Instagram Shopping: o que é e como usar? [GUIA]

instagram shopping
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

É inegável o poder de vendas do Instagram! O que começou como uma simples rede social de fotos, hoje é uma grande plataforma para aumentar o faturamento! E podemos ver isso com o recurso do Instagram Shopping.

A partir dele, os empreendedores conseguem promover seus produtos a partir de uma foto, em que os seus seguidores podem ter fácil acesso às principais informações do item.

Por isso, neste post, você conhecerá tudo o que precisa para começar a usar o Instagram Shopping e aumentar suas chances de vendas pela rede! Boa leitura!

Acelerador Digital, é o passo a passo para estruturar o seu projeto e começar a vender. Inscreva-se e comprove na prática!

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é um recurso que permite que você marque em uma publicação os produtos que aparecem em uma imagem ou vídeo.

Ele funciona de forma parecida com o recurso de marcar pessoas, no qual você pode clicar na pessoa da foto e adicionar o perfil dela. No caso do Instagram Shopping, o processo é bem parecido, a diferença é que você estará marcando um produto.

Dessa maneira, quando o seu público clica nessa marcação, ele é levado até uma página dentro da rede social onde pode conferir mais informações sobre o produto e até ir para o site realizar a compra dele.

Como funciona o Instagram Shopping? 

Como falado anteriormente, o Instagram Shopping funciona de forma parecida com a marcação de pessoas nas fotos. Porém, saiba que é possível usar o recurso em outros locais da rede social.

Isso significa que, além do feed, você também pode usar o recurso nos seus stories e criar posts que promovam seu produto durante 24 horas.

Além dele, também é possível que seus produtos apareçam na aba da Loja do Instagram, onde eles alcançam novos perfis.

E outro uso bem interessante do Instagram Shopping é que é possível criar filtros de realidade aumentada. Dessa forma, seu público pode provar virtualmente seus produtos e interagir com eles, o que os permite ter uma experiência positiva com a sua marca.

Por fim, você também pode criar lembretes com os recursos do Instagram Shopping para avisar seus seguidores sobre o lançamento de novos produtos. Assim, você gera mais expectativa no público.

Como ativar o Instagram Shopping? 

Para conseguir utilizar todos os recursos do Instagram Shopping, é preciso ativar essa funcionalidade. E, para isso acontecer, você precisará seguir os 5 passos listados abaixo.

1. Confira se você é qualificado

Para acessar o Instagram Shopping, é necessário que o seu negócio cumpra alguns requisitos básicos, sendo eles:

copy com chat gpt , herocreator
  • Estar localizado nos países elegíveis;
  • Possuir conta comercial ou de criador de conteúdo;
  • Ter um produto elegível para o programa;
  • Seguir as políticas comerciais e o acordo de vendedor da rede social;
  • Ter domínio do site no qual você pretende realizar as vendas.

Ao cumprir com esses requisitos, você pode seguir tranquilamente para a ativação do Instagram Shopping.

2. Vincule seu perfil do Instagram com uma página do Facebook

Para fazer esse processo, você só precisa entrar no seu perfil do Instagram e selecionar a opção para editar o perfil.

Feito isso, basta ir em “Informações comerciais públicas” e depois em “Páginas” para escolher a página do Facebook para se conectar. 

3. Adicione seus produtos

Como terceiro passo você deve carregar seu catálogo de produtos para o Instagram. Atualmente, existem duas formas de fazer isso:

  1. Gerenciador de catálogos do Facebook;
  2. Integração em plataformas de e-commerce.

Se você escolher a primeira opção, pode acessar o recurso no Gerenciador de Negócios do Facebook e, assim, conseguir adicionar seus produtos no catálogo.

Na segunda opção, você pode realizar uma configuração junto à plataforma de e-commerce que utiliza. Assim, todos os seus produtos podem ser cadastrados de forma automática no catálogo do Instagram Shopping.

4. Realize a análise da conta

Com os produtos cadastrados no Instagram, você já poderá realizar as etapas para enviar sua conta para a análise da rede social. Para isso, você precisa:

  1. Acessar as configurações da sua conta;
  2. Se cadastrar no recurso “Compras”;
  3. Realizar as etapas para enviar sua conta para ser analisada.

Ao fazer isso, basta ir verificando na aba “Compras” como está a sua solicitação. A resposta para ela aparecerá nessa parte, mas pode levar alguns dias até ser enviada.

5. Ative o modo “Compras”

Com a análise aprovada, você pode seguir para o último passo, que é ativar o recurso “Compras”. Para isso, basta acessar a área de “Compras”, nas configurações, onde você verá o catálogo de produtos cadastrado anteriormente.

Assim, basta selecioná-lo para associar o catálogo ao seu perfil e, então, começar a usar o recurso do Instagram Shopping nas suas publicações!

Por que vale a pena usar essa ferramenta? 

Até aqui você já aprendeu muito sobre o Instagram Shopping e até já sabe ativar a função na sua conta, certo? Mas será que vale a pena usar esse recurso?

Bom, a resposta mais rápida é sim, vale muito a pena usar o Instagram Shopping. Mas, separamos abaixo alguns pontos positivos do recurso para te animar:

  • Tem chances de gerar mais tráfego para o seu site;
  • Seu alcance de perfis pode ser maior, já que aparecerá na lojinha;
  • Vai facilitar para o seu cliente encontrar informações sobre os seus produtos;
  • Oferece mais oportunidades de interagir com o público e gerar engajamento;
  • Você consegue transformar seu perfil em uma vitrine que atrai o público.

E para alcançar ainda mais resultados com o Instagram Shopping, você pode aliar esse recurso com sua estratégia de mídia de paga nessa rede. Que tal?

Para isso, pode ser interessante baixar gratuitamente o nosso Guia Completo Para Anunciar no Instagram e Facebook e, assim, conhecer todos os segredos envolvidos na criação de anúncios!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *