é um dos melhores caminhos para converter leads em clientes.

Utilizando landing pages em sua estratégia de marketing digital, você também consegue segmentar suas ofertas de forma mais efetiva para diferentes estágios da jornada de compras. 

Além disso, a segmentação atrelada à atração orgânica permite reduzir o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) do seu negócio.

Já que essa estratégia permite uma segmentação da sua base de contatos, é possível que você crie várias landing pages para visitantes e leads em diferentes etapas do funil de vendas

 

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

Tipos de landing page

No marketing digital, uma venda de sucesso não é um acontecimento isolado, mas sim um caminho que passa por diversas fases. Sendo assim, existe uma landing page perfeita para cada etapa da jornada de vendas.

Os principais tipos de landing pages são:

  1. Página de Captura
  2. Página de Vendas
  3. Thank You Page

 

Página de Captura

Como o nome já indica, uma landing page do tipo página de captura tem como objetivo conseguir dados, tanto para o aumento de base de contatos como para a segmentação.

Assim, o foco principal é transformar visitantes em leads através do preenchimento de um formulário.

Esse formulário permitirá que você consiga encaminhar os leads de maneira mais eficaz para as próximas etapas do funil, já que ele vai lhe fornecer os dados que podem ser utilizados na segmentação.

Mas, lembre-se: ninguém vai lhe fornecer dados se você não fizer uma oferta relevante. Ter um ótimo conteúdo de valor aumenta suas chances de conseguir conduzir o visitante para a próxima etapa.

 

Página de Vendas

Nesse tipo de landing page, o objetivo é converter os leads em clientes. A oferta disponível em uma página de vendas deve ser pensada para a realização da compra.

Essa página deve ressaltar os benefícios do produto ou serviço oferecido e suprir todas as dúvidas que esse cliente em potencial possa ter. Tudo deve ser planejado para mostrar ao lead o quanto aquele produto é necessário.

Todos os recursos utilizados em landing pages voltadas para vendas são para que os leads cheguem até o checkout.  

 

Thank you page

Uma thank you page, também conhecida como página de agradecimento, pode parecer uma simples mensagem de agradecimento pela ação realizada em um determinado estágio do funil. Mas a verdade é que essa página “extra” é uma ótima oportunidade para conduzir um lead ou cliente para uma próxima ação.

As páginas de agradecimento podem ajudar a direcionar os leads para suas redes sociais ou até mesmo a realizarem o download de um material rico, como e-book e infográfico. 

 

Quanto custa uma landing page

Agora que você já sabe que o termo correto não é “land page”, mas sim “landing page”, e já descobriu a importância dessa página para a sua estratégia de marketing e vendas, deve estar com muita curiosidade para saber o preço para a construção de uma, não é verdade?

Nesse sentido, saiba que ele varia muito. Dependendo do desenvolvedor contratado, a criação de uma página pode girar entre  R$497,00 a R$7.900. 

A vantagem é a total personalização da página. Mas, além de não ser nada barato, não é um serviço rápido e você terá que continuar pagando por suporte e manutenção da página.

No entanto, saiba que hoje é totalmente possível criar landing pages grátis, com templates de alta conversão, sem precisar se preocupar com elementos complexos de design ou programação. Assim, você pode planejar os diferentes estágios do seu funil e estabelecer ações para cada um deles.

A HeroSpark oferece uma plataforma intuitiva para criar landing pages sem complicações, permitindo que você acelere suas conversões ainda hoje e sem estourar o seu orçamento. Por isso, conheça essa ferramenta para disparar os seus negócios!

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.