Como gravar um vídeo no notebook? Tutorial e 3 dicas

Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Investir na criação de seu próprio curso online requer planejamento de conteúdo e uma boa estratégia de marketing digital. Além disso, é muito importante garantir a qualidade do material audiovisual apresentado em suas aulas. 

Mas como iniciar a produção de um curso online se você conta com poucos recursos para adquirir equipamentos de gravação? 

Pensando nessa questão, preparamos este guia completo com dicas e ferramentas essenciais para você aprender como gravar um vídeo no notebook

No final, também te apresentamos um kit gratuito com as melhores soluções para você montar seu estúdio de gravação driblando o orçamento. Por isso, boa leitura! 

Mais do que uma plataforma, somos a solução que reúne tudo o que você precisa para começar ou escalar o seu negócio digital. Experimente agora e comprove na prática!

Inscreva-se gratuitamente!

3 dicas de como gravar um vídeo no notebook para o seu curso online

Para começar, você vai conferir 3 dicas essenciais de como gravar um vídeo no notebook com muita qualidade. Vamos lá?

1. Escolha o ambiente certo para as gravações

Uma das primeiras coisas que precisam estar no seu planejamento é a escolha do local em que você deseja gravar os vídeos para o seu curso online. Afinal, o ambiente escolhido afeta diretamente em questões como qualidade do áudio e iluminação.

Além disso, o local escolhido também pode reforçar ou não a mensagem de autoridade que você deseja transmitir. Então vale muito a pena optar por um ambiente bonito, com decoração leve e que transpareça credibilidade

2. Capriche na iluminação

Se você achar que a iluminação natural do seu ambiente não é excelente ou, ainda, se quiser fazer uma melhoria, saiba que existem soluções baratas que podem melhorar muito qualidade da gravação de vídeo no notebook.

Um exemplo são os populares light rings, que são encontrados facilmente por preços bem acessíveis.

Se você possuir luminárias de mesa ou tiver como direcionar as luzes do ambiente escolhido para suas gravações, com certeza seus vídeos podem ficar com uma iluminação incrível.

3. Conheça seu público

Conhecer bem o público que você quer alcançar vai lhe ajudar a criar um diferencial entre seu infoproduto e outros disponíveis no mercado digital. Isso quer dizer que você deve planejar sua abordagem de acordo com o público com quem você está se comunicando. 

Uma boa aposta é atender o nicho que você tem mais experiência. Assim, transforme os anos de trabalho em uma determinada área em conteúdo. 

Vale dizer que conhecendo seu público você também consegue montar o melhor roteiro para seus vídeos. Isso te ajuda a entregar um conteúdo mais relevante e a criar uma narrativa que conecte seus vídeos e gere mais interesse entre sua audiência

3 ferramentas para gravar vídeos no notebook 

Na hora de aprender como gravar um vídeo no notebook, saiba que existem ferramentas capazes de otimizar o seu trabalho e garantir que o resultado final cause um impacto positivo em sua audiência. 

Por isso, separamos 3 programas de gravação e edição de vídeos que podem alavancar a qualidade audiovisual das suas aulas. São eles:

  1. Loom;
  2. Filmora;
  3. Movavi.

Loom

Disponível em versões para download ou como extensão para o Chrome, o Loom é o programa ideal se você pensa em apresentar tutoriais ou oferecer séries de vídeos curtos.

copy com chat gpt , herocreator

Em sua opção gratuita, é possível fazer vídeos de até 5 minutos utilizando imagens da sua webcam e/ou da tela do seu notebook.

Além disso, um dos recursos mais legais do Loom para os infoprodutores é a possibilidade da inclusão do botão CTA na edição.

1. Instalação do programa

Para começar a gravar um vídeo no notebook utilizando o Loom, a primeira coisa que você precisa fazer é instalar o plugin do Chrome ou fazer o download do programa compatível com seu sistema operacional. 

2. Cadastre uma conta no Loom

Após a instalação do programa, você deve se inscrever no Loom para ter acesso a um painel de perfil personalizado. Você pode utilizar contas Google, Apple ou Outlook para o acesso.

Depois de aceitar os termos de privacidade, seu cadastro será confirmado e você poderá iniciar suas gravações.

 

3. Iniciando as gravações

Antes de sua primeira gravação, um pequeno tutorial em inglês aparecerá em sua tela.

Após o tutorial, você pode ajustar suas opções de gravação: gravar apenas sua tela, apenas sua imagem da webcam ou as duas opções simultaneamente. 

Após a gravação, ficará disponível as opções de compartilhamento. Você pode salvar o vídeo na sua biblioteca e também compartilhá-lo em formato de link. 

Filmora

O Filmora é um editor de vídeo gratuito e está disponível tanto para usuários de Windows quanto para usuários de Mac.

Sua interface intuitiva o torna um dos programas mais acessíveis para quem está começando a aprender como gravar um vídeo no notebook.

Na versão gratuita, é possível utilizar recursos básicos de edição de imagens. Mas quem assina algum plano premium, pode ter acesso a recursos como o chroma key, o famoso fundo verde que possibilita a edição do ambiente de gravação. 

Movavi

O Movavi é outro programa poderoso e intuitivo que pode ajudar você a  elevar ainda mais a qualidade dos vídeos de seu curso online.

E o melhor: tudo isso utilizando os recursos de câmera e microfone do seu notebook. 

Atualmente, o pacote completo do Movavi pode ser adquirido por R$94,95. Mas você pode utilizar os recursos básicos da ferramenta gratuitamente

O Movavi oferece:

  • Editor de fotos e vídeos;
  • Recurso de captura de tela;
  • Conversor de mídias;
  • Melhoria de qualidade de imagem e áudio;
  • Aplicação de títulos e transições.

[KIT GRÁTIS] Monte um estúdio de gravação de acordo com seu orçamento 

O crescimento nas vendas de cursos online têm demonstrado o potencial de sucesso desses infoprodutos. Mas muitos infoprodutores ainda relutam a começar a gravação de suas aulas por acharem que não têm recursos para adquirir equipamentos profissionais de gravação e edição de vídeos.

No entanto, seguindo as dicas básicas de como gravar um vídeo no notebook que demos neste conteúdo, você já terá realizado boa parte do planejamento de suas gravações.

Portanto, não precisa esperar mais para lançar seu curso online. 

Pensando em aprimorar ainda mais a experiência de criação do seu infoproduto, montamos um material que vai elevar a qualidade de seus vídeos sem impactar seu bolso. Baixe agora nosso kit gratuito e monte seu próprio estúdio de gravação sem pesar no seu orçamento!

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *