Como fazer uma captação de leads de graça para o seu 6 em 7?

captação de leads
Qual é o papel da captação de leads na hora do tão esperado 6 em 7? Trouxemos algumas dicas que vão te ajudar nessa jornada!
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

A captação de leads é uma forma ética e eficiente de conseguir dados das pessoas interessadas no seu negócio. Por meio dela, você não perde tempo anunciando para quem não tem o perfil do seu cliente ideal. Você percebe que esse é um dos maiores diferenciais do marketing digital?

Esta técnica contribui para o surgimento de fenômenos de vendas na Internet, como o “6 em 7” ou a “fórmula do lançamento”, criados por Erico Rocha. Essa estratégia tem como objetivo faturar 6 dígitos com um produto digital, ou seja, R$ 100 mil, em 7 dias.

Ela é composta por três elementos principais: a lista de contatos, o lançamento do produto e o quanto você surpreende o cliente com ele.

Mas, para conseguir esse resultado, é necessário conhecer a quantidade de pessoas que vão, de fato, comprar o produto. Para isso, podemos usar a taxa de conversão, que é de 0,5% a 5%. No pior cenário, o de 0,5%, você vai precisar de 20 mil leads para vender 100 produtos, por exemplo. 

Portanto, a captação de leads é essencial para que as estratégias de marketing digital tenham sucesso. Diante disso, que tal aprender a colocar essa técnica em prática de maneira gratuita? Então, continue a leitura e confira!

O que é lead?

Lead é um cliente em potencial para o seu negócio. Ele representa uma pessoa que já demonstrou interesse na sua solução, porém ainda precisa ser nutrida antes de tomar a decisão final de comprar.

No marketing digital, consideramos uma pessoa como lead quando ela fornece alguma informação sobre si para receber algum material seu. Essa informação pode ser: nome, e-mail, telefone, data de nascimento ou qualquer outra.

Quando ela realiza essa ação, isso mostra que tem interesse no seu negócio. Agora, basta você saber como conduzi-la na jornada de compra até que ela realize efetivamente um pedido e, assim, entre para a lista de novos clientes.

Quais são os tipos de leads?

A classificação de leads depende de vários fatores. Por exemplo, o nível de envolvimento com as suas soluções, ou a forma como os contatos chegaram até a sua base.

Existem vários nomes diferentes para os tipos de leads. Mas, em geral, todas se relacionam com o funil de vendas e definem o quanto uma pessoa está próxima de ser o seu cliente ideal. Na dúvida, você pode classificar seus leads como frios, mornos ou quentes.

  • Leads frios são os visitantes que acabaram de virar leads. Por exemplo, acabaram de baixar uma isca digital sua.
  • Leads mornos são os que estão procurando por informações mais detalhadas ou específicas sobre os seus problemas. Por exemplo, são os contatos que acessam as páginas com os seus infoprodutos.
  • Leads quentes são os que estão mais próximos da compra. São os contatos que respondem os seus e-mails de marketing, por exemplo.

Normalmente, os contatos chegam frios até você e “esquentam” de acordo com a sua interação com eles. O primeiro passo para fazer isso é, justamente, a captação de leads.

O que é captação de leads?

A captação de leads é uma técnica que ajuda a coletar dados dos possíveis compradores dos seus produtos ou serviços. Ou seja, é por meio dela que você consegue o e-mail de pessoas interessadas na sua solução.

A partir disso, é possível fazer um fluxo de nutrição, ou seja, uma sequência de e-mails para impulsionar esses leads a percorrer o seu funil de vendas até se tornarem efetivamente  consumidores.

Esse processo é um pouco complexo, pois você precisa conhecer muito bem o seu avatar. Assim como deve criar uma landing page ou página de captura estruturada e persuasiva para conseguir atrair a atenção das pessoas.

Portanto, a captação é a base de todas as estratégias de marketing digital. Diante disso, você precisa criar a sua lista de leads para aumentar a probabilidade de efetuar uma venda de sucesso.

Por que a captação de leads é tão importante no 6 em 7?

Não importa se o seu produto digital é revolucionário, único e de qualidade. Você vai precisar preparar o terreno, ou seja, é necessário conquistar o público-alvo e criar um posicionamento claro. Lembre-se de que na Internet há meios capazes de provar que um produto pode ser a resposta para as dores de muitas pessoas. 

Para isso, você precisa ter uma lista de leads — pessoas que demonstram interesse em saber o que tem a informar. Diante disso, é necessário escolher os métodos para a captura desses possíveis clientes e escalar para o maior número possível.  

Quanto mais leads, maiores são as chances de vender. Claro que, para chegar ao fundo do funil de vendas, é necessário dar tempo às pessoas para que conheçam a solução. Assim como elas precisam enxergar a necessidade de comprar e decidir pagar o valor proposto.

Mas lembre-se de que tudo começa com uma base generosa de leads.

Quais são as melhores estratégias para captar leads?

Antes de falarmos sobre as melhores formas de captar leads, gostaríamos de mencionar dois grandes exemplos de empresas que conseguiram aumentar a sua quantidade de leads e, consequentemente, as suas vendas por meio de tráfego orgânico.

Uma empresa de gestão para varejistas, a Hiper, em março de 2020, aumentou o número de clientes em 20% — no meio da pandemia.

Na metade de julho, ela conquistou um aumento de 250% nas vendas, sendo que 40% dos leads vieram de estratégias orgânicas, ou seja, sem gastos com anúncios. 

Vale destacar que eles investiram primordialmente em marketing de conteúdo, além da integração com outras soluções para e-commerce e dos fluxos de automação.

Já a Rock Content, que oferece soluções em marketing, também teve resultados expressivos na captação de leads, mesmo num período de crise.

Em um mês, foram 700 leads gerados, por meio da veiculação de conteúdo, das estratégias de funil de vendas, das automações e das parcerias. 

Agora vamos apresentar as melhores formas de captar leads de graça. Vamos lá!

Crie conteúdo

Pelos cases citados, fica evidente o protagonismo dos conteúdos para a obtenção de leads. Isso porque ele está presente em todas as etapas do funil de vendas, bem como guia a idealização do cliente ideal. 

Além disso, é uma maneira sustentável de marcar a presença da marca nos diferentes canais digitais, como redes sociais, blog, site, entre outros.

Por exemplo: a transmissão ao vivo foi uma das novidades que a Hiper experimentou recentemente. O CEO da empresa fazia lives com dicas sobre varejo digital, com o objetivo de educar seus clientes e conquistar mais leads de graça. 

Outra boa prática em marketing de conteúdo é oferecer blog posts que tiveram um bom ranqueamento devido às suas palavras-chave no formato PDF. Assim, eles podem ser lidos em outros momentos.

Ou, ainda, é possível disponibilizar transcrições de vídeos e mapas mentais dos conteúdos audiovisuais para quem prefere ler a assistir.

Faça os visitantes se inscreverem na sua newsletter

Outra prática que pode ser trabalhada ao lado da produção de conteúdo é a criação de uma newsletter. A partir dela, você consegue enviar aos seus assinantes as principais novidades do seu blog, negócio ou setor.

copy com chat gpt , herocreator

Assim, você pode criar chamadas para a ação bem persuasivas para fazer com que seu público ofereça seu e-mail para começar a receber as newsletters. Para convencê-lo a isso, existem vários incentivos que você pode aplicar, como:

  • Oferecer um cupom de desconto para os assinantes;
  • Disponibilizar conteúdos exclusivos que você não coloca no blog;
  • Mostrar que os assinantes são os primeiros a acessar novos lançamentos.

Para trabalhar com a newsletter, comece pensando nas vantagens que você pode oferecer para sua audiência para que ela enxergue relevância nisso. 

Otimize suas estratégias de funil de vendas

Uma forma clássica de otimizar o funil de vendas é unir os contatos obtidos por Inbound e Outbound Marketing. No Inbound, os clientes são atraídos por conteúdos que mostram seu produto ou serviço como solução.

Já no Outbound, a prospecção é direta, ou seja, os vendedores entram em contato com possíveis clientes ativamente e falam das vantagens dos produtos.

Nesse caso, a vantagem é uma via de mão dupla, pois você obtém leads aquecidos pelo Inbound e os que apenas não estavam no melhor timing são obtidos pelo outbound. O nome dessa tática é funil de vendas em Y. Além de maior captação de leads, você poupa energia dos seus times de marketing e de vendas.

Desenvolva um Kit de Ferramentas

Em todo setor, sempre existem alguns materiais que ajudam a realizar algum processo com mais rapidez ou qualidade. Seja ele uma planilha, checklist ou template pronto, o público sempre se interessa por esse tipo de oferta.

Podemos dar como exemplo o universo do design. Os profissionais mais experientes dessa área conseguem divulgar templates para Photoshop ou até checklists para produzir conteúdo para as redes sociais.

Esses materiais, por sua vez, conseguem ajudar muito o público, enquanto também permite que os profissionais captem vários leads para nutri-los. 

Dessa forma, você pode começar a pesquisar que tipo de ferramentas você tem e que seu público irá adorar. Em seguida, comece a criá-la. 

Com tudo pronto, você pode divulgá-la nas suas redes sociais, e-mail marketing e até mesmo a partir de pop-ups no seu site.

Peça indicações 

Identifique a base de clientes que está satisfeita com o seu produto ou serviço. Depois disso, envie escalas de 0 a 10 de satisfação, até mesmo por SMS.

Crie também um canal para esses consumidores mais leais. Diante disso, peça indicações e ofereça algo em troca, como um período de tempo gratuito de assinatura ou algum brinde especial.

Tenha em mente que o disseminador mais confiável da sua marca é o cliente. A prova social, gatilho mental largamente usado no 6 em 7, funciona bem para trazer consumidores de perfis semelhantes aos que você já possui.

Esses leads originados de indicação podem ter as mesmas dores as quais está acostumado a atender, isso facilita a conversão.

Disponibilize infográficos

Infográficos são um formato de conteúdo muito amado pelo público. A partir dele, é possível acessar diversas informações de forma simples e prática, tornando-o um formato de conteúdo facilmente consumido pelo público.

Além disso, eles são bem versáteis e permitem que você crie conteúdos que:

  • Ensinem o público a fazer uma prática;
  • Mostrem para o público um novo conceito;
  • Compartilhem dados sobre seu setor;
  • Divulguem listas com itens que ajudam seu público com um problema.

Dessa forma, você pode trabalhar oferecendo esse formato de conteúdo para conseguir gerar cada vez mais leads para a sua estratégia.

Invista em automação de marketing

Boa parte das estratégias mencionadas até aqui podem ser feitas de forma automática e pela delegação de tarefas repetitivas. Assim, sobra tempo para qualificar processos da sua competência. Para isso, você pode utilizar a automação de marketing, que é uma tecnologia que ajuda a captar melhor os leads e nutri-los de forma mais proveitosa.

Os softwares de automação são capazes de agendar postagens nas redes sociais, enviar e-mails apropriados para cada perfil de lead, mensurar os resultados obtidos, etc.

Por reduzir o ciclo de vendas e diminuir o custo de aquisição de clientes, dentre outros benefícios, a automação de marketing pode aumentar em até 57% a taxa de conversão de visitantes em leads.

Faça webinars

Você também pode investir em webinars gratuitos com transmissão ao vivo pelas plataformas de videoconferência, como Zoom, Google Meet, entre outros. Eles são similares a uma palestra presencial, por isso as pessoas que desejam participar precisam fazer inscrição.

Lembre-se de que ele precisa estar alinhado com o seu produto ou serviço digital. A partir disso, você consegue captar leads interessados no assunto que você estará tratando no evento e, consequentemente, aumentará as suas chances de vender algo para eles.

Agora que você já sabe o que é e como fazer a captação de leads de maneira gratuita, fica evidente que esse é um processo necessário mesmo para o melhor produto digital do século.

Seja por meio de conteúdos educativos, prospecção ou indicação da própria base de clientes.

É importante procurar despertar o interesse de forma consciente para que as pessoas respondam o seu formulário de captação de leads e você consiga gerar leads de qualidade.

Vale lembrar que cada produtor digital faz esse processo de acordo com as suas estratégias. Além disso, uma técnica pode funcionar com uma pessoa e com outra não. Por isso, é necessário sempre testar para ver qual delas se adapta melhor ao seu cenário.

Faça pesquisas de mercado

Realizar pesquisas de mercado é uma maneira eficaz de entender as necessidades e desejos de seus potenciais clientes. Por meio delas você pode coletar informações valiosas sobre seus clientes, incluindo seus interesses, hábitos de compra, necessidades e desejos.

Essas informações podem ser usadas para criar conteúdo, ofertas e estratégias de marketing mais direcionados e eficazes. O resultado final são leads mais propensos à compra.

Existem muitas maneiras de realizar pesquisas de mercado, incluindo pesquisas online, entrevistas, grupos focais e análise de dados de mercado.

Participe de eventos

Faça networking em eventos, conferências, feiras e workshops da sua área. Assim você pode conhecer pessoas que estão interessadas em seu negócio.

Essas conexões podem se tornar parceiras de negócios, aumentar sua visibilidade e credibilidade. Além disso, os visitantes do evento podem se tornar seus leads. Para isso, você precisará do e-mail ou contato delas.

Uma forma de conseguir é oferecendo amostras do seu trabalho, compartilhar informações valiosas, ou ministrar palestras e fazer apresentações, se tiver a oportunidade.

Use as redes sociais

Crie perfis em redes relevantes para o seu negócio e compartilhe conteúdo interessante. Conforme você ganha seguidores e engajamento, você pode começar a promover seus produtos e serviços, oferecer descontos exclusivos e direcionar seus seguidores para seu site.

Você também pode divulgar suas iscas digitais e outros materiais através das redes, para ganhar leads de forma mais direta. As principais redes também oferecem ferramentas de análise de público.

Use essas ferramentas para conhecer melhor seu público-alvo e construir estratégias de marketing cada vez mais direcionadas.

Agora que você já sabe o que é e como fazer a captação de leads de maneira gratuita, fica evidente que esse é um processo necessário mesmo para o melhor produto digital do século.

Seja por meio de conteúdos educativos, prospecção ou indicação da própria base de clientes.

É importante procurar despertar o interesse de forma consciente para que as pessoas respondam o seu formulário de captação de leads e você consiga gerar leads de qualidade.

Vale lembrar que cada produtor digital faz esse processo de acordo com as suas estratégias. Além disso, uma técnica pode funcionar com uma pessoa e com outra não. Por isso, é necessário sempre testar para ver qual delas se adapta melhor ao seu cenário.

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *