herospark comece grátis agora

Se você tem uma ideia de infoproduto, como um curso online, mas não sabe como oferecê-lo para o mercado. Que tal conhecer as melhores plataformas para dar aula online? Isso mesmo! Existem ambientes preparados para que você possa hospedar o seu curso.

Dessa forma, é possível apresentar aos seus clientes um site customizado com as cores da sua marca, bem como oferecer todas as funcionalidades que um aluno precisa para ter um bom processo de ensino e aprendizagem.

Quer conhecer as melhores plataformas para dar aula online? Então, continue a leitura deste texto e confira todas as informações que separamos especialmente para você. Vamos lá!

O que é plataforma EAD?

A plataforma EAD é um site desenvolvido, especialmente, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Isso porque ela apresenta um ambiente virtual de aprendizagem com diversas funcionalidades que agregam valor ao momento de estudo dos alunos.

Essa plataforma pode ser usada tanto no ensino a distância quanto no presencial. Sendo que neste último ela serve como um complemento nas aulas. Além disso, ela é o ambiente ideal para você oferecer cursos online para os seus clientes.

Existem diversos tipos de plataformas, desde as mais simples que hospedam apenas as aulas, ebooks e exercícios, até as mais completas que possuem sistema de checkout e de pagamento integrados.
Diante disso, você precisa analisar muito bem os prós e os contras de cada plataforma disponível no mercado. Assim, é possível identificar aquela que atende as necessidades do seu curso online.

 

Como funcionam as plataformas EAD?

Vale destacar que as principais plataformas para dar aula online do mercado apresentam diversas funcionalidades que facilitam o gerenciamento do seu infoproduto. Já que elas oferecem hospedagem, sistema de venda, relatórios de acompanhamento, automatização do marketing, entre outros.
O primeiro passo para usar essa ferramenta é escolher a melhor opção oferecida pelo mercado, ou seja, aquela que atende às suas necessidades. Na sequência, você precisa acessar o site, fazer o cadastro e realizar o pagamento, caso ela não seja gratuita.

Em seguida, basta hospedar o seu curso online, ou seja, inserir as aulas, o ebook, as atividades, os podcasts, entre outros objetos de aprendizagem. Nesse momento, é possível customizar o layout da plataforma para que ela fique com a cara da sua marca e, ao mesmo tempo, mais agradável aos olhos do seu público-alvo.

Além disso, você precisa configurar o sistema de checkout, de pagamento e de emissão de certificado. Assim como integrar outras ferramentas e tecnologias, caso seja necessário. Dessa forma, quando você vender o seu infoproduto, o seu cliente poderá fazer todo o processo de compra e de consumo do curso online no mesmo lugar.

Quais são os benefícios da plataforma EAD?

Mas, afinal, quais são os benefícios de usar uma boa plataforma EAD? Essa ferramenta pode oferecer muitas vantagens para as pessoas que decidem utilizá-la para hospedar e distribuir as suas aulas online. Diante disso, separamos aqui as três principais. Vamos lá!

Simplificação dos processos

Quando você usa uma plataforma EAD consegue simplificar os processos. Assim, é possível encontrar em um único lugar todas as funcionalidades necessárias para dar aula online. Isso porque na plataforma você consegue hospedar e distribuir o curso, bem como pode usar o sistema de pagamento para que o cliente compre o seu produto digital sem sair do ambiente.

Fácil personalização

Por meio da plataforma EAD, você pode personalizar o ambiente do curso para que ele tenha a cara da sua marca. Dessa maneira, é possível mudar o design para que ele fique com um visual mais customizado.

Assim como você pode deixá-lo agradável para que os alunos tenham uma boa experiência durante as aulas online. Lembre-se de que muitos infoprodutores utilizam a mesma plataforma, por isso é essencial diferenciá-la por meio da personalização.

Incentivo a interatividade

A plataforma EAD tem muitas funcionalidades para você interagir com os seus alunos, como chats, fóruns, atividades, entre outros. Dessa forma, fica mais fácil criar uma conexão afetiva com o seu cliente, bem como proporcionar uma experiência única, já que você pode fornecer feedbacks sobre o desempenho dele por meio das funcionalidades disponíveis na plataforma.

Quais são as 5 melhores plataformas para dar aula online?

É essencial que você, como infoprodutor, conheça as principais plataformas para dar aula online. Dessa forma, é possível hospedar o seu curso online em um local confiável e que possa oferecer todos os recursos tanto para você quanto para os seus clientes.

Pensando em ajudar nesta tarefa, resolvemos selecionar as melhores plataformas do mercado, ou seja, aquelas que oferecem um ambiente completo para você atender o seu público-alvo. Veja o resultado da nossa pesquisa, a seguir.

1. Apollo

O Apollo é uma plataforma para dar aula online na qual você pode hospedar os seus cursos online. Por meio dela, é possível publicar aulas em vídeo, ebooks, entre outros materiais de estudos e complementares.

Além disso, você consegue criar turmas e gerenciar os alunos de maneira fácil e intuitiva. Vale destacar que mais de 450 mil alunos utilizam o Apollo para seus estudos. Isso indica a qualidade da plataforma.

Já o processo de venda, é realizado por meio da integração com outras plataformas, como a Hotmart e o Eduzz. Portanto, você precisa usar duas plataformas para conseguir atender os seus clientes de maneira completa.

2. Samba Play

O Samba Play oferece uma plataforma EAD completa e customizável na qual você pode vender aulas avulsas ou cursos online completos. Ele permite que o aluno pague por meio de cartão de crédito uma única vez ou de maneira recorrente (assinatura).

Assim como a plataforma entrega as aulas de acordo com a velocidade da internet do usuário. Ademais, ela possui templates para que você possa personalizá-lo sozinho sem a ajuda de um desenvolvedor ou designer.

Podemos definir o Samba Play como um canal fechado pronto para venda de conteúdo que atende muito bem pessoas que precisam dar aula online. Já que possui diversas funcionalidades para atender as necessidades dos seus alunos.

3. EAD Plataforma

A EAD Plataforma é outra opção para você hospedar o seu curso online e dar aula para os seus alunos. Ela também é customizável e apresenta todo o suporte para que você possa publicar as suas aulas, ebooks, entre outros materiais de estudos.

Além disso, a plataforma permite aulas ao vivo e pagamento de maneira recorrente, ou seja, o aluno pode fazer vários cursos pagando apenas uma assinatura. Isso pode ser considerado um diferencial.
Ademais, ela apresenta recursos de gerenciamento completos tanto para os professores quanto para os administradores do curso online. Isso facilita muito o acompanhamento do desempenho dos alunos, bem como das vendas do infoproduto.

4. Sapium

O Sapium também é uma das opções de plataformas para dar aula online. Por meio dele, é possível publicar o seu curso online, bem como criar landing pages para capturar leads e depois disparar e-mails para nutri-los.

Ademais, ele oferece um espaço exclusivo para a criação de uma rede social interna para que os professores e os alunos possam interagir de maneira mais fácil. Assim como oferece um programa de afiliados para que os seus cursos online sejam vendidos com mais facilidade.

5. SparkMembers

Nossa última plataforma para dar aula online é o SparkMembers da HeroSpark. É completa, pois abrange tanto a hospedagem do curso online quanto a automatização do marketing e das vendas.
Já que por meio dela, é possível publicar as suas aulas, ebooks, podcasts, PDF, entre outros objetos de aprendizagem. Assim como você pode criar uma landing page atrativa para atrair clientes e automatizar o disparo de e-mails marketing para nutri-los.

Além disso, você tem o apoio de uma equipe especializada em criação, venda e lançamento de infoprodutos. Esse suporte é muito importante tanto para os produtores de conteúdo iniciantes quanto para os avançados.

Ademais, a plataforma conta com um sistema de checkout próprio no qual os alunos podem fazer seus pagamentos com segurança por meio de diversas formas de pagamento, como boleto, cartão, entre outros.
Já foram mais de 200 mil cursos lançados por meio desta plataforma, que, por sua vez, contemplam mais de 5 milhões de alunos. Isso reforça a qualidade da ferramenta e do atendimento prestado pela HeroSpark.

Agora que você já conhece as melhores plataformas para dar aula online, que tal conferir de perto as funcionalidades da HeroSpark? A ferramenta é ideal para você hospedar o seu infoproduto e conquistar seus clientes de maneira mais eficiente por meio da automatização do marketing.

 

E veja também:

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *