13 livros de marketing digital [recomendações 2023]

Imagem com livros de marketing digital e ebooks.

Os livros de marketing digital auxiliam no crescimento dos negócios e revelam estratégias poderosas e completas para que empreendedores possam crescer no digital.

Por esse motivo, selecionamos 13 livros de marketing digital para você aprender sobre negócios online e ficar por dentro das principais tendências do mercado. Confira!

Conheça agora os 13 livros de marketing digital

1. Isso é Marketing 

“Isso é Marketing: para ser visto é preciso aprender a enxergar” é um e-book escrito por Seth Godin.

A principal tese desenvolvida aqui é que a publicidade deve ser usada para resolver os problemas das outras pessoas, sendo essa uma estratégia totalmente aplicável ao marketing digital.

Com o livro, é possível entender como engajar o seu público-alvo e fazê-lo divulgar o seu negócio e as suas soluções de maneira orgânica.

2. A Revolução das Mídias Sociais 

Do autor André Telles, “A Revolução das Mídias Sociais” é um livro de marketing digital focado em estratégias para as redes sociais, parte fundamental para o crescimento dos negócios digitais.

Exemplos interessantes de pessoas que conseguiram usar essas ferramentas a seu favor de forma eficiente são citados, como Barack Obama, ex-presidente norte-americano, que usou as mídias sociais em sua campanha política e obteve sucesso. 

3. Marketing 3.0 

O livro “Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano” tem tudo a ver sobre o que é marketing digital

E ninguém melhor do que Philip Kotler para escrever sobre o assunto. Afinal, o autor tem o apelido de “papa” do marketing moderno. 

A obra fala sobre como a internet dita as regras dentro do universo do empreendedorismo

4. A Bíblia do Marketing Digital 

Cláudio Torres é mais um nome brasileiro com propriedade sobre o assunto. Isso porque, ele é mestre em Sistemas pela USP e pós-graduado em Marketing, na Suécia, além de ter sido colunista de marketing digital de grandes sites, como iMasters e Cidade do Marketing.

O livro “A Bíblia do Marketing Digital” contém os seus maiores ensinamentos sobre o tema como, por exemplo, ferramentas, mídias, estratégias e ações digitais

Essa é uma leitura obrigatória para quem quer aprender o que é marketing digital e no que ele se baseia.

5. Regras de Conteúdo 

O conteúdo é essencial para o marketing digital, e é isso o que Ann Handley mostra em sua obra. A autora retrata de que forma criar diversos conteúdos, como blog, podcast, vídeos, e-books e webinários de forma que esses impulsionem o seu negócio online.

Handley ainda analisa o conteúdo feito por grandes empresas que dominam essa prática, como Coca-Cola e Netflix.

6. Sundae de Almôndegas 

Se somente o título não foi suficiente para deixar você curioso sobre a obra, então o seu conteúdo com certeza conseguirá captar seu interesse. 

Em “Sundae de Almôndegas”, Seth Godin aborda como uma mesma estratégia de marketing digital não serve para todo tipo de empresa. Além disso, mostra que, quando um negócio não consegue lucrar na internet, é necessário reinventá-lo.

O nome do livro vem de uma comparação realizada na obra: o marketing digital seria a cobertura doce e deliciosa de um sorvete, enquanto os produtos tradicionais são almôndegas. Ou seja, separados são ótimos, mas juntos não combinam.

Isso significa que é preciso investir em produtos inovadores!

acelerador digital

7. Vai fundo: o guru das mídias sociais 

O livro “Vai fundo: o guru das mídias sociais ensina como ganhar dinheiro”, de Gary Vaynerchuk, tem como foco o marketing digital em negócios digitais.

O autor aborda como transformar as suas paixões e gostos pessoais em negócios online que tenham um bom retorno financeiro. Isso é possível somente usando recursos disponíveis na internet, como as inúmeras ferramentas do marketing digital.

8. Sem hipérboles: as novas regras de negócios online 

Não podia faltar em nossa lista de livros de marketing digital a obra “Sem hipérboles: as novas regras de negócios online”, de Sean Kaye. Ao decorrer do tempo, as regras na internet evoluem e, consequentemente, os negócios digitais também.

Por isso, é necessário acompanhar as novas tendências e alterações que aparecem no mercado. 

Assim, o autor oferece ao leitor um guia prático sobre como avançar em estratégias de marketing digital, usando uma visão abrangente e especializada.

9. A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a história da Amazon 

Um dos maiores negócios online já criados é a Amazon, que tem como dono Jeff Bezos. Assim, sua história é narrada pelo autor Brad Stone na obra “A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a história da Amazon”.

Essa biografia é especialmente interessante para aqueles que desejam desenvolver negócios digitais a partir de estratégias de marketing digital. O livro mostra desde a infância de Bezos até o sucesso da Amazon. 

10. Paixão S.A.

O livro Paixão S.A. é um guia prático para quem deseja construir um negócio digital de sucesso

Para além do marketing digital, ele aborda desde os primeiros passos, do desenvolvimento da ideia e validação do produto até o processo de escalabilidade do negócio.

Tudo isso por meio de 6 passos para a jornada do empreendedor:

  • Descubra qual é o seu superpoder;
  • Abrindo a caixa preta dos negócios de sucesso;
  • O seu produto digital;
  • A visão do herói;
  • Para o alto e avante!;
  • O início de um ciclo maior.

11. O Fim do Marketing

Um livro particularmente recente sobre o assunto, “O Fim do Marketing”, de Carlos Gil, aborda o quão ultrapassada estão as propagandas tradicionais e mostra uma forma de inovar a publicidade com as redes sociais.

Ele traz exemplos como Donald Trump e Kim Kardashian para a construção de audiência. A ideia é transformar sua marca em uma amiga próxima, de forma a estar sempre presente socialmente com o consumidor.

12. Manual do Social Media 

Com o intuito de multiplicar vendas por meio dos canais sociais, o livro “Manual do Social Media”, de Julie Atherton, é uma obra indispensável para o profissional que cuida das redes.

Isso porque o livro traz campanhas de marketing que geram engajamento e conversões. Para isso, são expostos métodos, exemplos e até ferramentas de mensuração. 

A autora também apresenta estudos de casos globais, como da National Geographic, para mostrar soluções de marketing a longo prazo.

13. Marketing de permissão 

“Marketing de Permissão” é mais uma obra de Seth Godin em nossa lista de livros de marketing digital. Ela conta com uma perspectiva de algumas décadas atrás, mas que está acontecendo atualmente nos negócios digitais.

O autor diferencia o marketing de interrupção, como propagandas e pop-ups, do marketing de permissão, aquele no qual o cliente dá a autorização para sua campanha.

Dessa maneira, o consumidor passa por níveis de permissão, aceitando receber e-mails, por exemplo, até chegar em um nível onde qualquer indicação sua é considerada boa e existe um motivo para compra.

Agora que você já conhece boas opções de livros físicos e virtuais, escolha o melhor para a sua realidade e comece os estudos. Se preferir, confira nosso e-book gratuito com todos os termos que você precisa dominar no marketing digital.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *