empreender com a herospark

Sem dúvidas, em algum momento da sua vida, você teve alguma experiência com pop-ups. Geralmente, eram utilizados pelos sites com anúncios intermináveis, o que prejudicava a navegação. Hoje, muitas empresas não o utilizam, com receio de serem mal vistas pelo usuário.

 

No entanto, o recurso pode ser utilizado na medida certa e se tornar, até mesmo, um aliado durante a navegação. Por isso, é importante saber o que é pop-up, para não ter uma ideia equivocada e excluí-lo da sua estratégia na internet. 

 

Continue a leitura e entenda tudo sobre o uso dessa janela no seu site. Acompanhe.

 

O que é pop-up

 

O termo pop-up refere-se a uma janela que surge automaticamente enquanto alguém está navegando em um site. 

Com isso, a pessoa perde toda a visão da página e consegue ver somente o que está naquela janela que se sobrepôs.

Então, é ideal para conseguir a atenção do leitor, que não terá nenhuma outra distração na página. 

 

É comum que o pop-up apresente uma Chamada para Ação (CTA), como um campo para deixar o e-mail e assinar a newsletter. Veja os principais tipos que podem ser ativados:

 

  • Ativação por clique — Aparecerá após o usuário clicar em determinada área da página, geralmente, em algum espaço do layout que não tem botões.  

 

  • Ativado por scroll — Após a pessoa rolar o site até um ponto específico, que geralmente é final da página, o pop-up saltará na tela. 

 

  • Ativação na saída — Essa ação interrompe o usuário quando está na direção de fechar a página. Nesse momento, é surpreendido por uma nova mensagem, que tem o intuito de mantê-lo no site.

 

  • Ativado por tempo — Independentemente do local que a pessoa esteja na página, o pop-up é programado para aparecer após um tempo de permanência.

 

Como e quando usar o pop-up no site

Uma dúvida frequente é com qual objetivo utilizar essa “janela surpresa”, pois existe uma insegurança em acabar espantando o potencial cliente. Por isso, trouxemos alguns exemplos e vamos explicar como você pode utilizá-la, a seguir.

 

Assinar a newsletter

 

O que é pop-up

 

Uma estratégia comum para a captação de leads é a opção de assinar a newsletter. Dessa forma, você consegue conversar diretamente com a pessoa, pois estará na caixa de entrada do e-mail dela. E os pop-ups são bastante úteis para conseguir esses contatos. 

 

É válido mostrar essa CTA quando o indivíduo já estiver há um tempo navegando no site. Se já está consumindo o seu conteúdo há alguns minutos, provavelmente tem interesse no que está sendo apresentado e irá assinar a newsletter para receber mais informações.

 

Veja como o Ideia no Ar usa a copy para persuadir o leitor – desde a pergunta inicial “Quer receber conteúdos relevante sobre empreendedorismo?”, até a opção de sair do pop-up sem informar o e-mail ( “Não tenho interesse em negócios)”. É possível que o leitor, ao tentar sair, seja persuadido por essa última frase e mude de ideia.

 

Apresentar eventos e cursos

 

O que é pop-up

 

 

Quando você promove um evento, deseja que alcance a maior quantidade possível de pessoas, correto? É comum usar anúncios pagos, posts nas redes sociais e, até mesmo, criar landing pages. No entanto, outra forma eficaz é pelo pop-up.

 

No exemplo que trouxemos, vemos o anúncio de um evento promovido pelo Tiago Tessmann. Assim que alguém abre o site dele, já é surpreendido com essa novidade. O conteúdo do pop-up deve ser extremamente bem pensado, para convencer o lead a deixar o seu e-mail e inscrever-se no evento, uma vez que nem começou a navegar pela página.

 

No entanto, para produtos perpétuos, não é interessante usar essa estratégia, pois a propaganda constante prejudica a experiência do usuário que, por sua vez, pode parar de acessar o seu site por se sentir incomodado.

 

Divulgar ofertas

 

O que é pop-up

 

O terror e o motivo dos pop-ups serem tão odiados: as ofertas. Como falamos, até certo tempo, os anúncios apareciam a todo momento na tela e de uma forma visualmente desagradável. Porém, essa tática pode ser muito útil se utilizada corretamente.

 

Inclusive, a SunoResearch soube fazer de forma extraordinária. O anúncio é clean, sem muitas informações, mas fala tudo o que o potencial cliente precisa saber para ser convencido a clicar em “ver ofertas”. 

 

Quando o usuário rola a página até o final, é provável que já esteja interessado em seu conteúdo. Por isso, uma boa estratégia é programar para o pop-up aparecer quando a pessoa já tiver chegado no fim da página. Esse é o melhor momento para mostrar como pode ajudá-lo. 

 

Por outro lado, pode ser colocado também quando o usuário já estiver saindo do site, para chamar a sua atenção pelos benefícios mostrados na oferta. É como se fosse a tentativa final de convencer o lead a realizar a compra.

 

Realizar enquetes

 

O que é pop-up

 

Fazer pesquisas com o público é sempre complicado, porque dificilmente as pessoas estarão dispostas a responder todas as perguntas. Ao receber um formulário por e-mail, provavelmente, você sequer vai abrir o link do formulário. No entanto, existem alguns formatos que conseguem persuadir o leitor.

 

Veja, na imagem, como o pop-up pode ajudar. No caso da Fluency.tv, os criadores deixam uma pergunta sutil, no canto da página. O questionário parece tão simples que o usuário tem uma maior tendência a respondê-lo.

 

Existe uma linha tênue entre pop-ups úteis e inconvenientes. Por isso, saiba o que é pop-up e esqueça o conceito errado dele. Tenha cuidado ao utilizá-los, mas não deixe de explorar esse recurso oferecido pelos sites. As suas vantagens são inúmeras, principalmente, para a captação de leads

 

Depois de chegar até aqui, você deve estar se perguntando como criar um texto convincente no seu pop-up. Por isso, separamos um vídeo com os 5 gatilhos de copywriting para você vender mais. Veja, agora mesmo, e alavanque as suas vendas:

 

 

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *