Planejamento de curso online: checklist para criar o seu!

Pessoa fazendo um planejamento. Fundo roxo e legenda: "planejamento de curso online"

Você já deve saber que o curso online é um infoproduto altamente escalável por conta da grande demanda no mercado digital, não é verdade?

Isso porque, cada vez mais pessoas que buscam se capacitar e melhorar seus currículos encontram nesse formato educacional uma grande oportunidade. Mas você sabe fazer o planejamento de curso online

Neste artigo, detalhamos o porquê investir em cursos online é uma ótima opção e ainda montamos um checklist de como fazer o seu. Boa leitura!

Por que investir em cursos online é uma boa opção?

Antes de detalharmos o planejamento de curso online, é importante destacar os motivos que tornam esse infoproduto um dos melhores investimentos para quem deseja iniciar uma jornada no mercado digital.

Assim, entre as principais razões que tornam os cursos online uma ótima forma de investimento para gerar renda, podemos citar:

  • Modelo educacional conectado com uma nova realidade;
  • Flexibilidade de tempo e espaço;
  • Maior potencial de escalabilidade;
  • Custos operacionais reduzidos;

Confira abaixo mais detalhes sobre cada uma dessas razões para investir na produção de cursos online e ter sucesso com a infoprodução.

 

Modelo educacional conectado com uma nova realidade

O modelo tradicional de educação apresenta algumas lacunas, principalmente no que refere-se à falta de dinamismo. Logo, se tornou necessário encontrar maiores possibilidades de integração com o perfil dos alunos da atualidade. 

Do mesmo modo, com a expansão da rede mundial de computadores e a digitalização dos processos, também se mostrou necessário trazer a educação para essa nova realidade, gerando possibilidades e apresentando um novo mercado.

Vale dizer que esse mercado está em expansão, como aponta o levantamento do INEP, que mostra que a busca por cursos de graduação online já superou a de cursos presenciais. 

 

Flexibilidade de tempo e espaço

Além do dinamismo, outra motivação que leva à alta demanda por cursos online é a democratização do acesso e a flexibilidade das aulas. Afinal, um aluno pode acompanhar as aulas online em uma cidade diferente da sua e em horários assíncronos. 

Isso porque, ao planejar o curso online, você pode utilizar plataformas para hospedar suas aulas e possibilitar que alunos de diferentes lugares do mundo possam acompanhar.

Essa flexibilidade facilita o trabalho de quem produz as aulas e também de quem busca pelos cursos online para aprimorar os seus conhecimentos. 

 

Maior potencial de escalabilidade

Por não depender do funcionamento em uma determinada localidade e em horários determinados, os cursos online são um tipo de infoproduto muito escalável.

Imagine só: um curso de inglês produzido por um professor em São Paulo pode ser assistido por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, porque a internet pode ser uma sala de aula sem paredes.

Mas para aproveitar o potencial escalável das redes, é necessário se atentar para detalhes, como:

 

Custos operacionais reduzidos

Sem a necessidade de locação de espaço para receber os alunos e sem a necessidade de deslocamento próprio, ofertar aulas online também se mostra um ótimo investimento por conta dos custos operacionais reduzidos.

Além da economia com espaço, tributos e deslocamento, você também não precisa se preocupar em gastar com impressão de material didático, já que você pode disponibilizar todo conteúdo digital por meio de uma plataforma. 

Agora que você já conhece os detalhes que tornam esse infoproduto tão atrativo e de fácil investimento, confira no próximo tópico como realizar o planejamento de curso online de maneira prática. 

 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

 

Planejamento de curso online: como fazer?

Detalhamos abaixo os 6 passos para construir um curso online de sucesso, acompanhe. 

 

1. Defina um tema

O primeiro item para riscar do checklist do seu planejamento de curso online é o tema que vai nortear suas aulas. Escolha um assunto que você domine e goste de falar sobre.

Além disso, outros pontos que você pode considerar na hora de escolher o tema do seu curso online são:

  • Conteúdo conectado à sua experiência profissional;
  • Assuntos ligados à sua área de formação;
  • Temas do interesse do público com o qual você deseja trabalhar;
  • Assuntos que estejam em alta no mercado.

 

2. Reúna os conteúdos  

O próximo passo do planejamento de curso online é reunir os conteúdos disponíveis sobre o assunto escolhido e segmentá-los para a criação do seu material-base. 

Para isso, busque boas referências sobre os autores e realize a checagem das informações para montar um conteúdo com credibilidade.

 

3. Estabeleça os objetivos e os critérios de avaliação

Após a pesquisa de conteúdos que vão servir como base para as suas aulas, é hora de definir os objetivos e pensar no critério de avaliação para os alunos.

Estabelecer isso durante o planejamento de curso online é muito importante, pois vai guiar o formato das aulas e estruturar o método didático a ser adotado. 

Alguns modelos de avaliações são:

  • Relatórios;
  • Estudos de casos;
  • Questionários;
  • Projeto modelo, etc. 

 

4. Construa um roteiro

Com o conteúdo definido e objetivos e métodos avaliativos estruturados, o próximo passo do planejamento de curso online é a construção dos roteiros para cada aula.

Nos roteiros devem conter informações como:

  • Módulo a ser trabalhado;
  • Tema das aulas;
  • Material que será disponibilizado;
  • Atividades;
  • Recursos utilizados.

 

5. Grave as aulas

Com todo esse material estratégico reunido, o próximo passo a seguir no planejamento de curso online é a gravação das aulas. Para isso, siga as seguintes dicas:

  • Escolha um ambiente silencioso e iluminado;
  • Crie um cenário alinhado ao tema do curso online;
  • Organize seu equipamento de gravação;
  • Utilize ferramentas de edição para aprimorar seus vídeos. 

 

6. Escolha a plataforma para hospedar o curso 

Uma das decisões mais importantes que você precisa tomar durante o seu planejamento de curso online é a escolha da plataforma que irá hospedar suas aulas e todo material que você preparou.

Por isso, você deve escolher uma plataforma segura e que garanta uma ótima experiência para você e seus alunos. 

Assim, uma boa opção é a HeroSpark, uma plataforma que possui recursos 100% gratuitos que possibilitam desde a criação do seu infoproduto até a venda. 

Com a ferramenta da Hero, você pode criar um funil de vendas e automatizar um fluxo de e-mail marketing para divulgar seu curso online. Além disso, a plataforma também garante:

  • Segurança do seu conteúdo: evitando a pirataria e garantindo que você receba seus pagamentos de forma rápida e simples;
  • Gateway de pagamento exclusivo;
  • Página de vendas com template de alta conversão.

 

[BÔNUS] Template pronto para planejamento de curso online

Mas não para por aí! A HeroSpark também preparou um material exclusivo para impulsionar o seu planejamento de curso online.

Baixe gratuitamente o Guia do Planejamento de Curso Online e tenha acesso a uma ferramenta completa para criar o seu infoproduto e ter sucesso no mercado digital. 

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.