Lista de e-mails: o que é e como criar uma do zero [ATUALIZADO]

lista de emails
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta valiosa para uma estratégia de divulgação eficiente. Entretanto, não é possível aproveitar o máximo desse recurso sem uma lista de e-mails saudável, nutrida com leads em potencial para tornarem-se clientes. 

E se você atua no mercado B2B, é ainda mais urgente ter uma boa lista, qualificada com as pessoas certas para te conectar com as oportunidades de negócio. 

Mas, afinal, como conseguir uma lista de e-mails considerada boa?

Neste artigo, veja como organizar uma captação de leads e quais recursos utilizar para atraí-los de forma mais assertiva e impactá-las com sucesso! Boa leitura!

O que é uma lista de e-mails?

A lista de e-mails é uma ferramenta que capta uma série de dados do lead, seja com o objetivo de começar um relacionamento ou, ainda, aproximar-se do usuário. 

Isso quer dizer que o seu objetivo é captar leads e organizá-los, de forma a tornar a sua comunicação com eles mais fácil. 

É por essa base de e-mails que você pode nutrir seus leads com conteúdos de acordo com a etapa da sua jornada de compras, por exemplo. Essa também é uma forma de estar mais próximo e instigar o interesse pela sua marca.

 

Como conseguir uma lista de e-mails?

Pense duas vezes antes de investir em listas prontas! Além de ser uma prática ilegal, os contatos presentes nela não necessariamente são pessoas interessadas no seu produto.

Portanto, evite comprar uma lista de e-mails e comece por uma página de captura atraente, com:

    • Linguagem persuasiva: invista em copywriting para levar o usuário a fazer a ação que você deseja, como baixar um conteúdo rico, por exemplo;
    • Entrega valiosa: é preciso que o usuário sinta-se recompensado por compartilhar seus dados. E a melhor forma de fazer isso é entregar um bom conteúdo para ele, que responda suas dúvidas sobre determinado assunto;
  • Ferramentas de compartilhamento: a divulgação orgânica é uma ótima forma de atrair mais contatos para a sua lista. Afinal, ao deixar visível o compartilhamento pelo WhatsApp, por exemplo, fica mais fácil de um usuário interessado compartilhar seu conteúdo com amigos e familiares.

Você pode atrair seus futuros leads pelas mais variadas origens, como:

  • Redes sociais;
  • Blog posts;
  • Tráfego do site (em um campo específico para deixar o e-mail);
  • Parcerias com blogs.

 

Como criar uma lista de e-mails do zero?

1. Defina seu objetivo

Antes de começar, uma lista de e-mail precisa ter um objetivo definido. Afinal, apesar de a venda do seu produto ser o principal foco, cada lista pode variar de acordo com a sua abordagem. 

Nesse sentido, seu objetivo é apresentar um lançamento, atrair novos clientes ou estreitar laços com quem já comprou o seu produto? Defina antes de começar a sua lista.

 

2. Defina os dados que você deseja capturar

Saiba quais informações são relevantes para a sua estratégia.

Você vai mandar alguma informação por SMS ou WhatsApp? Nesse caso, lembre-se de solicitar o número de telefone. 

Também existem informações pertinentes para uma lista segmentada no futuro. Dados como localização e atuação profissional, por exemplo, são importantes para entender o perfil da sua persona. 

E é possível ir mais além, como perguntando por onde o lead foi impactado e analisando em quais mídias sociais ele está mais presente.

 

3. Selecione as melhores ofertas para a sua lista de e-mails

A captação de leads tem o mesmo funcionamento, ela não muda: ofereça algo gratuito em troca das informações de contato de um visitante. A variável desse processo é esse “algo gratuito”.

Cada perfil de negócio, cada setor, cada cliente possui afinidade por determinados tipos de produtos digitais. Mais à frente, neste artigo, você verá alguns exemplos. Apenas saiba que essas ofertas vão muito além das chamadas iscas digitais.

 

4. Crie e promova uma landing page

A landing page é o espaço desenvolvido somente para a conversão, ou seja, para fazer com que o visitante não queira exercer outra ação a não ser a de baixar seu material e entregar o e-mail dele para que você acrescente na sua lista.

Assim, existem uma série de dicas para gerar essa “atmosfera conversora” que você tanto precisa para que seu visitante passe a ser lead, como botões de chamada para ação contrastantes e que flutuem, formulário objetivo, navegação do tipo âncora, gatilhos de prova social, etc.

copy com chat gpt , herocreator

 

5. Analise seus insights 

Com uma página montada a partir de um produto adequado à sua persona e com o infoproduto apropriado para a solução que você vende, só restará acompanhar os resultados. O esperado é que sua lista de e-mails cresça e/ou suas métricas melhorem, como maiores taxas de clique e menos descadastramentos. 

Ter essa etapa de análise é o maior diferencial do e-mail marketing comparado ao marketing off-line. Analise cada passo que você deu nessa jornada de captação de leads e isso torna mais fácil a detecção dos possíveis erros envolvidos.

 

O que fazer para gerar leads e criar uma lista de e-mails?

Crie conteúdo gratuito

Os meios mais disseminados de gerar leads são conteúdos supostamente úteis, como as já citadas pesquisas, mas também checklists, infográficos, dentre outros.

Por haver diversos formatos à sua disposição, dá para criar bastante material diferente e relevante para a sua audiência. 

Aproveite datas comemorativas, momentos do funil de vendas e novidades na sua empresa mesmo (como seleções, entrevistas e parcerias) para transformá-los em iscas digitais.

 

Desenvolva minicursos

Muita gente ainda tem pouca simpatia com materiais escritos. De fato, uma aprendizagem que combina inputs visuais e textos é mais confortável para o cérebro do que apenas as páginas escritas. 

Dessa forma, criar vídeos curtos sobre determinado assunto e reuni-los como se fossem um curso online pode ser uma forma bastante inteligente de gerar contatos. 

Para englobar os visitantes mais inclinados à leitura, basta disponibilizar a transcrição em texto do que é falado no vídeo, assim todos ficam satisfeitos com o seu formato de conteúdo.

 

Tenha uma newsletter

A newsletter é como a assinatura de uma revista: aquele conteúdo e relacionamento regular, que você já espera chegar e quando não chega você sente a diferença. É interessante imaginar um lead sentindo falta de uma empresa, certo? É o que um conteúdo relevante pode fazer pelo seu negócio.

Se você não tem tanto conteúdo novo para compartilhar em um boletim de e-mails, você pode separar em torno de três postagens de blog ou algum outro material já feito durante a semana para que os que não conferiram ainda possam visualizá-los.

 

Faça sorteios e promoções

Além de conteúdo, as pessoas também adoram economizar. Sortear um brinde não faz mal e, além de gerar envolvimento, pode fazer com que seu visitante compartilhe a promoção com os amigos. 

Inclusive, em vez de colher nomes ou comentários para o sorteio, basta que você solicite os e-mails do seu público em alguma página sua.

E-book gratuito: 77 exemplos de títulos matadores para e-mail marketing

Exemplos para você copiar, adaptar ou se inspirar para criar títulos irresistíveis para seus e-mails!

Baixar agora

 

Encoraje seus leitores a encaminharem seus e-mails

Ao final de um e-mail bem escrito e cheio de conteúdo, ou na entrega de um material elaborado, faça um convite para que o lead encaminhe o que você preparou. 

Além de um simples pedido, você pode também gerar concursos e competições relacionadas a esses compartilhamentos, como muitas pessoas fazem com o “seguidor do mês” nas redes sociais.

 

[BÔNUS] Como criar uma lista de e-mail rápido?

É possível tornar esse processo mais rápido e assertivo graças à automação do funil de vendas da HeroSpark. A ferramenta permite criar um fluxo automatizado, com gatilhos definidos para cada etapa do funil, de acordo com o comportamento do lead. 

Assim, você pode criar funis de vendas a partir de modelos pré-prontos, com diversas finalidades e para os mais variados nichos de mercado. 

Com mais facilidade no processo, você foca na estratégia para nutrir a sua lista de e-mails, enquanto a plataforma cuida do operacional para você.

Portanto, conheça a HeroSpark e todos os recursos de uma plataforma tudo em um gratuita, com as ferramentas que você precisa para manter a sua lista de e-mails aquecida e ter mais oportunidades de vendas!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *