O que fazer antes do lançamento de um novo produto?

homem olhando para um mural repleto de papeis para fazer o planejamento antes do lançamento de um produto

Antes do lançamento de um novo produto, é necessário traçar um planejamento estratégico para garantir o sucesso da sua oferta. Dessa forma, cada detalhe da divulgação é projetado previamente seguindo etapas ajustadas  ao seu público-alvo. 

Mas você sabe exatamente o que fazer antes de lançar? Neste artigo, vamos mostrar todos os passos essenciais para ter sucesso nas vendas.

8 Passos para seguir antes do lançamento de um novo produto 

O sucesso de um infoproduto começa muito antes da sua oferta ser apresentada aos consumidores. Uma estratégia de lançamento bem planejada prepara seus leads para a conversão final.

Pensando nisso, destacamos 8 passos essenciais antes do lançamento de um novo produto

 

1. Estude o mercado

Fazer uma pesquisa de mercado é o primeiro passo de um planejamento estratégico de sucesso. Assim, é possível ter uma visão do segmento e reunir informações que vão alinhar o seu lançamento às necessidades do mercado.

Nesta etapa você identifica o seu público em potencial e traça metas e objetivos assertivos. Fazer isso antes do lançamento de um novo produto para otimiza os seus investimentos.

Um elemento importante para esse estudo é a análise de concorrência (ou benchmarking), onde você pode observar estratégias de negócios do mesmo segmento e irão disputar a atenção do público com você.

Ao final desse estudo, você precisa saber detalhes sobre o seu mercado. Por exemplo:

  • As principais necessidades do público;
  • O grau de demanda e oferta no mercado;
  • Qual a estratégia de conteúdo dos outros negócios do segmento, etc. 

 

2. Conheça seu público-alvo

Após analisar o mercado, o próximo passo antes do lançamento de um novo produto é saber mais sobre seu cliente em potencial. 

Isso é importante para criar um produto que atende às demandas, e para investir nas melhores formas de promover. 

Entre as informações importantes para descobrir, podemos citar:

  • Hábitos de compra;
  • Consumo de conteúdo;
  • Poder de compra;
  • Faixa etária;
  • Ocupação, etc. 

 

3. Defina sua persona

Com as informações do público-alvo, é possível refinar ainda mais esse perfil por meio da criação de uma persona. Ela é um perfil semifictício que representa o seu cliente ideal.

Os estudos demográficos, que incluem dados como estado civil e região onde mora, são essenciais antes do lançamento de um novo produto. 

Com essa persona definida, você pode ter ainda mais clareza para enxergar as oportunidades e até mesmo escalar sua esteira de produtos digitais.

 

 

4. Escolha o formato do seu produto digital

O mercado digital oferece diversas oportunidades para infoprodutores, inclusive diferentes formatos de produtos que podem ser vendidos por meio de plataformas digitais. 

Os tipos de produtos digitais mais vendidos são: 

  • Curso online;
  • Programa de mentoria;
  • Podcast;
  • Clube de assinaturas;
  • Planilhas.

Para saber qual é o melhor, atente-se às informações da sua pesquisa de mercado e análise de público-alvo. 

 

5. Estabeleça os KPIs

Quando se está construindo um planejamento estratégico, um dos principais elementos para análise dos resultados são os KPIs, os indicadores-chave de performance. 

Eles ajudam a mensurar os resultados das campanhas e a gerar insights para aprimorá-los antes do lançamento de um novo produto

Entre os KPIs mais utilizados para análises de resultados, podemos citar:

Banner glossário marketing digital
  • Número de vendas pré-estabelecidas;
  • Mercado alcançado;
  • Porcentagem de sucesso dos clientes;
  • Lucro por vendas, etc. 

Você terá alguns dados só depois de lançar, como % de sucesso de clientes, mas é importante começar a pensar sobre eles antes de ter o produto no mercado. 

 

6. Crie um cronograma de lançamento

Com estudos realizados e métricas definidas, a próxima etapa antes do lançamento de um novo produto é a construção de um cronograma.

Dentro de uma estratégia de pré-lançamento, é importante ter objetivos traçados e um fluxo de tarefas a serem realizadas para que tudo ocorra dentro do que é esperado.

Entre os pontos que devem estar presentes nesse coronograma, podemos destacar:

  • Ações para prospecção;
  • Campanhas de divulgação;
  • Produção de conteúdo para o lançamento; 
  • Parcerias;
  • Dia de lançamento;
  • Como será o suporte enquanto tiver carrinho aberto. 

Criar um cronograma também ajuda a visualizar exatamente a jornada dos seus potenciais clientes. É importante criar expectativa e informar com certa antecedência sobre o lançamento. 

 

7. Planeje o conteúdo de divulgação

Para aquecer esses leads, o ideal é montar um calendário de conteúdo antes do lançamento de um novo produto. São esses conteúdos que vão preparar seus leads para a compra.

Eles devem seguir a lógica do funil de vendas, desde a abordagem mais ampla e informativa do topo do até a chamada para compra de um conteúdo da parte baixa do funil de vendas. 

Além disso, é muito importante contar com recursos como uma landing page que ofereça um conteúdo rico, como e-book ou acesso a um webinar de lançamento exclusivo.

Esse tipo de página tem elementos completamente voltados para conversão e possibilitam a captura de informações essenciais para a segmentação dos leads.

Com uma base de contatos segmentada, você vai conseguir direcionar melhor o fluxo de nutrição por meio do e-mail marketing.

 

8. Escolha uma plataforma para hospedar e vender seu produto

Por último, mas talvez um dos passos mais importantes antes do lançamento de um novo produto, é necessário escolher a plataforma que vai hospedar o seu produto digital.

É preciso ter muita atenção ao realizar essa escolha, isso porque uma plataforma insegura pode facilitar a pirataria do seu produto digital e frustrar seu plano de vendas.

Além disso, é preciso que essa ferramenta conte com recursos de venda e divulgação integrados, para facilitar a análise de resultados e o controle das transações.

Entre as opções de plataformas digitais disponíveis no mercado, a HeroSpark se destaca por ser uma opção tudo em um e 100% gratuita. 

Isso significa que ela conta com recursos que auxiliam desde a criação de um produto do zero até a venda. 

Com a HeroSpark você tem acesso a ferramentas para impulsionar a sua estratégia de vendas, como:

  • Criação de funil de vendas;
  • Ferramenta de construção de landing pages;
  • Página de vendas com hospedagem gratuita;
  • Área de pagamento e checkout exclusivo integrado a plataforma.

Além disso, você tem automação de e-mail marketing ilimitado e gratuito, para levar seus conteúdos ainda mais longe.

Você está esperando o quê? Cadastre-se grátis agora e dispare rumo ao sucesso com a HeroSpark!

Perguntas frequentes sobre lançamento de produtos digitais

Qual o melhor dia para fazer um lançamento?

Para descobrir o melhor dia da semana ou até mesmo a época do mês ideal para o seu lançamento é necessário conhecer o seu público-alvo, pois dessa forma você pode entender seus hábitos de compra.

Mas de acordo com uma pesquisa de mercado realizada pela RTB House, os dias úteis, especialmente terças e quintas-feiras são os dias que apresentam grandes fluxos de conversão.

Antes do lançamento de um novo produto, também é importante lembrar que, boa parte dos consumidores recebem salário no começo do mês, até o dia 10. 

 

Como apresentar um produto novo ao cliente

Apresentar um novo produto pode parecer um desafio, mas sabendo do dinamismo do mercado digital o melhor caminho é criar um fluxo de conteúdos para engajar sua audiência.

Uma ótima estratégia é gerar gatilhos de expectativa e exclusividade por meio de uma landing page, assim seus leads podem se inscrever e receber a oferta de maneira exclusiva por e-mail.

Outro forma de apresentar sua oferta antes do lançamento de um novo produto é criando uma contagem regressiva nas redes sociais e no dia marcado lançar seu infoproduto em um webinar

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.