herospark comece grátis agora

É importante esclarecer que qualquer tipo de negócio digital precisa mensurar os seus indicadores de desempenho para identificar se os resultados esperados estão sendo obtidos. Isso ajuda na sua sustentabilidade perante o mercado. Diante disso, você sabe o que é KPI?

 

Ele representa um conjunto de indicadores-chave de performance que podem ajudar você a monitorar o desempenho das suas ações de marketing digital, bem como das vendas dos seus infoprodutos. Essa ferramenta de gestão é uma ótima opção para o empreendedor digital que deseja crescer e obter sucesso no mercado.

 

Quer saber mais sobre o que é KPI e como escolher o melhor indicador para o seu negócio digital? Então, continue a leitura deste texto e confira todas as informações que separamos para você. Vamos lá!

 

O que é KPI?

 

O KPI (Key Performance Indicator) é um Indicador-Chave de Performance, ou seja, é uma ferramenta de gestão que pode ser utilizada para mensurar e analisar os principais indicadores de um negócio digital.

 

Dessa forma, é possível identificar quais são as ações, os projetos ou as iniciativas que estão dando certo e quais precisam de ajustes para obter os resultados esperados. Portanto, ele é uma ferramenta muito boa para o monitoramento das suas estratégias.

 

Para que o KPI seja efetivo é necessário que ele seja mensurável, objetivo e verificável. Assim como a equipe responsável por ele deve ser comprometida e alinhada com os objetivos organizacionais.

 

Mas, afinal, existe diferença entre o KPI e a métrica? Infelizmente, algumas pessoas confundem estes dois termos. Diante disso, é muito importante que você entenda que eles têm funções diferentes dentro do contexto do seu negócio.

 

Já que o primeiro representa um conjunto de indicadores-chave que podem ajudar um negócio a atingir os resultados esperados. E o segundo, pode ser considerado um indicador específico que pode ser mensurado. Se essa métrica for muito importante para o seu empreendimento digital, ela pode se tornar um KPI.

 

Portanto, tanto o KPI quanto a métrica são essenciais para que você consiga mensurar o desempenho do seu negócio online, em especial das ações de marketing e de vendas.

 

Quando você consegue obter os resultados dessas ações, fica mais fácil tomar decisões mais assertivas. Isso porque, pode existir a necessidade de fazer ajustes para que o seu produto digital obtenha sucesso no mercado.

 

Diante da importância deste tema, não perca tempo! Continue a leitura e saiba mais sobre o KPI. Dessa forma, você poderá utilizar essa ferramenta da melhor forma possível no seu dia a dia.

 

Quais são os tipos de KPI?

 

Os Indicadores-Chave de Performance podem ser classificados em primários, secundários e práticos. Cada um deles tem as suas características e a sua função dentro do contexto organizacional. Os KPIs primários são aqueles que estão ligados diretamente aos objetivos estratégicos do negócio.

 

Considerando as ações de marketing e de vendas, podemos apresentar alguns exemplos deste tipo de KPI, como:

 

  • Custo de aquisição por lead;
  • Taxa de conversão;
  • Receita total;
  • Receita por compra.

Já os KPIs secundários reforçam os resultados obtidos nos primários, ou seja, eles representam uma justificativa para os valores encontrados. Neste caso, podemos destacar, por exemplo:

 

  • Custo por lead em cada estágio do funil;
  • Assinantes da newsletter ou do blog;
  • Custo por visitante.

 

Ademais, os KPIs práticos são criados para detalhar mais os resultados do secundário, já que eles são mais minuciosos. Diante disso, alguns exemplos são:

 

  • Pageviews (quantidade de páginas visualizadas);
  • Bounce rate (taxa de rejeição);
  • Palavras-chave mais pesquisadas;
  • Conteúdos mais visitados;
  • Interações sociais.

 

Lembre-se de que todos os tipos de Indicadores-Chave de Performance são interligados, pois eles ajudam a explicar os resultados uns dos outros. Por isso, é necessário avaliar cada um deles para que você consiga obter os resultados corretos sobre as suas campanhas de marketing digital e de vendas, bem como do negócio.

 

Aproveite e veja como conseguir bons resultados com uma sequência de e-mails:

 

 

Como escolher o melhor KPI para o seu negócio digital?

 

Você precisa saber escolher qual é o melhor KPI para monitorar o seu negócio digital, bem como as suas ações de marketing e de venda. Ou seja, é necessário que os indicadores estejam coerentes com os resultados esperados.

 

Portanto, o primeiro passo para escolher um Indicador-Chave de Performance é que ele precisa estar relacionado com um objetivo estratégico, já que ele avalia o seu desempenho. Dessa forma, você consegue obter resultados mais coerentes com a realidade.

 

Ademais, o KPI precisa ter disponibilidade para ser mensurado, ou seja, é necessário que você consiga coletar os dados para verificar o desempenho do indicador. Caso contrário, não adianta escolhê-lo.

 

Ele também precisa ser relevante para o seu negócio. Isso porque, o KPI escolhido deve ser importante para a avaliação da sua performance. Dessa forma, é possível analisar cada objetivo de maneira correta.

 

Diante disso, lembre-se de que indicadores de vaidade devem ser evitados, pois eles não mostram resultados relevantes, apenas deixam o ego das pessoas mais inflado. Por fim, o KPI precisa permitir sua mensuração periódica.

 

Assim, você consegue obter dados constantemente para tomar decisões mais assertivas. Além disso, é possível aplicar ações de melhoria com um tempo menor de resposta. Isso resulta na agilidade dos processos internos.

 

Resumindo, KPI é um conjunto de indicadores que pode ajudar você a acompanhar o desempenho das suas campanhas de marketing digital, bem como das vendas dos seus infoprodutos.

Se você gostou deste texto, que tal conferir outros conteúdos similares? Então, nos siga no Instagram, no Facebook e no LinkedIn para ficar por dentro de todas as novidades sobre o mundo do empreendedorismo digital e dos cursos online.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *