Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


E-mail marketing: saiba como reaquecer sua lista fria!

Lista e-mail marketing_HeroSpark

Utilizar a lista de e-mail marketing para se manter próximo aos leads nada mais é do que uma prática de marketing direto digitalizada.  Essa prática já existe desde os anos 1970, porém se tornou mais proeminente na década de 1990 devido ao crescimento da internet.

 

Sua empresa não está se saindo muito bem nesse quesito? Então, veja como reaquecer lista fria de e-mail!

O que é e-mail marketing?

 

O e-mail marketing pensa na criação de mensagens personalizadas e relevantes para o destinatário usando um vocabulário mais humanizado e direto com a intenção de cultivar um relacionamento com o cliente. Com o surgimento de novas tecnologias e estratégias ligadas a marketing digital, e-mails podem ser mandados de maneira eficiente, atingindo o público certo e de maneira desejada.

 

Embora tenha melhorado a comunicação digital, o envio de e-mail ainda era eficiente. Isso porque, anteriormente, não era focado a quem seria mandado ou como seria apresentado o conteúdo. Como não tinha um padrão específico, abriu espaço para o surgimento do spam.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Um dos primeiros motivos para usar essa ferramenta é sobre o alcance que tem. Aproximadamente 4 bilhões de pessoas usam e-mails diariamente. Mesmo que as redes sociais tenham ganhado mais popularidade nos últimos anos, o e-mail ainda é relevante pela sua natureza mais formal e corporativa.

 

Muitos de nós deixa a caixa de e-mails aberta esperando verificar mensagens importantes, enquanto não há a mesma urgência na leitura de posts no Facebook, por exemplo. Sempre que fazemos um cadastro na internet, utilizamos nosso endereço de e-mail para registro. O que significa que, embora alguns acessem uma rede social ou outra, certamente todo mundo terá um e-mail. E, se a pessoa assinou o conteúdo de sua empresa, é porque ela se identifica e certamente irá abrir a mensagem.

 

Vantagens:

Uma vantagem relacionada ao e-mail marketing é que ele é uma maneira de aproximar o cliente e criar um relacionamento bastante pessoal. O objetivo é fazer a sua marca ser uma memória afetiva e humanizada para quem está buscando seu produto, mantendo uma comunicação de valor com o consumidor. Por exemplo, as mensagens servem para:

 

  • construir e nutrir o relacionamento com os clientes;
  • apresentar ofertas e serviços;
  • oferecer personalizações de acordo com o perfil do consumidor;
  • checar em que parte da jornada o consumidor se encontra.

 

Depois do uso do produto, um e-mail pode ser enviado contendo uma pesquisa de satisfação, dicas de como usar o produto ou simplesmente perguntando se há alguma dúvida sobre o item. É importante manter o canal de comunicação com o consumidor para garantir futuras interações e formação de leads.

 

Tipos comuns de e-mail marketing

 

Há muitos tipos de e-mail marketing que podem ser usados para para a lista fria de contatos, como: newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos úteis, etc. Cada um feito para ser utilizado em determinada situação. A seguir, conheça um pouco das mais comuns:

 

Newsletter

 

Newsletter é uma maneira bem simples e leve de transmitir notícias e informações. É um periódico diário, semanal ou mensal voltado a um tema com o intuito de chamar o usuário para buscar mais conteúdo. Por exemplo, um resumo de tudo o que rolou no mês ou um spoiler do que virá no futuro.

 

E-mail promocional

 

Um e-mail promocional serve, como o nome já diz, para promover uma oferta de serviços ou produtos. É uma maneira bem direta de convencer um possível consumidor a recorrer ao conteúdo de sua empresa. Essa é uma ótima ferramenta para mandar mensagens personalizadas para as pessoas certas e no tempo certo.

 

Reaquecer lista fria de e-mail é essencial para a comunicação | Foto: Freepik

 

E-mail de boas-vindas

 

Um e-mail de boas-vindas é usado para chamar seus clientes, fornecer informações relevantes e ajudá-los a avançar para a última etapa da jornada do consumidor.

 

E-mail transacional

 

E-mails transacionais são mensagens para os usuários que fizeram transações com o site da empresa. E-mails de confirmação de cadastro no newsletter, de recebimento de um pedido no e-commerce ou de abandono do carrinho são alguns exemplos. Esse tipo de mensagem tem o objetivo de trazer informação que seja do interesse do usuário.

 

Como reaquecer a lista fria de e-mail?

 

Lista fria de e-mail? O que isso significa? Sua empresa com certeza tem aqueles contatos de e-mail marketing que não abrem mais as mensagens e não interagem há um bom tempo. Então, essas pessoas compõem a lista fria de e-mail marketing. Ou seja, são aqueles leads que estão sem interação com a sua marca.

 

Reaquecer a lista fria de e-mail serve tanto para esse perfil anterior, de lead que não interage há um bom tempo, quanto para aquele que está no seu e-mail marketing, mas nunca consumiu seus serviços.

 

Esse tipo de situação é mais comum do que parece, porém pode ser resolvida.

 

A seguir, confira como reaquecer lista fria de e-mail:

 

1. Confira a base de contatos

 

O primeiro para reaquecer lista fria de e-mail é verificar a sua base de contatos e sua origem. Ou seja, questione como ela foi adquirida ou se foi comprada, alugada ou emprestada por alguém. Se essas últimas três opções são seu caso, aí está um dos problemas!

 

Por quê? Basicamente, porque não adianta ter uma lista enorme de contatos se esses leads não fazem parte do seu público-alvo, não têm interesse no seu serviço e muito menos na sua marca. O ideal é adquirir sua lista com seus próprios consumidores e possíveis clientes.

 

2. Veja como anda a sua audiência

 

Outro passo importante para conferir a base de contatos é verificar a audiência, levantar uma estatística de acesso do seu e-mail marketing e o número de cliques. Para garantir um resultado eficaz desse estudo interno, faça alguns envios de testes, com formatos e mensagens diferentes, e analise a resposta do público. Assim, ficará muito mais fácil entender como está a sua lista, o que eles gostam e o que melhorar.

 

3. Reconquiste a confiança

 

Depois de conferir a sua base de contatos e a audiência do seu e-mail marketing, é hora de reconquistar a confiança das pessoas e reaquecer lista fria de e-mail. Para fazer isso, leve três pontos em consideração:

 

1) Data de interação

Após analisar a base de contatos, estabeleça uma data como critério. Por exemplo: se você quer reconquistar os clientes dos últimos 6 meses, veja quais não interagem dentro desse período e retome o diálogo

 

2) Ciclo de venda
O segundo passo é verificar qual é o tempo médio que o seu público-alvo demora para atingir a última etapa do funil. Vamos supor que a média é de três semanas. Então, para efetivar as vendas, trace um plano de ação dentro desse deadline que levará seu cliente do topo até o fundo do funil.

 

3) Parâmetro de atividade
A última etapa para reconquistar a confiança é criar um parâmetro para isso. Para reaquecer lista fria de e-mail não adianta mandar mensagem eletrônica para todos os contatos da mesma forma e esperar a mesma resposta. Estabeleça padrões para definir quem é o lead inativo que sua marca pretende ir atrás.

 

4. Elabore e-mail de valor

O quarto passo para reaquecer lista fria de e-mail é planejar e enviar mensagens de valor. Ao invés de retomar o contato pedindo desculpas pelo desaparecimento, envie uma pesquisa interessante de mercado, descubra o que seu público-alvo deseja e ofereça uma solução para esse problema.

 

Outro passo muito importante para qualquer negócio é estar aberto ao diálogo com o consumidor. A comunicação horizontal tem muito mais benefícios para ambas as partes. Sendo assim:

 

1) Deixe espaço para personalização
Ofereça aos seus contatos opções disponíveis para o envio da mensagem. Seja diária, semanal, quinzenal ou mensal, o importante é deixar o seu lead confortável com o envio dos e-mails.

 

2) Pesquisa de satisfação e feedback
Peça feedback para seus leads. Afinal, não há ninguém mais capacitado para palpitar no seu atendimento do que o seu próprio cliente.

 

3) Seja sincero
Outra dica de diálogo importante é demonstrar como a sua marca sente falta da interação daquele lead que é tão importante para a marca. O apelo emocional pode ajudar a reconquistar o lead e demonstrar a sinceridade da relação entre marca e consumidor.

 

4) Estabeleça um deadline e deixe as portas abertas para sair ou entrar
Por fim, se todas as tentativas acima foram feitas e mesmo assim o lead continua inativo, envie uma mensagem de agradecimento e deixe as portas abertas para a pessoa ir embora. Uma opção é enviar uma mensagem perguntando se a pessoa deseja continuar na lista de contatos da marca, caso contrário será removida até uma data específica (ao seu critério).

 

Como elaborar um bom e-mail marketing?

 

A ferramenta Spark Funnels, da HeroSpark, pode te ajudar a reaquecer lista fria de e-mail! A SparkFunnels te ajuda a transformar cliques em dinheiro e criar de funis de venda de alta conversão.

 

 

Aprenda a transmitir webinars ao vivo diretamente do seu navegador e a extrair métricas para o gerenciamento de leads. Você pode começar grátis agora, clique aqui!

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …