Você também acha que, de uma forma geral, o ser humano é muito curioso? Mas você sabia que a curiosidade é uma emoção que nos move diariamente?
A prova disso é que diversas coisas no mundo foram descobertas e criadas através da curiosidade, como é o caso da cola super bonder, do picolé e do palito de fósforo. Sim, diversos elementos são despertados através de gatilhos mentais!
É por isso que, neste post, você descobrirá o que é o gatilho mental da curiosidade e exemplos de copy incríveis para aplicar no seu negócio. Confira!
Crie copies incríveis utilizando o gatilho mental da curiosidade com o Guia Definitivo do Chat GPT que criamos! Baixe e receba acesso a plataforma HeroSpark: use modelos prontos e validados de funis de vendas, landing pages e e-mails..
É gratuito, inscreva-se!
O que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são estímulos emocionais recebidos de forma externa pelo seu cérebro. Eles são capazes de motivar uma pessoa a tomar uma decisão, que, inicialmente, é inconsciente, mas depois passa a ser consciente.
Pode até parecer mentira, mas segundo o portal Inc., cerca de 97% das decisões tomadas por uma pessoa diariamente se baseiam no seu inconsciente.
Talvez você tenha se perguntado o que isso significa, não é mesmo? Isso quer dizer que a maior parte das decisões tomadas por você são baseadas em fatores emocionais, comportamentais e, até mesmo, ilógicos.
O que é o gatilho mental da curiosidade?
O gatilho mental da curiosidade se desperta em vários momentos, até mesmo nos mais sutis, como quando você conversa e fica interessado em saber o final de uma história.
Portanto, o gatilho mental da curiosidade pode despertar nas pessoas uma sensação de necessidade em saber detalhes ou de descobrir “como, quando, de que forma” algo pode ajudá-las em uma demanda que elas tenham.
Convém mencionar que a curiosidade é uma emoção bastante intrínseca ao ser humano. Inclusive, ela é uma das que mais se evidencia na hora da tomada de decisão.
Como aplicar o gatilho da curiosidade no seu negócio?
O gatilho mental da curiosidade pode ser usado de diversas formas no seu negócio. Normalmente, ele está atrelado a conteúdos polêmicos, pois esses despertam interesse imediato no usuário.
Exemplo disso são aqueles títulos que dizem:
- Faça X e a sua vida vai mudar para sempre;
- Ela mudou de vida com apenas R$ 500 e hoje fatura X mil por mês;
- Quer conquistar sucesso nas suas vendas? Saiba agora como!
Esses e outros títulos fazem parte de uma estratégia que contém links, propagandas, imagens ilustrativas ou até mesmo depoimentos de quem já fez e deu certo.
Portanto, uma boa estratégia para ativar o gatilho da curiosidade no seu negócio é usar títulos atrativos. Não precisa ser polêmico, mas que seja instigante e curioso.
Alguns exemplos de palavras que atiçam a curiosidade são:
- Conheça;
- Descubra agora;
- Esse segredo;
- Ninguém te contou;
- Novidade e outras.
Essas e outras palavras, quando usadas da forma adequada, possuem o poder de atrair e despertar a curiosidade do cliente. Isso, consequentemente, aumenta as chances do seu negócio ser visto e de as pessoas se interessarem por ele.
3 Exemplos de gatilho mental da curiosidade para se inspirar
1. “3 verdades difíceis de engolir”
Um ótimo exemplo de gatilho mental da curiosidade é esse carrossel no Instagram da HeroSpark. Perceba que, de primeira, a imagem já contém uma frase chamativa: “3 verdades difíceis de engolir sobre empreendedorismo”. Isso, por si só, já desperta o interesse do usuário, concorda?
Você nem sabia que precisava saber dessas verdades, mas a mensagem possui o intuito de despertar a sua curiosidade. Consequentemente, você vai adquirir informações que ainda não conhecia.
Além disso, esse post da Hero no Instagram traz importantes palavras-chave, como: “verdades”, “lições”, “recompensa”, “não tem preço” e “mais rico”. Todas elas compõem a estratégia de despertar o gatilho mental da curiosidade no usuário por meio da escrita.
2. “Descubra qual funil de vendas”
Esse é um outro exemplo super relevante para você aplicar o gatilho mental da curiosidade no seu negócio. É interessante perceber que, ao ler a palavra “Descubra”, você já fica curioso para saber do que se trata o post, não é mesmo?
Essa palavra vem sempre acompanhada de algo mais, como: descubra o que, descubra qual, descubra isso… Geralmente, com a intenção de que o leitor fique interessado em clicar ou abrir o post para entender do que se trata o assunto.
Neste post da Hero, a primeira imagem do carrossel contém a seguinte frase: “Descubra qual funil de vendas te levará ao 6 em 7 em 2022 e crie de graça na HeroSpark”.
Provavelmente, ao ler essa frase, você vai querer saber como alcançar um faturamento alto com as suas vendas, correto? Portanto, o gatilho da curiosidade conseguiu atrair você e seu interesse pelo assunto.
Esse exemplo pode ser perfeitamente usado no seu negócio adaptando para o seu nicho e seu tipo de cliente.
3. “Conheça a jornada do cliente”
Esse é um exemplo perfeito de gatilho mental da curiosidade, porque ele chama o usuário para conhecer um assunto que é do interesse dele, mas que ele talvez ainda não soubesse.
Nesse caso, a HeroSpark convoca o usuário através da curiosidade: “Conheça a jornada dos seus clientes e veja suas vendas decolarem”.
Pode ser que o usuário nem soubesse que existia uma jornada do cliente, mas, por meio dessa novidade, é possível que exista um interesse maior no assunto.
Percebeu como é possível, por meio do gatilho mental da curiosidade, despertar o interesse do seu cliente? O ato de ficar curioso surge em decorrência da brecha entre o que já sabemos e o que desejamos saber.
Glossário de marketing digital GRÁTIS
Todos os conceitos que você precisa dominar para ganhar dinheiro na internet em 2022. Confira clicando no botão abaixo.