O que é o GA4, como acessar, configurar e o que mudou [2023]

GA4
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Em 2020, o Google Analytics 4, ou simplesmente GA4, começou a ser gradualmente implementado pelo Google, assumindo de vez o controle em 2023.

A nova versão da ferramenta de análise de dados trouxe mudanças significativas em seus mais diversos recursos, desde a coleta de dados até a elaboração dos relatórios.

Mas na prática o que muda com o GA4 na hora de analisar o desempenho das suas páginas e/ou do seus apps? É isso o que você vai descobrir neste conteúdo!

Continue acompanhando para saber tudo sobre o GA4!

O que é o GA4?

GA4 é a atual versão do Google Analytics, isto é, da ferramenta de análise de dados de sites e aplicativos. Ela foi implementada em 2020, mas só agora, em julho de 2023, é que substituiu plenamente a versão antiga: o GA Universal.

Como veremos ao longo deste conteúdo, muitos pontos mudaram da última versão para essa, sendo um dos principais a possibilidade de analisar de forma integrada sites e aplicativos mobile.

Vale destacar que o nome Google Analytics 4 vem justamente do fato de essa ser a quarta versão da ferramenta, que já se apresentou nas versões: Urchin Analytics, GA Classic, GA Universal e, agora, GA4.  

Quais são as diferenças entre o GA4 e o GA Universal?

Para ficar mais fácil de você visualizar o que o GA4 traz de novo, listamos detalhadamente as principais diferenças entre ele e o GA Universal (versão anterior). Confira!

1. Análise multiplataforma

Enquanto o GA Universal era focado apenas em sites, o GA4 trouxe a possibilidade de os profissionais de marketing e donos de negócio realizarem a análise de aplicativos também. Ou seja, é possível adaptar a ferramenta para web, app ou app + web.

Nesse último caso, é possível fazer uma análise multiplataforma e totalmente integrada, o que significa unificar as jornadas dos usuários em seus sites e aplicativos.

2. Privacidade de dados

Nessa nova versão há uma proteção maior dos dados dos usuários. Para isso, o Google Analytics 4 conta com cookies primários. Ou seja, a nova versão não depende de cookies de terceiros para coletar dados e não armazena mais endereços de IP.

Além disso, ela oferece recursos para que as empresas cumpram à risca as regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

3. Coleta de dados baseada em eventos

Outra grande diferença entre o GA4 e o GA Universal é que, na nova versão, a coleta de dados é baseada em eventos. 

Isso quer dizer que todos os dados coletados são baseados nas ações (eventos) que o usuário realiza dentro do seu site ou app, como:

  • Clicar em um menu;
  • Descer a barra de rolagem da página;
  • Realizar pesquisas;
  • Fazer downloads, etc.

Algo que é bastante diferente do que acontecia com o GA Universal, em que tudo era baseado no pageview.

Mas é importante saber que apenas alguns eventos são coletados de forma automática na ferramenta. Os que são mais específicos precisam ser configurados por você.

4. Inteligência artificial

A nova versão do Google Analytics também se preocupou em investir em tecnologias de aprendizado de máquina, baseada em inteligência artificial.

A finalidade dessa implementação é permitir que os relatórios sejam mais aprimorados e que os profissionais de marketing consigam analisar de forma mais aprofundada o comportamento dos usuários em seus sites e apps.

Além disso, é esse recurso que permite que haja uma maior privacidade dos dados dos usuários, como trouxemos anteriormente.

copy com chat gpt , herocreator

5. Integração com o Google Ads

Para permitir que os negócios tenham uma análise ainda mais aprofundada dos seus usuários, o GA4 trouxe como novidade a integração com o Google Ads.

A partir disso, você pode otimizar o seu tráfego pago, uma vez que poderá analisar detalhadamente se eles estão trazendo resultados ou não.

6. Estrutura das contas

Outra mudança bastante significativa entre uma versão e outra é a estrutura do painel das contas. No GA Universal, ele era dividido em: Conta, Propriedade e Vista.

Agora, a nova estrutura é: Conta, Propriedade e Fluxos de Dados.

Esse novo recurso de “Fluxos de dados” veio justamente para atender às demandas da análise multiplataforma. Assim, é possível analisar cada uma das plataformas, seja individualmente ou de forma integrada.

7. Novas métricas

O GA4 também apresenta 4 novas métricas que antes não eram vistas no GA Universal, sendo elas:

  1. Sessões engajadas: são contabilizados apenas os usuários que ficam com a sua página ou app aberto e usando por, no mínimo, 10 segundos.
  2. Sessões engajadas por usuários: média de sessões que cada usuário engaja.
  3. Tempo médio de engajamento: tempo que o site/app ficou em primeiro plano no dispositivo do usuário.
  4. Taxa de engajamento: porcentagem de sessões que interagiram.

8. Menor quantidade de relatórios

O GA Universal possuía vários relatórios, enquanto que o GA4 possui uma quantidade menor, porém personalizados.

Isso significa que a ferramenta permite que você crie relatórios específicos para atender às suas necessidades, com as informações que você realmente deseja.

Como configurar o GA4? Tutorial

Se você criou uma conta no Google Analytics após 14 de outubro de 2020, então não precisará fazer nada. Isso porque ela já foi configurada para o GA4.

No entanto, caso a sua conta seja mais antiga, então será necessário fazer a migração, uma vez que o GA Universal já foi completamente desabilitado.

Se esse é o seu caso, confira como configurar o GA4 com o tutorial abaixo:

  1. Acesse a ferramenta do Analytics e faça o login na sua conta.
  2. No menu, clique em “Administrados”.
  3. Acesse a seção “Propriedade”.
  4. Clique em “Assistente de configuração do GA4”.
  5. Em seguida, clique em “Criar uma nova propriedade do Google Analytics 4”.
  6. Dirija-se à sua propriedade do GA4 e siga as configurações recomendadas, como ativar os indicadores do Google, configurar as conversões, etc.

E pronto, você já fez a sua migração!

Em caso de dúvidas, você pode acessar o tutorial do próprio Google aqui.

Como conseguir certificação de GA4?

Se você trabalha com marketing digital, então necessariamente precisa dominar essa nova versão do GA4. Afinal, ela é uma grande aliada na hora de compreender as métricas e os resultados gerados pelas páginas e apps dos seus clientes.

No entanto, mais do que dominar, é importante obter uma certificação GA4 para comprovar os seus conhecimentos e, assim, conseguir boas vagas no mercado ou, então, aumentar a sua carteira de clientes.

Para isso, nada melhor do que apostar em uma certificação do próprio Google!

Saiba que a multinacional de tecnologia oferece uma avaliação gratuita para você obter a certificação. Ela consiste em 50 perguntas, sendo que você possui 75 minutos para respondê-las. Para ser aprovado, é necessário ter uma pontuação superior a 80%.

Caso você não passe de primeira, então é necessário aguardar 1 dia para refazê-la. O mais importante é não desistir!

Assim, com todas essas informações em mãos (e com a sua certificação, é claro), você consegue dominar o GA4 e obter bons resultados em suas páginas e apps!

Conte-nos nos comentários abaixo o que você achou deste conteúdo e se as informações que trouxemos aqui foram úteis para o seu trabalho! 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *