Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Plataforma EAD: como escolher a ideal?

plataforma-ead

Os cursos online certamente são uma ótima oportunidade de negócio digital para investir se você quer ganhar dinheiro utilizando seu conhecimento. Entre muitos outros fatores a serem ponderados antes de tirar o seu projeto do papel, escolher a plataforma EAD ideal para seu curso é fundamental para ter sucesso nesse formato de empreendedorismo digital. 

 

Você está entrando no mundo da criação de cursos online e ainda não sabe qual a plataforma ideal para hospedar seu conteúdo? Leia este artigo e saiba como escolher:

Cenário Digital

70% da população brasileira possui acesso à internet, isso é o equivalente a 126,9 milhões de pessoas. Entre esses usuários, 48% já utilizou algum tipo de serviço online, ou seja, já conhecem o funcionamento de serviços online e estariam mais propensos a fazerem um curso EAD.

 

O mercado de cursos online está em grande expansão. Só em 2019, o ensino à distância teve mais de 1,5 milhões de alunos. Segundo o Censo EAD 2018, a maior faixa etária de alunos que optaram por cursos à distância é de 26 a 40 anos, que correspondem a 76,3% do total de alunos EAD.  

 

As tendências para 2020 no mercado de ensino à distância contam com: o Microlearning, utilizado em treinamentos corporativos; o nanolearning, outro método de aprendizagem de curta duração; e as transmissões ao vivo – ou webinars.

 

Para saber mais sobre as tendências do mercado digital atualmente, você pode acessar o Panorama de negócios digitais Brasil 2020, feito pela Herospark e disponibilizado gratuitamente.

 

O que é uma plataforma EAD?

 

Uma plataforma EAD nada mais é que um site onde há toda uma infraestrutura criada para você hospedar seu curso online. Nela, você envia as videoaulas, personaliza o layout, abre sessões de comentários, entre outras funcionalidades que dependem da plataforma que você escolher. 

Como funciona uma plataforma EAD?

 

Como apontado anteriormente, uma plataforma EAD disponibiliza todos os recursos necessários para a hospedagem, gerenciamento venda de um curso online, seja ele de qualquer segmento. Para entrar em uma dessas plataformas, basta se cadastrar na qual você escolher –  tanto gratuita quanto paga, e personalizar seu curso de acordo com o segmento e o público que pretende atingir.

O que uma plataforma EAD precisa ter?

 

Os principais pontos a serem considerados antes de entrar em uma plataforma EAD são:

Custo-benefício

Lembre-se sempre de que: você não pode gastar mais que ganhar. Avalie qual plataforma possui as funcionalidades que precisa e se encaixa em seu orçamento, veja se o pagamento é feito por mensalidade ou margem de lucro e a confiabilidade da plataforma.

Hospedagem

Existem plataformas que se dizem gratuitas, porém cobram por sua hospedagem, ou seja, ela pode ser grátis, mas a quantidade de arquivos que você pode adicionar ao curso e o tamanho das videoaulas são limitados.

Gerenciamento   

Em toda plataforma, é essencial que sejam oferecidas ferramentas para que a gestão de cursos seja feita em um só lugar. Isso inclui: gestão de matrículas, de aulas, gerar relatórios, informações de pagamento e financeiras, etc.   

Customização

A customização do seu curso deve ser feita de acordo com o segmento escolhido e o público-alvo que deve ser atingido. Uma plataforma com alta personalização cria a identidade própria de seu curso e o torna facilmente reconhecível.  

Formato mobile

Atualmente, o notebook já é totalmente substituível por um smartphone. 97% das pessoas acessam à internet através do celular. Provavelmente, a maioria de seus alunos optarão por assistir suas aulas através dele pela possibilidade de utilizá-lo em qualquer lugar. Portanto, escolha uma plataforma que suporte o formato mobile do seu curso online. 

Conteúdos diversificados

Escolha uma plataforma onde há possibilidade de postar outros tipos de conteúdos além das videoaulas. Um curso online de qualidade, junto com as videoaulas envia também infoprodutos ebooks, exercícios complementares, podcasts, além de uma área para discussão, onde os alunos podem tirar dúvidas. 

Exclusividade de conteúdos

Se você deseja colocar seu curso em outras plataformas EAD, antes de tudo descubra se a escolhida pede exclusividade de conteúdo, ou seja, ela te proíbe de compartilhar seu conteúdo em outros lugares. Leia sempre os termos de uso.  

Suporte

Quando acontece alguma falha no sistema, quanto mais o tempo passa sem uma solução, mais o seu curso perde a credibilidade e mais dinheiro você perde. A plataforma ideal precisa resolver problemas técnicos o mais rápido possível. 

Gamificação

A Gamificação, atualmente, é a maneira mais interativa e dinâmica de aprendizagem. A procura por esse método onde o aluno recebe pontos e recompensas conforme aprende é muito alta e uma plataforma EAD com essa funcionalidade deve ser considerada.

Por que NÃO escolher uma plataforma EAD gratuita?

Por serem gratuitas, essas plataformas EAD possuem um desempenho menor e menos funcionalidades, e, dessa forma, ao optar por uma delas, o barato pode sair mais caro que uma plataforma paga. Você NÃO deve escolher uma plataforma gratuita porque:

  • A customização é complicada, portanto, você teria que contratar uma equipe de TI para personalizar o layout do seu curso e atender às suas necessidades
  • Após a publicação do curso, sua estrutura não pode ser alterada
  • A gestão dos alunos e as ferramentas de comunicação não são eficientes

Exemplos de plataforma EAD

Agora que você já sabe o que é necessário para considerar uma plataforma EAD como a ideal para seu curso, confira algumas das principais plataformas pagas disponíveis na internet. 

 

A Herospark possui as duas principais plataformas EAD do mercado, a Eadbox e a Edools. Saiba mais sobre elas: 

EadBox

A EadBox é uma plataforma completa e intuitiva. Ela é utilizada para treinamentos virtuais,cursos online, controle de marca, entre muitas outras funcionalidades. Atende empresas como Heineken, Electrolux, WiseUp e seu propósito é facilitar o acesso ao ensino através de um sistema fácil e simples. Seus diferenciais são:

  • Transmissões ao vivo
  • Conteúdos diversificados
  • Versão mobile
  • Portal de cursos online personalizável
  • Certificação
  • Suporte personalizado
  • Gamificação

Edools

Um dos maiores nomes no campo de plataformas EAD, a Edools já atendeu empresas como Instituto Embelleze, Resultados Digitais e PlayStation. A plataforma possui mais de 2 milhões de alunos e é 100% customizável. Estas são as suas vantagens:

  • Capacidade de personalização
  • Sistema de gamificação
  • Fóruns de discussão para alunos
  • Suporte personalizado

Apollo

A Apollo é uma plataforma com muita facilidade de utilização, tanto para o produtor quanto para o aluno porém básica no quesito de ferramentas. As suas funcionalidades são:

  • Certificados gerados automaticamente
  • Entrega de cursos automatizada e programável
  • Cursos dispostos em um único lugar

Samba Play

O Samba Play é uma plataforma EAD para produção de conteúdos em vídeo na internet. Estas são algumas de suas vantagens:

  •  Responsivo
  • Totalmente personalizável
  • Foco em vídeos online
  • Cobrança através de cartão de crédito
  • Entrega as aulas de acordo com a velocidade da internet do usuário

EAD Plataforma

A EAD Plataforma oferece uma experiência de aprendizado simples e intuitiva, de fácil manuseio aos alunos e professores, mas também com funcionalidades básicas. Os seus principais recursos são:

  • Aulas ao vivo
  • Assinatura com recorrência – o aluno pode fazer vários cursos com uma única assinatura
  • Certificados
  • Gestão de alunos
  • Múltiplos professores

Para concluir, a escolha de uma plataforma EAD não é uma tarefa fácil. Pondere todas as questões levantadas no texto, veja quais necessidades do seu curso as plataformas atendem, pesquise relatos de usuários e assim você estará pronto para fazer sua escolha! 

 

Ainda está sem saber por onde começar o seu curso online? A Herospark tem a solução ideal para você! Saiba mais sobre o sparkstart, o programa de aceleração de negócios digitais que vai ajudar o seu curso online sair do papel: 

 

E aí, agora entendeu o que é preciso considerar antes de escolher a plataforma EAD certa para seu curso? Conta pra gente ou tire suas dúvidas fazendo um comentário abaixo:

 

Até a próxima!

Mais artigos para você

Coprodução: como criar um negócio digital sem produzir o conteúdo

A coprodução é o ato de comercializar um produto digital em parceria com outras pessoas, ou seja, quando um produtor …

5 ferramentas e técnicas de tomada de decisão obrigatórias para empreendedores

Uma decisão errada pode ajudar ou atrapalhar um negócio. E os empreendedores precisam tomar centenas de decisões todos os dias. …

O que é freelancer e como contratar um para seu negócio

Você pode até ter contratado este profissional alguma vez na vida, mas nem percebeu, então, o que é freelancer? Normalmente, …

Tráfego pago: o que é e como funciona

Tráfego pago é uma ferramenta de marketing digital que possibilita alavancar os acessos ao seu site ou blog. Por meio …

Links Patrocinados: o que é e quais ferramentas utilizar

Links patrocinados são as melhores soluções para as desvantagens do tráfego orgânico. Por mais que você prefira um posicionamento no …

Estudo online: Boas práticas para manter foco do aluno

Veja dicas de como garantir que seus alunos se engajem no estudo do seu curso online   Em tempos de …