Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Guest Post: para que serve, quando e como usar

Guest Post

Guest post é todo post de blog escrito por um convidado, por alguém diferente do dono do blog. De acordo com a extensa pesquisa feita pela OptionMonster, empresa de software de geração de leads, 62,96% dos leitores consideram blogs com vários autores mais confiáveis.

 

A SEMrush, companhia de software para Search of Engine Optimization (SEO), é um exemplo de portal que aceita vários guest posts. Claro que as solicitações passam por uma análise criteriosa, mas, quando aprovadas, contribuem para um conteúdo rico e diversificado no site.

 

Você tem feito algo a respeito? Todo meio de aumentar a confiança do seu conteúdo é válido. O guest post ajuda o dono do blog a ter um conteúdo a mais para publicar e, do outro lado, o autor do post passa a ser conhecido por uma nova audiência. 

 

Mas os benefícios do guest post não acabam por aí. Leia o texto para entender melhor esta prática e como utilizá-la.

Para que servem os guest posts

Entre as razões consideráveis que existem para escrever um guest post, aposto que várias vão se encaixar no perfil do seu negócio digital. Inclusive, se a publicação de artigos de convidados não fosse eficaz, não encontraríamos essa modalidade de conteúdo entre o material disponível nos sites de empresas como Rock Content e a própria SEMrush.

Desenvolver autoridade no nicho

Já se imaginou marcando presença em mais de um veículo de comunicação falando do seu produto ou serviço? Ao conquistar esses espaços que não são de sua autoria, você cria uma autoridade relevante perante clientes e concorrentes.

 

Para isso, você deve escrever de modo a impressionar, educar e estabelecer convicção no seu trabalho.

Receber links e melhorar o SEO

O autor convidado, ao colocar um link para o seu perfil no início ou no fim do guest post, receberá visitas e isso dará um boost no posicionamento orgânico. Quanto mais links receber, mais prioridade terá, para o Google, quanto à pesquisa de palavras-chaves relacionadas ao negócio.

 

Diversificar pautas e melhorar a experiência do leitor

Dependendo do quão específico é o seu nicho, existe a chance do seu conteúdo ‘entediar’ os leitores. Além disso, a agência digital Quora Creative verificou, após uma ampla busca em referências confiáveis, que apenas 25% dos blogs não terceirizam seu conteúdo 

 

Se seu blog é sobre e-commerce e você produz conteúdo regularmente, há anos, exclusivamente sobre lojas virtuais, postar uma vez ou outra um guest post de assunto diferente (mas relacionado), não fará mal algum. Exemplo: marketing digital, vendas, atendimento ao cliente, empreendedorismo etc.

 

Gerar networking

Um dos critérios necessários para criar um guest post é acompanhar o conteúdo do portal ao qual você planeja escrever. 

 

É necessário, entre outros pontos, o entendimento sobre o público-alvo do produtor de conteúdo que publicará o seu texto e essa jornada é capaz de criar vínculo, estreitar laços entre os profissionais. Quanto mais parceiros um negócio possui, mais forte ele é.

Quando planejar seu guest post

Responda às seguintes perguntas:

 

  • Você precisa criar autoridade no mercado?
  • Como se encontra a quantidade de links externos para o seu site? Dentro ou fora do esperado?
  • De que forma seus leitores estão avaliando seu conteúdo? Estão satisfeitos?
  • Quantos parceiros reais você tem no seu negócio digital?

 

Perceba que essas perguntas são apenas as vantagens do guest posting adaptadas para um tipo de autodiagnóstico. Basta ter respondido ‘sim’ a qualquer um dos questionamentos: você já pode pensar em fazer o post de convidado assim que possível.

 

Além disso, fique atento quando uma marca menciona você nas redes, indica a sua solução ou simplesmente anuncia que está buscando guest bloggers. São também ótimas oportunidades para você checar quem mais fez guest post para a marca e como a publicação se saiu — se ganhou engajamento e tráfego como os textos originais.

SparkFunnels

Dicas para o seu guest post gerar resultados

Tomar o espaço de outro produtor de conteúdo é benéfico, mas também tem como condições maturidade e compromisso do guest blogger. É importante seguir algumas regras e, principalmente, acompanhar os feedbacks da publicação.

Se adapte à linha editorial do blog para o qual vai escrever

Retomando o exemplo hipotético do início do texto, o de um blog de e-commerce que receberá um guest post sobre marketing digital, que diferenças podem surgir? A faixa etária dos públicos é idêntica? E a ocupação profissional?

 

Provavelmente não, mas não é motivo para desistir da ideia. Nesses dois segmentos, há muitas pautas em comum, como a utilização de softwares de automação em lojas virtuais, copywriting… basta fazer adequações na linguagem e, assim, ambos os públicos captam a mensagem.

 

Seja cauteloso para não transformar o guest post em propaganda

É normal se sentir tentado a falar do seu negócio no guest post, ainda mais quando você é iniciante. Mas é preciso moderação, então sempre se coloque no lugar do autor original do site. Você gostaria que seu convidado enchesse sua página de links ou passasse menos informação relevante e mais conteúdo pessoal, da própria marca?

 

Divulgue sua solução como guest blogger, mas procure deixá-lo com uma ‘cara agradável’, sem ar de propaganda, sendo uma referência, apenas. Tenha em mente: não é sobre você. É sobre seu site, seus leitores e como criar confiança em sua marca, utilizando uma parceria como recurso.

 

Esteja atento aos feedbacks do guest post

Seu guest post recebeu comentários? Ótimo sinal! Responda todos eles, seja agradecendo, seja tirando uma dúvida. Também tente rastreá-lo nas redes sociais e, novamente, interaja com os leitores na seção dos comentários.

 

Compartilhe seu próprio guest post, promova-o com compartilhamentos e links  ao longo do ano — todo tráfego orgânico leva meses para mostrar resultados. 

 

Por fim, mantenha o conteúdo perene, ou seja, se houve alguma mudança de dado quantitativo (estatística, regulamentação…), entre em contato com o editor e solicite a atualização do texto publicado.

 

Assim, ter consciência do melhor momento para fazer um guest post pode trazer repercussões únicas ao seu negócio digital

 

Essa dica sobre guest post trouxe algum insight para você? Então compartilhe e ajude os colegas!

Mais artigos para você

OBS Studio: como usar no seu negócio digital

De acordo com dados divulgados pela SEMRush, há 70% mais de chance das pessoas lembrarem da sua empresa depois de …

Como criar canal no Youtube

A maior plataforma de vídeos do mundo tem mais de 15 anos de existência. Aprender a criar um canal no …

Como fazer um plano de aula

Assim como a estratégia está por trás de todo negócio bem estruturado, o plano de aula é um dos fatores …

Storytelling: o que é e como usar?

Quem está à frente de um negócio, seja grande ou pequeno, sabe da luta contínua e diária para engajar o …

Backlinks: como e por que utilizar no seu site?

Backlinks são, simplesmente, links inseridos em uma página que podem levam o leitor a outra. Você pode usar tanto links …

Como criar um blog

Engajar o público é uma tarefa difícil, mas que rende ótimos frutos. Saber como criar um blog para a sua …