Tipos de inteligência artificial: 3 principais + aplicações! [GUIA]

Tipos de inteligência artificial: 3 principais + aplicações! [GUIA]
Banner inteligência artificial

Você sabia que existem vários tipos de inteligência artificial? Eles foram criados para ajudar a entender em quais estágios cada inteligência está, já que ela é uma tecnologia em constante evolução.

Atualmente, existem 3 tipos de inteligência artificial, cada uma com suas características e aplicações específicas. Mas todas têm uma coisa em comum: elas estão transformando a forma como vivemos e fazemos negócios!

Neste artigo, vamos mostrar a você quais são os tipos de IAs existentes, os benefícios de utilizá-las e de que forma elas podem ser aplicadas para facilitar o seu dia a dia! Boa leitura!

Crie seus produtos digitais em menos de 3 minutos com o Hero Creator!

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial pode ser definida como um campo da ciência que se dedica a criar tecnologias capazes de imitar habilidades humanas.

Dessa forma, elas são programadas para saber realizar tarefas, aprender, raciocinar e tomar decisões. Assim, a IA permite que as máquinas atuem de forma lógica diante de diferentes situações. 

Para conseguir realizar isso, a inteligência artificial é impulsionada pela combinação de grandes volumes de dados, o que ajuda a criar máquinas mais inteligentes.

Quais são os principais tipos de inteligência artificial?

Basicamente, existem 3 tipos de inteligência artificial, sendo elas: a limitada, a geral e a superinteligência. 

Cada uma delas representa um nível diferente de eficiência, que define se elas são capazes de realizar tarefas simples ou complexas. Abaixo você conhece tudo sobre elas!

1. Inteligência Artificial Limitada (ANI)

A primeira categoria dos tipos de inteligência artificial é a Inteligência Artificial Limitada (ANI). Ela é conhecida como a IA mais fraca, porque apenas realiza o que foi programada para fazer.

Um exemplo de inteligência artificial limitada é a seção de sugestões da Netflix. Ela foi criada para sugerir títulos semelhantes àqueles que você já assistiu.

Mas, apesar da ANI ser um tipo de inteligência, ela consegue se dividir ainda em duas subcategorias de inteligência, sendo elas:

  • Máquinas reativas: são um dos primeiros tipos de IA e têm recursos mais limitados, reagindo a estímulos de acordo com sua configuração;
  • Memória limitada: é um avanço em relação às máquinas reativas, pois armazenam informações para tomar decisões.

Apesar de ser a IA mais limitada, esse tipo de inteligência artificial armazena grandes volumes de dados para executar suas tarefas. 

2. Inteligência Artificial Geral (AGI)

A segunda categoria dos tipos de inteligência artificial é a Inteligência Artificial Geral (AGI), também conhecida como “IA forte” ou “nível humano”, já que ela é capaz de realizar tarefas similares às executadas pelos seres humanos. 

Para realizar isso, esse tipo de IA aprende por meio de técnicas de machine learning para compreender e reagir a estímulos específicos.

Assim como o tipo anterior, a AGI também se divide em dois tipos de inteligências:

  • Máquinas cientes: que conseguem perceber o mundo ao seu redor e compreender os estímulos que recebem para processar as informações;
  • Máquinas autoconscientes: que possuem consciência tanto do mundo quanto de si mesmas. 

No entanto, embora a AGI seja capaz de lidar com tarefas que estão além da capacidade da ANI, ela ainda não atingiu o nível de inteligência humana.

3. Superinteligência (ASI)

Por fim, a terceira categoria dos tipos de inteligência artificial é a Superinteligência (ASI). Diferente das demais, ela é apenas uma suposição para o futuro e ainda está em estudo. 

Acredita-se que a superinteligência será muito mais abrangente, podendo variar desde um computador levemente superior à mente humana até uma entidade extremamente mais inteligente, capaz de realizar tarefas impossíveis para os seres humanos.

Por esse motivo, os debates científicos estão atualmente concentrados nessa forma de IA, pois ela tem o potencial de revolucionar a maneira como vemos e compreendemos o mundo.

Quais os benefícios da inteligência artificial para o seu negócio?

Agora que você já conhece os tipos de inteligência artificial, deve estar se perguntando sobre quais benefícios ela pode oferecer para o seu negócio, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos abaixo 4 grandes vantagens que a IA pode trazer para você!

1. Otimização do tempo

Um dos principais benefícios da inteligência artificial para os negócios é a otimização do tempo

copy com chat gpt , herocreator

As diversas ferramentas disponíveis, nos diferentes tipos de inteligência artificial, permitem a realização de tarefas de forma muito mais rápida. 

Dessa forma, você e a sua equipe conseguem ter mais tempo e energia para se dedicar a outras atividades. Ou seja, é possível impulsionar a eficiência operacional e aumentar a produtividade!

2. Diminuição das falhas

Outro benefício interessante da inteligência artificial para os negócios é a diminuição das falhas. Isso ocorre porque os diferentes tipos de inteligência artificial não são afetados pela exaustão, permitindo que executem as atividades com consistência e qualidade

Além disso, ao atribuir tarefas rotineiras à IA, você e sua equipe podem direcionar sua energia diária de forma mais benéfica, evitando desperdícios e contribuindo para um desempenho geral mais eficiente e livre de erros.

3. Automação de processos

Por meio da IA, é possível automatizar tarefas rotineiras do negócio, liberando tempo e recursos para se dedicar a outras demandas estratégicas. 

Um exemplo de automação pode ser vista no envio em massa de e-mail marketing personalizados ou então na programação de postagens nas redes sociais.

4. Melhora da experiência do cliente

Por fim, um dos benefícios mais relevantes da inteligência artificial é a melhora na experiência do cliente

Com ela, é possível resolver problemas de forma mais rápida e personalizar as comunicações com cada cliente, proporcionando uma experiência melhor para eles.

Principais usos e aplicações da inteligência artificial

Para oferecer todos os benefícios listados acima, a IA possui aplicações nas mais diversas áreas, desde o atendimento até a criação de conteúdo! 

Por isso, conheça abaixo 6 de suas principais aplicações.

1. Chatbots

Uma das principais aplicações da inteligência artificial atualmente é na utilização de chatbots. Em muitos sites, é possível encontrá-los prontos para responder dúvidas frequentes ou encaminhar solicitações aos atendentes. 

Dessa forma, eles permitem que a rotina do time de atendimento se torne mais fácil e rápida, o que ajuda a melhorar a experiência do cliente ao sanar suas dúvidas de maneira ágil. 

2. Assistentes

Já os assistentes também são um dos principais usos da inteligência artificial. Eles são conhecidos por auxiliar em tarefas simples, como:

  • Busca de imagens;
  • Agendamento de compromissos;
  • Resposta a e-mails;
  • Entre outros.

O Google Assistente e a Alexa da Amazon são bons exemplos de assistentes. Eles tornam a interação com dispositivos mais intuitiva e eficiente, proporcionando conveniência e praticidade no dia a dia.

3. Escrita de conteúdo

Para quem trabalha com a escrita de conteúdo pode começar a usar as inteligências artificiais para otimizar seu processo de produção! 

Hoje em dia, IAs como o ChatGPT ou Copy.ai conseguem gerar textos de qualidade para serem utilizados em diversos formatos, desde posts nas redes sociais até publicações em blogs!

4. Editor de imagem

Além da escrita, a inteligência artificial também pode ser aplicada na edição de imagens. Com ela, é possível criar artes do zero ou editar imagens existentes, preenchendo-as automaticamente com a ajuda da IA. 

Um exemplo interessante desse uso pode ser visto nas ferramentas DALL-E e Midjourney, que permitem que simples comandos de textos se transformem em imagens!

5. Segurança

As inteligências artificiais também desempenham um papel importante na manutenção da segurança dos sistemas.

Quando aplicadas à cibersegurança, elas auxiliam na detecção de vulnerabilidades e comportamentos suspeitos dos usuários. 

6. Criação de produtos digitais

Por fim, a criação de produtos digitais também é uma ótima forma de usar a inteligência artificial. Atualmente, existem ferramentas no mercado que auxiliam os infoprodutores na geração de produtos para vender na internet. 

Um exemplo desse tipo de inteligência artificial é o Hero Creator. Com essa ferramenta, você consegue gerar um produto digital a partir de simples instruções!

E o melhor de tudo é que você pode começar a usá-lo hoje mesmo e gratuitamente! 

Então venha conhecer mais sobre o Hero Creator e comece a criar seus produtos digitais de forma eficiente e rápida!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *