O que é infográfico e como criar um?

O que é infográfico
O que é infográfico
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Provavelmente você já viu algum infográfico por aí, não é verdade? Afinal, eles estão por todos os cantos, desde jornais até redes sociais. 

E se eles se fazem presentes em tantos meios assim, é sinal de que possuem grande relevância nas estratégias de comunicação. Já parou para pensar nisso?

Então é hora de começar a pensar e a utilizá-los na sua produção de conteúdo para informar e ensinar o seu público de forma mais atrativa. Isso com certeza aumentará o tráfego da sua página. 

Por isso saiba mais, neste post, sobre o que é infográfico, qual é a sua importância nas estratégias do Marketing de Conteúdo e aprenda a criar um. Confira também alguns exemplos para se inspirar. Boa leitura!

O que é infográfico?

Infográfico é um conteúdo visual que mescla textos curtos e imagens para informar e/ou explicar algo ao leitor de um jeito bem mais fácil e simples. No geral, existem três tipos de infográficos: animados, estatísticos e interativos. 

As imagens presentes nele podem aparecer na forma de gráficos, ícones, ilustrações, esquemas, fotografias, pictogramas, etc. Além disso, também é possível encontrar sons nesse tipo de conteúdo.

Mas, por que utilizar um infográfico?

A resposta é bem simples: essa mistura entre texto verbal, recursos visuais e design é utilizada para melhorar a comunicação com o seu público.

Isso porque o infográfico apresenta um conteúdo mais claro, sucinto, objetivo e dinâmico, o que torna as informações mais fáceis, compreensíveis e absorvíveis, mesmo quando se trata de um tema complexo.

Nesse sentido, as visualizações de dados estatísticos, por exemplo, podem ser apresentadas de maneira muito mais leve.

Além disso, o infográfico se trata de um recurso mais atraente e interessante aos olhos dos usuários. Afinal, nós, seres humanos, temos uma capacidade maior e mais rápida de processar conteúdos visuais em detrimento dos escritos. Por isso, o ideal é sempre unir os dois.

Além disso, esse é um tipo de conteúdo que tem grande força para ser compartilhado, visualizado e comentado. E isso, consequentemente, pode aumentar o tráfego da sua página e gerar leads

Para que não haja mais dúvidas sobre a importância de se utilizar esse recurso em sua estratégia de comunicação, confira algumas informações apresentadas no infográfico da Visual Contenting:

  • Nos últimos 5 anos, as buscas no Google por infográficos aumentaram 25 vezes;
  • Os infográficos podem aumentar o tráfego do seu site em 12%;
  • Conteúdos visuais estão 40 vezes mais suscetíveis a serem compartilhados nas redes sociais do que os demais.

Como criar um infográfico em 6 passos simples?

1. Faça um planejamento

Antes de colocar a mão na massa, é preciso planejar, como qualquer outro conteúdo. Então, será necessário entender o porquê de você produzir um determinado infográfico e para quem ele será destinado. 

Para isso, é preciso definir a sua persona, estabelecer o problema ou a dor que o material pretende sanar, o retorno que você deseja obter (tráfego, lead, autoridade) e a(s) plataforma(s) em que o infográfico será veiculado.

2. Pesquise e colete dados e informações

Para produzir o seu infográfico, será necessário coletar dados, informações complexas e úteis, confiáveis e atuais referentes ao tema que será abordado. Não se esqueça de anotar as fontes de cada informação para colocá-las ao final dele.

3. Crie os textos

Embora sejam curtos, os textos são fundamentais para complementar os recursos visuais do infográfico. Então, selecione os dados e informações mais importantes e úteis da sua pesquisa, pois, provavelmente, não será possível utilizar todos aqueles levantados.

Depois, crie a parte escrita (título, subtítulo e blocos de texto) do seu conteúdo. Confira algumas dicas para deixar o seu texto mais atraente neste vídeo: 

4. Faça um esboço/rascunho

Antes de você abrir a ferramenta na qual será criado o seu infográfico, é preciso criar um esboço. Nele, você vai definir o estilo a ser utilizado, a ordem de apresentação das informações e dos dados, a disposição dos elementos, entre outras questões.

Esse planejamento pode parecer desnecessário, mas saiba que é fundamental para garantir um infográfico de qualidade e sem erros bobos. Além de economizar o seu tempo lá na frente.

5. Produza o infográfico

Finalmente, chegou a hora de colocar a mão na massa! Escolha a ferramenta que você utilizará para isso. Para quem já tem experiência na área de design gráfico, existem os softwares específicos e mais robustos. 

Mas quem não tem tanta familiaridade com o ramo também pode fazer infográficos excelentes, de forma bem intuitiva e fácil, em ferramentas de edição gratuitas. Algumas delas são: Canva, Easel.ly, Ion, Genially, Piktochart, Visme, Visua.ly, Venngage, Visualize.me e Infogr.am. 

Na plataforma, é preciso tomar algumas decisões importantes:

copy com chat gpt , herocreator
  • Defina um layout interessante e que combine com o seu conteúdo;
  • Utilize a paleta de cores da sua empresa no infográfico;
  • Selecione fontes legíveis e que combinem com o estilo do layout;
  • Selecione os elementos visuais (Pixabay e Freepik são sites gratuitos e com muitas imagens);
  • Deixe alguns espaços em branco (os chamados respiros) para facilitar a leitura do infográfico;
  • Coloque um Call To Action (CTA).

 

6. Revise o conteúdo

Antes de publicar o seu infográfico, é preciso revisar todo o conteúdo. Atente-se para não deixar passar erros gramaticais e ortográficos, informações e dados incorretos, falta de fontes de pesquisa, entre outros aspectos. E não se esqueça de analisar minuciosamente se o visual está agradável aos olhos.

Agora sim seu infográfico já pode ser compartilhado no seu blog, nas redes sociais e onde mais você quiser. Não se esqueça de utilizar o embed code do conteúdo no seu site para possibilitar o aumento de backlinks.

 

3 exemplos de infográfico

Conheça alguns modelos de infográfico para se inspirar e tirar muitas ideias para produzir o seu!

1. Super Interessante

O infográfico abaixo é um excelente exemplo de como organizar muitos dados, estatísticas e informações. Todos os elementos usados se complementam. Atente-se para a cor utilizada no gráfico: azul. É muito condizente com o tema, que é a água.

Além disso, ele conta com dados relevantes para a compreensão da mensagem sobre o uso da água, mostrando o consumo por habitante nos estados brasileiros e a quantidade de litros usado em cada ação do dia a dia.

infografico o que é - exemplo superinteressante
Super Interessante

2. Agência IBGE

Se o tema abordado envolver dados e informações geográficas (países, estados e cidades), que tal apostar em um infográfico em formato de mapa? Fica muito mais fácil visualizar as informações. Uma boa dica é utilizar cores diferentes para cada região.

No caso deste infográfico, as informações são sobre mulheres que nunca realizaram mamografia – é uma campanha do Outubro Rosa.

Infográfico o que é
Agência IBGE

3. Sebrae

Quando o objetivo for expor um passo a passo, o infográfico também cai muito bem. No exemplo abaixo, o Sebrae mostra toda sua criatividade ao utilizar o design de um jogo de tabuleiro para trazer o passo a passo. 

Este é um exemplo lúdico e bastante interessante de infográfico. Ele mostra que conquistar um nicho no e-commerce pode ser como jogar um jogo de tabuleiro: tem que seguir etapa por etapa até conseguir chegar no objetivo final.

Infográfico o que é
SEBRAE

Passo a passo para criar infográfico no Canva

Criar um infográfico no Canva não é nada de outro mundo. Inclusive, pode ser bem simples e com apenas alguns cliques você pode montar o seu.

Por isso, confira o passo a passo abaixo:

Passo 1 – Acesse o Canva

Comece abrindo o canva.com e faça seu login. Caso ainda não seja cadastrado, realize o seu registro usando uma conta de e-mail, conta Google ou Facebook. 

Após terminar essa primeira etapa, pesquise na barrinha de espaço por “Infográficos” para começar a criar o seu.

infográficos no canva

Passo 2 –  Escolha um design

Você vai encontrar uma vasta representação visual de templates de infográficos disponíveis. Então, basta escolher um e começar a criar. 

Utilizando a “lupa” – ferramenta de pesquisa, você pode selecionar qual será o tema e o estilo do seu infográfico, por exemplo.

Passo 3 – Personalize seu infográfico

Nessa etapa, você pode usar o template escolhido e personalizá-lo de acordo com as suas preferências. Insira as informações necessárias para o conteúdo do seu infográfico ficar rico e interessante.

Passo 4 – Escolha elementos gráficos

O Canva possui uma biblioteca variada de elementos para serem usados no seu infográfico. Ela conta com uma diversidade de imagens e gráficos que auxiliam na organização do seu fluxograma e possibilitam a criação de um template adequado para o seu público-alvo.

Passo 5 – Compartilhe o infográfico

Por fim, ao encerrar a criação do seu infográfico, basta apenas clicar em “Compartilhar” e salvar o documento.

passo para salvar o infográfico

Apesar de parecer complicado de fazer, o infográfico é muito útil na estratégia de produção de conteúdo. Certamente, as pessoas se sentirão interessadas por conta do visual e vão passar mais tempo observando o seu conteúdo.

Pensando nisso, estamos disponibilizando para você um material com outros formatos de conteúdo incríveis. Então, confira o nosso “Kit de Marketing Digital” e aprenda a criar estratégias que realmente convertem!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *