Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Negócios Digitais: Como criar audiência para seu

Negócios digitais

Trace um perfil bem definido, crie conteúdo de qualidade e converta acessos em vendas nos seus negócios digitais.

 

Se você já tem um negócio digital ou está pensando em tornar-se um empreendedor deve estar ciente do papel vital da audiência para a sobrevivência do seu negócio. Nas etapas de construção e manutenção do seu negócio digital além de definir o melhor produto/serviço a ser oferecido e estudar o mercado, é determinante para o sucesso delimitar o público que você deseja atingir.

 

Com o perfil definido as ações para atingir seu público-alvo e mantê-lo passam por estratégias que vão desde a otimização das páginas para ferramentas de busca, publicação de anúncios e a criação de conteúdo de qualidade que gere engajamento e conversões.

 

Veja abaixo algumas dicas de como criar audiência para seu negócio digital.

 

O que é negócios digitais

 

O universo digital já deixou de ser tendência há algum tempo e se tornou uma estratégia central para qualquer empresa que deseja ter participação de mercado. O Brasil não está fora dessa realidade. Cerca de 127 milhões de brasileiros têm acesso a internet e 66% compraram produtos ou serviços no meio on-line só em 2020.

 

Na definição de negócio digital estão incluídos os e-commerce e os e-businesses. A primeira categoria se trata de lojas virtuais dedicadas à venda de produtos. Tome como exemplo as diversas plataformas ao estilo Marketplace. Um e-business por sua vez tem como característica principal ser majoritariamente ou totalmente digital. São exemplos de e-business empresas como plataformas de streaming, plataformas de ensino à distância e motores de busca

 

Entre as principais vantagens de negócios digitais podemos citar:

 

– a liberdade de criar sem ser limitado por uma hierarquia ou um espaço geográfico

– o baixo custo de entrada

– a possibilidade de escalar suas vendas

 

Veja aqui 7 ideias para você trabalhar na internet

 

O que é audiência

 

Como já abordamos as diferenças, vamos citar o que o negócio físico, o e-commerce e o e-business têm em comum: necessidade de clientes.

 

No meio digital o consumidor normalmente é chamado de audiência porque o primeiro contato não necessariamente se dará dentro de um contexto de compra imediata. Portanto audiência são os visitantes do seu site que podem ser potenciais consumidores. Eles são os responsáveis pelo tráfego, ou número de visitas, na página e podem estar em diferentes estágios da jornada de compra.

 

Audiência é seu público, aqueles que consomem seu conteúdo, mas nem sempre é seu público-alvo, aquele que consome a solução que você oferta com seu produto/serviço.

 

Como atrair audiência para seus negócios digitais

 

O primeiro contato entre sua marca e a audiência pode se dar de duas maneiras: orgânica ou patrocinada. 

 

A forma orgânica ocorre de maneira “natural”. Por exemplo, quando a visita se dá porque seu site apareceu como resultado em algum motor de busca. Para que isso aconteça é essencial que sua página utilize estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

 

Outra maneira de dar visibilidade ao conteúdo do seu negócio digital é apostar em anúncios e links patrocinados que sejam direcionados às redes mais utilizadas pela persona definida no processo de criação do seu negócio.

 

Como criar uma audiência de qualidade

 

Ter um tráfego alto é importante porque cada visita é um tijolo na construção do relacionamento com o público e para escalar seu produto/serviço. Mas é necessário ter em mente o propósito do seu site: conversão.

Depois de conquistar o clique do primeiro acesso é importante reter o consumidor. Se a sua definição de persona foi bem elaborada na etapa de criação do seu negócio digital, a tendência é que esta visita venha a gerar uma venda. Para isso o marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais usadas. Seu objetivo é atrair visitantes, gerar leads e, consequentemente, aumentar as vendas.

 

Marketing de conteúdo

A enorme quantidade de conteúdo sobre qualquer assunto na internet influenciou na mudança de perfil do consumidor. Hoje as pessoas têm mais informação e pesquisam muito mais antes de chegar ao último estágio da jornada de compra, a decisão.

 

Neste sentido, as ações de marketing de conteúdo servirão para aproximar sua marca do cliente. Elas se baseiam em divulgação, atração e conversão. Trata-se de um processo crescente que estreita o relacionamento por meio da entrega de conteúdo de qualidade. 

 

Se sua página entrega informações interessantes e bem apresentadas isso demonstra que você é uma autoridade no assunto. Isso aumenta a chance de que esse visitante volte ao seu site. Este relacionamento será fortalecido com a gradativa entrega de conteúdos que agreguem o conhecimento do consumidor ao passo que explorem os benefícios da aquisição do produto/serviço ofertado.

 

Entenda seus hábitos de consumo

Novamente, para converter é preciso entender. Aproximar-se do seu público é, em essência, conhecer sua maneira de pensar, de se comunicar e de usar as redes. Saber o que é relevante e como ele lida com seus problemas ajuda a definir os melhores veículos (e-mail, redes sociais, aplicativo de mensagens), a linguagem e a frequência de postagens. A pesquisa dessas informações pode ser feita por meio de perfis-chave do seu negócio nas redes sociais e no YouTube.

 

Ofereça a melhor solução

Dominar o assunto sobre o qual se pretende ofertar uma solução é crucial para seu negócio. Conforme comentamos acima, a decisão de compra é uma jornada na qual cria-se uma expectativa com relação ao produto/serviço que será comprado. Se a venda se concretiza, mas gera frustração ao comprador, a velocidade e alcance da internet podem se tornar suas inimigas devido a uma má avaliação. Por outro lado, se a compra gera satisfação e sentimento de que a compra foi um bom negócio, você cumpriu o objetivo, fidelizou um cliente e pode ainda ter ganhado um advogado para sua marca.

 

Para te ajudar neste processo, de ir do ponto de aprendizado e descoberta até a decisão de compra, a HeroSpark conta com o SparkFunnels. Uma ferramenta gratuita que auxilia na criação de funis de venda, automatização de processos e medição de resultados essencial para quem quer gerenciar seu negócio digital de maneira mais assertiva. 

 

Mais artigos para você

Coprodução: como criar um negócio digital sem produzir o conteúdo

A coprodução é o ato de comercializar um produto digital em parceria com outras pessoas, ou seja, quando um produtor …

5 ferramentas e técnicas de tomada de decisão obrigatórias para empreendedores

Uma decisão errada pode ajudar ou atrapalhar um negócio. E os empreendedores precisam tomar centenas de decisões todos os dias. …

O que é freelancer e como contratar um para seu negócio

Você pode até ter contratado este profissional alguma vez na vida, mas nem percebeu, então, o que é freelancer? Normalmente, …

Tráfego pago: o que é e como funciona

Tráfego pago é uma ferramenta de marketing digital que possibilita alavancar os acessos ao seu site ou blog. Por meio …

Links Patrocinados: o que é e quais ferramentas utilizar

Links patrocinados são as melhores soluções para as desvantagens do tráfego orgânico. Por mais que você prefira um posicionamento no …

Estudo online: Boas práticas para manter foco do aluno

Veja dicas de como garantir que seus alunos se engajem no estudo do seu curso online   Em tempos de …