Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Taxa de conversão: como medir e otimizar

Taxa de conversão

A taxa de conversão serve para indicar como está o resultado das estratégias aplicadas e identificar os gargalos que podem ser melhorados. Dessa forma, vai ser possível converter a maior quantidade de leads para a ação que você deseja.

 

É comum que os empreendedores acreditem que esta taxa aplica-se somente à conversão em vendas. Porém, cada etapa do funil de vendas pode ser medida pela fórmula, desde quando o indivíduo é apenas um visitante até o momento de fechar a compra.

 

Quer entender como calcular a taxa de conversão e otimizar os resultados do seu negócio digital? Veja o artigo que preparamos e siga as nossas dicas. 

 

O que é taxa de conversão?

 

A conversão ocorre quando a empresa consegue levar o indivíduo a realizar determinada ação dentro da jornada de compras. Dessa forma, a taxa de conversão é uma métrica que revela se a estratégia de marketing está alcançando os seus objetivos.

 

Vale ressaltar que não se resume à quantidade de vendas realizadas, uma vez que pode representar outras conversões, desde o lead preencher um formulário a seguir alguma Call to Action (CTA).

 

Assim, é possível que o empreendedor entenda o resultado obtido em cada etapa e em qual delas precisa melhorar. Certamente, se houver uma falha em etapas iniciais, a quantidade de pessoas que chegarão até a compra vai ser menor.

 

Como medir a taxa de conversão?

 

O primeiro passo para calcular a taxa de conversão é definir qual é o seu objetivo, isto é, qual ação dos leads deseja analisar. Depois, é só encontrar os números e fazer o cálculo pela seguinte fórmula:

 

Taxa de conversão = número de conversões divididos(/) pelo número de pessoas que chegaram até a etapa anterior vezes (x) 100

 

Para exemplificar, vamos utilizar uma loja física. Se entraram 1000 pessoas em um dia e 100 realizaram alguma compra, a taxa de conversão daquele dia foi de 10%. Veja:

 

Taxa de conversão = 100 / 1000 x 100 = 10%

 

Da mesma forma acontece no marketing digital, mas a métrica é calculada por outras perspectivas, como cliques em anúncios ou visitas em landing page.

 

Qual porcentagem é uma boa taxa de conversão?

 

Depende! Não adianta comparar o seu resultado com o de concorrentes nem de outros segmentos, pois existe uma série de fatores que podem diferenciar entre um negócio e outro. 

 

O melhor é ter uma meta estabelecida e identificar se ela foi alcançada ou não. Outra boa prática é analisar a taxa junto com outras métricas importantes para o seu negócio:

 

 

A cada nova análise, você vai entender melhor sobre a própria realidade e conseguir ser mais preciso na interpretação dos resultados.

 

Como otimizar a taxa de conversão?

 

Entenda o público

 

67 headlines para páginas de vendas

Por volta do ano de 2010, uma rede varejista dos Estados Unidos descobriu que as vendas de fraldas estavam atreladas a de cervejas. Após entender esse hábito do público, deixou os dois produtos em prateleiras próximas. Assim, instigou aquele costume e aumentaram as vendas. 

 

Isso foi possível graças ao uso de dados armazenados. Imagine, então, a quantidade de coisas que dá para notar com as informações que um negócio digital tem. Se o infoprodutor conseguir fazer boas análises e focar nas estratégias corretas, com certeza vai aumentar a taxa de conversão.

 

A análise pode ser quantitativa ou qualitativa. No primeiro caso, busque em ferramentas como o Google Analytics:

 

  • Dispositivos utilizados pelos clientes;
  • Canal de marketing que atraiu o cliente;
  • Ponto de abandono da página.

 

Já a análise qualitativa é mais difícil de realizar, pois depende de respostas mais aprofundadas, como uma pesquisa de satisfação. No entanto, é indicado realizar para conhecer diretamente as preferências do público.

 

Realize testes A/B

 

O teste A/B consiste em deixar uma mesma página com duas versões diferentes para entender qual vai ter maiores conversões. As diferenças entre uma e outra são poucas e costumam ser sutis, justamente para entender quais aspectos fazem o resultado mudar. 

As modificações podem ser, por exemplo:

 

 

Uma ferramenta que pode auxiliar no teste em landing pages (LP) é o Unbounce. Ele permite a criação de LPs e disponibiliza as estatísticas dos visitantes, para facilitar as percepções obtidas na taxa de conversão.

 

Crie automações para nutrir os leads

 

Imagine que muitas pessoas conhecem a sua empresa e até visitam o seu site. No entanto,  o portal logo é esquecido, seja porque não entrega conteúdo, seja porque os materiais não são adequados para o potencial cliente.

 

O primeiro passo é criar conteúdo com constância e qualidade. No entanto, a automação de marketing permite entregar conteúdos personalizados, para os leads corretos e em grande escala.

 

Essa estratégia pode ser utilizada para o famoso disparo de e-mails. Assim, o funil de vendas vai ser otimizado e os leads evoluirão até chegar na etapa de compra.

 

Utilize o SparkFunnels

 

Para ter um funil de vendas de alta conversão, indicamos o uso do SparkFunnels.  A ferramenta permite montar o funil em menos de 5 minutos, com uma plataforma grátis e intuitiva. A versão gratuita, entre tantos recursos, contempla:

 

  • Leads ilimitados;
  • Landing pages ilimitadas;
  • Automação e envio de e-mails ilimitados;
  • Editor de páginas online.

 

Além disso, já tem um modelo de funil pronto que agiliza o trabalho do empreendedor, o qual poderá focar em outras tarefas. O SparkFunnels ainda permite acompanhar os resultados obtidos em cada funil. Assim, é possível identificar os dados que são utilizados na fórmula da taxa de conversão e estudar maneiras de otimizar os resultados.

 

Alcançar uma boa performance em negócios digitais abrange uma série de fatores e a taxa de conversão é essencial para facilitar a identificação de pontos fortes e fracos. Por isso, não deixe de usar essa fórmula tão simples e poderosa.

 

Se você deseja conhecer melhor sobre o SparkFunnels e como pode ser útil ao seu negócio, veja este vídeo:

 

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …