10 ideias de vídeos para o YouTube [Atualizado]

Ideias de videos para o Youtube_HeroSpark
Ideias de videos para o Youtube_HeroSpark
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

O YouTube é uma das grandes plataformas de mídias digitais atualmente, contando com bilhões de visualizações diárias nos vídeos publicados na rede. Mas ter ideias de vídeos para o YouTube pode não ser fácil.

Então, fique com a gente e veja ideias de vídeos para o YouTube que você pode gravar para seu canal! Boa leitura!

Um gigante em números 

O YouTube é o segundo site mais visitado do mundo, ficando atrás apenas do Google. Presente em 100 países, a plataforma suporta 80 idiomas e recebe mais de 2 milhões de usuários ativos mensalmente, segundo dados de 2020 do YouTube.  

O perfil do público é de pessoas entre 24 e 44 anos, sendo 62% homens. Além disso, mais de 500 horas de vídeo são carregadas por minuto e mais de 1 bilhão de horas de vídeos são visualizados por dia.

Por isso, dada tamanha notoriedade da rede social, o YouTube é uma plataforma essencial para as marcas alcançarem seu público-alvo. 

Vale destacar ainda que, segundo levantamento da Zeeng, algumas das marcas que tiveram mais visualizações e interações em 2021 foram:

  • Bradesco;
  • Havan;
  • Apple;

O canal do Bradesco, inclusive, alcançou 400 milhões de visualizações em apenas 5 meses. Por isso, vale a pena visitar esses canais para se inspirar, pois eles são uma ótima referência de sucesso na plataforma.

Por que buscar ideias para vídeos criativos?

Com os dados que citamos acima, é possível ter uma ideia de como as visualizações são concorridas, já que existe um mar de conteúdo publicado na plataforma. 

Isso quer dizer que produzir um material criativo, original e que converse com seu público é crucial para atrair visualizações para seu vídeo.

Também é necessário ressaltar a necessidade de diversificar os vídeos do canal. Não é porque o seu canal no YouTube tem um tópico definido, como culinária, por exemplo, que todos os vídeos precisam seguir o mesmo roteiro, apenas receitas ou dicas de ingredientes. 

Nesse caso, o mais interessante é focar em tipos de vídeo e conteúdo distintos para cativar um público maior. Por isso, preste atenção nas nossas dicas! 

10 ideias de vídeos para o Youtube

Existe uma série de conteúdos para o YouTube que podem ser publicados. São conteúdos que possuem boas respostas de audiência na plataforma. 

Dentre elas, podemos citar as seguintes ideias para vídeos no YouTube:

1. Vlogs

Este é um tipo de vídeo bastante popular no YouTube, em especial com os influenciadores digitais. O foco do vlog está na frequência de postagens dos vídeos, geralmente uma ou duas vezes na semana. Ainda existem os daily vlogs, que são postados diariamente.

O termo “vlog” vem da junção de “vídeo” com “blog”, outro termo já conhecido dos internautas. A ideia é a de realmente ser um videoblog. Ou seja, no lugar de se usarem palavras para falar sobre um tema, como em um blog tradicional, usa-se o audiovisual.

Os vlogs podem tratar dos mais diversos assuntos, desde maquiagem até culinária. Esses tipos de vídeo costumam ter uma resposta muito boa no YouTube, basta observar quantos vídeos são marcados como vlogs na plataforma. 

Isso acontece porque a frequência de postagens estimula os inscritos a acompanharem o canal.

As dicas para quem deseja investir nos vlogs são:

  • Preze pela qualidade dos vídeos, alta resolução e qualidade de áudio;
  • Escreva um roteiro antes de gravar;
  • É interessante ter conhecimentos básicos em edição de vídeo;
  • Preze pela frequência e determine datas de publicação (toda sexta ou todas segundas e quartas, por exemplo);
  • Crie conteúdos relevantes e interessantes;
  • Evite criar títulos que não condizem com o conteúdo do vídeo.

Observe o vídeo em exemplo abaixo e note quantos assuntos puderam vir à tona, deixando uma grande possibilidade de engajamento nos comentários:

2. Lives

As lives foram as estrelas da pandemia, com vários artistas e eventos transmitindo ao vivo suas apresentações pelo YouTube. Mas essa funcionalidade já é bem antiga e conhecida dos usuários assíduos do site. 

A primeira live na plataforma foi realizada em 2008, como um teste. Atualmente, qualquer usuário pode fazer transmissões ao vivo. 

As lives são um tipo de conteúdo em que é possível manter um contato mais próximo com o público. Isso os estimula a interagir mais com o seu conteúdo do que em outras modalidades.

Vale dizer que o YouTube é uma plataforma bastante completa para fazer lives, pois, ao contrário de outras plataformas, ele não limita o tempo das transmissões, por exemplo. 

Além disso, as métricas oferecidas pelo site são mais detalhadas que as de outros sites que permitem a realização de lives.

As dicas para quem vai fazer esse tipo de conteúdo são:

  • Escolha bem o ambiente em que irá gravar, evitando interrupções no meio da transmissão;
  • Tenha um roteiro do que vai ser dito na transmissão, mas também saiba improvisar;
  • Divulgue a live com antecedência;
  • Deixe claro sobre o que se trata a live e crie um título para ela;
  • Interaja com quem assiste, responda perguntas e/ou leia comentários pertinentes;
  • Preste atenção no horário, lives muito longas podem se tornar maçantes;
  • Faça um CTA, pois pode ser o caso de pessoas terem o primeiro contato com a sua marca por meio da live. Então, as convide para continuar interagindo com você.

Confira o exemplo de uma live da HeroSpark:

 3. DIY – Do It Yourself

Esse é outro tipo de vídeo que faz bastante sucesso no YouTube. Apesar do nome complicado vindo do inglês, a ideia é bem simples: “faça você mesmo”.

Como já é de se esperar pela tradução, esses vídeos consistem em tutoriais de como fazer coisas úteis e baratas, que geralmente você compraria já feitas. 

Os vídeos Do It Yourself são ótimos para gerar engajamento com o público. Afinal, quem assiste aos vídeos provavelmente tentará fazer a dica em casa e, se funcionar,  sentirá vontade de continuar assistindo. 

E o melhor é que os vídeos DIY podem ser utilizados por canais dos mais variados tópicos, desde moda até construção civil.

A ideia de aprender a fazer ou construir algo por conta própria é bastante atrativa. Portanto, não é de se espantar que exista tantos canais no YouTube voltados para esse tipo de conteúdo. Basta fazer uma busca rápida na plataforma para ver.

As dicas para fazer um vídeo Do It Yourself de qualidade são:

  • Seja claro nas orientações do vídeo;
  • Mostre todos os processos de construção;
  • Mostre o resultado;
  • Peça ao espectador que compartilhe o resultado das tentativas dele.

Dê uma olhada nesse vídeo que mostra diversos trabalhos manuais, ao estilo DIY:

copy com chat gpt , herocreator

 4. Perguntas e Respostas

Os vídeos de perguntas e respostas, também conhecidos pela sigla em inglês Q&A, são uma ótima opção para aumentar o engajamento com a sua audiência. A ideia do vídeo consiste em responder perguntas realizadas previamente por seus inscritos.

Normalmente, as perguntas são colhidas na seção de comentários do próprio YouTube ou em outras redes sociais

Essa interligação entre redes pode ser muito útil para levar o público que conhece seu conteúdo apenas no YouTube para outras plataformas.

As dicas para criar vídeos desse tipo são:

  • Escolha bem as perguntas;
  • Foque em perguntas que realmente sejam interessantes;
  • Aproveite a oportunidade de interligar o seu público das redes sociais com o do YouTube. Para isso, faça uma CTA para que os inscritos te sigam nas redes e façam suas perguntas por lá.

5. TAGs

As tags tratam-se de ideias de vídeos para o YouTube que seguem uma temática definida, como “50 fatos sobre mim”, por exemplo, e que geralmente se tornam virais, já que acaba sendo divertido replicá-lo.

A maior vantagem desse tipo de conteúdo é justamente o potencial de viralização. Se uma tag está em alta, significa que muita gente deseja ver aquele tipo de conteúdo. 

Outra vantagem é a de que o modelo do vídeo já está pronto para ser replicado em seu canal.

As dicas para criar vídeos desse tipo são: 

  • Observe as tags que estão em alta e analise os canais nos quais você já é inscrito;
  • Simplesmente replicar o modelo da tag não é bacana. Por isso, aproveite o conteúdo para agregar algo da sua identidade nele.

6. Entrevistas

Apesar de já ser um tipo de vídeo bastante conhecido das mídias tradicionais e digitais, muita gente não dá a devida atenção para ele. 

Mas saiba que entrevistar alguém pode chamar muito a atenção do público, principalmente se o entrevistador souber guiar a entrevista.

Uma dica é focar num modelo de entrevista que tem feito muito sucesso ultimamente, as entrevistas “bate-papo”. Elas se parecem mais com uma conversa descontraída e deixam o entrevistado muito mais confortável.

As dicas para uma boa entrevista são:

  • Seja sempre respeitoso com o entrevistado;
  • Tenha perguntas pré-formuladas, mas saiba manter uma conversa natural;
  • Saiba o que o seu público deseja saber sobre o entrevistado.

7. Reacts

Os reacts consistem em vídeos nos quais o produtor reage a outros vídeos, ou seja, são vídeos de reação. Além de ser um tipo de conteúdo que faz sucesso no YouTube, essa ideia é ótima para atrair mais inscritos para o canal. 

Isso porque, se você optar por reagir ao vídeo de qualquer outro influenciador ou alguma celebridade, por exemplo, poderá aumentar o seu alcance.

No entanto, é importante que os vídeos de reação estejam alinhados ao tema do seu canal, uma vez que se você reagir a algum conteúdo fora do assunto que costuma abordar, irá atrair público irrelevante para o seu canal. 

Sendo assim, é preciso fazer uma boa seleção de vídeos para reagir e escolher aqueles que fazem sentido, bem como os que estão em alta no momento. Uma dica é perguntar para a sua audiência e consultar os trending topics do Twitter.

Além disso, fique atento aos direitos de uso antes de seguir essa ideia de vídeo para o YouTube. Se você usar um vídeo com direitos restritos, seu canal corre o risco de ser derrubado pelo YouTube.

Confira um vídeo react que o Zé Eduardo da HeroSpark fez:

8. Shorts

O YouTube conta com uma ferramenta semelhante ao Reels do Instagram e aos clipes no TikTok: o YouTube Shorts. Criada em 2020, a ferramenta tem como finalidade se adaptar à nova tendência de vídeos mais curtos e competir com as outras redes sociais. 

Essa função é uma ótima forma de produzir conteúdo para a sua marca. Afinal, com o Shorts, você pode gravar uma série de conteúdos, como:

  • Antes e depois;
  • Passo a passo;
  • Memes;
  • Dicas;
  • Time lapses (vídeo acelerados);
  • E assim por diante.

Veja esse shorts criado pela HeroSpark antecipando um evento de lançamento:

9. Listas

As pessoas são apaixonadas por listas. Por isso mesmo, elas precisam estar no seu planejamento de conteúdo para YouTube.

Nesse sentido, você precisa despertar a curiosidade dos usuários para que eles cliquem no vídeo. Uma dica é inserir números em cada item e usar um título bem persuasivo. 

Assim, você pode criar vídeos com listas sobre assuntos que envolvem a sua área, listas de produtos e serviços que você oferece, entre outras possibilidades. 

Esse tipo de conteúdo é ótimo para diminuir as taxas de abandono de vídeos do seu canal. 

10. Review

O review de produtos também é um tipo de vídeo muito popular no YouTube. Isso porque, muitas pessoas preferem pesquisar sobre um determinado produto na plataforma em vez de fazer isso na barra de pesquisa do Google.

Dessa forma, você pode criar vídeos com review de produtos da sua marca ou dos seus parceiros. Essa é uma ótima forma de promover o seu produto sem precisar recorrer aos anúncios. 

O canal EscolhaSegura faz reviews de vários produtos, ajudando seus espectadores na hora da compra:

Ficou sem ideias para vídeos criativos no YouTube? Veja os concorrentes!

Os modelos citados acima são apenas alguns no universo de várias ideias para vídeos criativos que podem atrair seu público. No entanto, saiba que existem muitas outras. 

Caso já tenha utilizado todas elas ou esteja sem ideias para gravar, a dica é observar os concorrentes. O que canais do YouTube similares ao seu estão fazendo? Eles estão tendo resultado? Com essas duas perguntas você será capaz de listar algumas ideias de vídeos para gravar.

No entanto, lembre sempre de deixar os modelos de vídeos utilizados com a sua identidade. Afinal, simplesmente colar a ideia do outro pode não ser a melhor escolha. 

Como vimos, não faltam ideias para criar vídeos de sucesso no YouTube, não é verdade? Porém, antes de começar a gravar, é essencial que você tenha um estúdio de gravação.

Pensando nisso, nós temos um e-book completo no qual você aprenderá a montar um estúdio de gravação de acordo com seu orçamento. Faça o download gratuito!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *