Memes no marketing digital: como usar e exemplos

Memes marketing digital
Veja exemplos de memes do marketing digital
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Imagens, vídeos, frases e outras mídias ressignificadas com alcance viral: por que usar memes no marketing digital não seria uma boa ideia?

O conteúdo humorístico agrada a quase todas as pessoas, conversa com assuntos do momento e possibilita a geração de um vínculo entre marca e cliente.

Continue a leitura e aprenda a usar memes no mercado digital.

O meme é um conteúdo irreverente, engraçado e ainda é capaz de comunicar opiniões relevantes, sendo assim mantendo o engajamento com seu público. Faça parte do Acelerador Digital e comprove na prática. 

Inscreva-se gratuitamente!

Como usar memes no marketing digital

Nesta era, além do digital estar em ascensão, a informação e os conteúdos também envolvem os usuários a todo instante.

Dessa maneira, publicar memes e gerar um momento de descontração na sua estratégia de marketing digital proporciona um ‘respiro’ e evita a infobesidade — expressão relativa ao excesso de informações.

Vale destacar que meme, por definição, é uma informação que já existe, como uma notícia que bombou pela web. Mas os memes podem ser modificados e adaptados para várias outras situações. Por isso, eles são associados aos genes, pelo biólogo Richard Dawkins, devido a sua característica de se propagar entre as comunidades.

Além disso, os usuários das redes sociais já consomem memes no seu dia a dia. Quando você utiliza algum para passar uma mensagem sobre o seu negócio, a identificação é maior.

Conheça algumas boas práticas do uso dos memes no marketing de conteúdo:

  • Use memes sem deixar o conteúdo de lado

O maior cuidado que você deve ter ao usar memes no seu conteúdo é passar alguma mensagem por trás. As pessoas notam quando a piada é vazia, não traz aprendizado algum e, eventualmente, pode até ser ofensiva.

  • Evite conflito

Bons memes dispensam críticas mais ácidas a determinados perfis de clientes, referências à política, religião ou a ‘gurus do marketing’.

  • Aproveite conteúdos estrangeiros

É recomendável utilizar notícias e acontecimentos atuais para fazer os memes, mas não deixe de lado os memes mais gerais, como os que são publicados em inglês, em páginas como Reddit e Pinterest. Você pode se inspirar, adaptar para o Brasil e, assim, inovar.

  • Garanta que a piada é compreensível

Quem nunca postou memes, normalmente, pode cair no erro de criar conteúdos fora do contexto ou não auto-explicativos o suficiente. Crie o meme e mostre, antes de publicar, para o maior número de amigos. Assim eles avaliarão se a piada é compreensível, sem a necessidade de fazer alguma pesquisa.

copy com chat gpt , herocreator

5 ideias de memes de marketing digital

Ciente de algumas dicas que vão dar mais assertividade aos seus memes de marketing, conheça algumas ideias e se inspire:

Memes coringas

Existe uma grande variedade de memes para usar, dos atuais aos que fizeram mais sucesso no passado.

Confira, logo mais, exemplos de conteúdos com memes coringas, que deram certo em qualquer negócio e nicho de mercado.

Meme marketing digital
Marketing é COM CRIATIVIDADE (@diegosandovalbr) • Fotos e vídeos do Instagram

O Diego Sandoval é um criador de conteúdo cujo produto principal é o marketing criativo, engraçado e irreverente.

Nesse post, ele resgatou o funkeiro do meme ‘sou foda’ — inclusive para passar a mensagem de que você não deve se limitar a falar que tem resultados no negócio, mas mostrá-los para a sua audiência.

Meme marketing digital no Instagram
Stefania Dominique | Marketing (@intensa) • Fotos e vídeos do Instagram

Nesse post, a empreendedora digital Stefania Dominique trouxe o meme da Jinmiran, uma bebê coreana muito fofa que derrete o coração de qualquer usuário da Internet para gerar proximidade e identificação. Afinal, são raras as pessoas que começam a segunda-feira com tudo.

O ‘meme da coreaninha’ está presente nas figuras do WhatsApp, em contas diversas do Instagram e outras redes sociais.

Atualizações do Nubank

Meme marketing nubank
Referência ao meme Cabeleireira Leila

O Nubank tem uma equipe de marketing bastante preparada nos memes de marketing digital: nem as notas de atualizações do aplicativo escapam. Nesse exemplo, a fintech fez uma paródia, em texto, de um meme do YouTube.

Memes da Netflix

Meme marketing digital
Referência ao meme Cabeleireira Leila

A Netflix também é um case presente em quase todas as análises de marketing. É uma empresa campeã em branding e posicionamento e, além disso, faz sucesso nas mídias sociais com os seus memes bem elaborados.

Campanha publicitária da Hershey’s

Promoção Hershey’s Abra a Boca e Coma o Site – YouTube

A ação “Abra a boca e coma um site” foi uma campanha premiada da marca de chocolates Hershey’s, centrada em memes.

Para participar da promoção, os consumidores compravam os chocolates normalmente, cadastravam os dados da compra em um site e ganhavam chances nos sorteios de barras de chocolates de 1,5 kg que remetiam aos memes de 2016.

Assim sendo, vale a pena usar memes no marketing digital. É um conteúdo irreverente, que alivia, em meio à sobrecarga de informações, e ainda é capaz de comunicar opiniões sérias.

Essa dica foi interessante para você? Siga-nos no Instagram, LinkedIn e Facebook. Por lá, você também encontrará alguns memes para se inspirar!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *