Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


O que é site responsivo e como criar

Site aberto em diferentes dispositivos. Imagem com o texto: o que é site responsivo

Saber o que é site responsivo é fundamental para qualquer empreendedor. O conceito se refere a sites que podem ser acessados totalmente via celular, o que é muito relevante, considerando que os smartphones são ferramentas indispensáveis hoje em dia.

Por isso, todas as suas páginas precisam ser completamente acessíveis em qualquer computador, smartphone ou tablet. Os dispositivos não param de evoluir e, por isso, ter um site que não se adapta a todos os formatos pode trazer muitos prejuízos.

Neste texto, vamos explicar em detalhes o que é site responsivo e dar algumas dicas para criação!

 

O que é site responsivo?

Um site responsivo é aquele projetado para se adaptar a qualquer tipo de resolução, sem que fique distorcido ou que as informações não se ajustem inteiramente na tela. 

Com esse tipo de design, o site identifica a largura de cada tela para, assim, ajustar o tamanho das imagens, das fontes e dos botões para criar a melhor experiência para o usuário.

Quer um exemplo? Acesse o site da HeroSpark do seu computador e, depois, acesse pelo seu smartphone. Você verá que a disposição dos elementos na tela mudou, mas você consegue visualizar os conteúdos claramente, além de encontrar todos os comandos com facilidade.

Com um site responsivo, o usuário não precisa dar zoom para conseguir ler os textos e visualizar as imagens.

 

Qual a diferença entre site responsivo e site mobile?

Como citado anteriormente, um site responsivo é projetado para se adaptar em qualquer tipo de tela. 

Já um site mobile funciona como um segundo site, feito exclusivamente para ser aberto em determinado tipo de dispositivo, como um smartphone.

Em geral, o ideal é optar pelo site responsivo, pois ele oferece uma série de vantagens.

 

Vantagens de ter um site responsivo

Com um site responsivo, a experiência do usuário é infinitamente melhor. Se o site não se adapta à tela, as chances de o usuário não encontrar o que procura é muito maior, o que pode reduzir as chances de conversão do seu produto ou serviço.

Outra vantagem é que o Google prioriza os sites responsivos em seu algoritmo de resultados de pesquisa. Ou seja, é essencial garantir que seu site se adapte a diferentes formatos para que você consiga obter bons resultados.

O acesso via mobile está crescendo e a tendência é que cresça cada vez mais. Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet Brasil apontou que os smartphones são usados por 99% das pessoas conectadas no país, sendo que 58% delas acessam a internet apenas pelo celular. 

Isso mostra que, se o seu site não é responsivo, você está oferecendo uma experiência ruim para 58% dos internautas brasileiros. E você não quer isso, certo?

Ainda falando sobre experiência, se o seu site não for responsivo, a velocidade do carregamento da página no smartphone é extremamente reduzida. Um site responsivo é mais leve e otimizado para dispositivos móveis, o que reduz a probabilidade de que seu usuário desista e feche o site antes mesmo de fazer o que buscava.

Entre muitas outras vantagens, o site responsivo é adaptado para todos os tipos de tela – inclusive para aquelas que ainda nem existem. Ou seja, optando por esse formato, você já prepara seu site para performar bem em novos dispositivos que possam surgir no processo de evolução da tecnologia. 

 

Como criar um site responsivo

Criar um site do zero pode parecer algo inviável para muitas pessoas. Mas calma! Trouxemos algumas dicas para ajudar você nesse processo.

 

Defina quando a mudança será feita

Muitas vezes, queremos fazer mudanças significativas em nosso negócio, mas acabamos deixando para depois, e “o depois” nunca chega. Geralmente, isso acontece por medo de dar esse próximo passo ou simplesmente por falta de conhecimento sobre como realizá-lo.

 

67 headlines para páginas de vendas

Analise o tráfego do seu site

Você analisa frequentemente os resultados do seu site? Conferir as estatísticas e o número de pessoas que o acessam é essencial para saber o quanto esse canal é importante para o seu negócio.

Além disso, com essas informações você poderá comparar os números de acessos de antes e depois de introduzir um design responsivo ao seu site. 

 

Analise sites da concorrência e de outros segmentos

Você tem ideia de como será o design do seu site após essa mudança? No momento de fazer essa transformação, é sempre válido dar uma olhada no site dos seus concorrentes e de outras grandes empresas que você admira.

Faça pesquisas no Google, acesse os sites em diferentes dispositivos e perceba quais são as diferenças entre as experiências web e mobile. Observe como as imagens e as fontes ficam distribuídas em cada um dos formatos. 

Primeiro, anote tudo o que você gostou e deseja introduzir em seu site. Depois, anote aquilo que você não gostou. Em seguida, anote as falhas do seu concorrente e, a partir disso, busque formas de oferecer uma experiência muito melhor para o seu cliente em seu site.

 

Não programe sozinho

Se você não for um especialista na programação de sites, uma alternativa é investir nas ferramentas de design disponíveis na internet.

Com atenção e vontade de aprender, todo mundo pode criar um site ou desenvolver a própria landing page.

Você pode criar a sua landing page responsiva gratuitamente, de forma fácil e rápida. A Herospark possibilita a criação de landing pages de altíssima qualidade, para você captar novos leads e divulgar seus infoprodutos, como cursos, e-books, mentorias, entre outros.

Criando um novo funil de vendas na plataforma, sua landing page é criada automaticamente. Você só precisa editá-la para inserir:

 

  • Url;
  • Logotipo;
  • Headlines;
  • Formulário;
  • Capa do e-book;
  • Informações sobre o produto;
  • Texto de apresentação;
  • CTA.

Assista ao vídeo abaixo e confira um passo a passo completo sobre como criar a sua landing page gratuitamente:

 

Existem outras ferramentas para quem não consegue programar – o WordPress é uma das mais conhecidas e utilizadas.

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) que foi criado para ajudar as pessoas na hora de começar seu próprio site. E utilizá-lo não é tão difícil quanto parece.

Existem diversos tutoriais na internet que ajudam você a iniciar sua jornada na plataforma. Basta fazer uma simples pesquisa e colocar a mão na massa.

 

Busque ajuda de especialistas

Se mesmo tendo o apoio de plataformas online você ainda não se sentir preparado para criar o seu próprio site responsivo online, buscar especialistas no assunto é a melhor escolha. 

E não há motivos para se sentir mal por isso.

São os especialistas que retêm toda a informação necessária para criar um site responsivo de alta qualidade, com um design que oferecerá a melhor experiência aos seus usuários, e que esteja de acordo com as suas expectativas.

Se o seu orçamento possibilitar, não hesite em buscar especialistas em design responsivo para realizar essa mudança ao seu lado.

Agora que você já sabe como criar o seu site responsivo, que tal conhecer mais sobre a HeroSpark? Somos uma plataforma gratuita e 100% integrada em um único ambiente, com tudo o que você precisa para criar um negócio digital lucrativo ou fazer a sua empresa crescer ainda mais no mundo digital.

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …