Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Planejamento estratégico de marketing em 5 passos

Planejamento estratégico de marketing: veja como fazer

Primeiramente, como está o planejamento estratégico de marketing da sua empresa? Será que você está fazendo esse processo da maneira correta? Ou, ainda, qual é a sua percepção em relação aos resultados esperados?

 

O planejamento correto do marketing digital da sua organização é essencial para que ela tenha uma presença online positiva, bem como atraia e fidelize os seus clientes. Por isso, você precisa seguir uma sequência lógica, ou seja, um processo para conseguir desenvolver um planejamento mais assertivo.

 

Pensando nisso, neste texto, vamos apresentar para você os principais passos para a criação de um plano estratégico de marketing. Então, se você precisa de uma ajudinha para fazer esse processo, continue a leitura e confira todas as informações que separamos para você. Vamos lá!

 

5 passos do planejamento estratégico de marketing

 

Como mencionamos anteriormente, o planejamento estratégico de marketing é determinante para o sucesso da estratégia de vendas de uma empresa. Por isso, a sua elaboração deve ser feita com muito cuidado e discernimento. Dessa forma, as chances de acontecerem erros e, consequentemente, prejuízos são menores.

 

Considerando a importância desse tema e pensando em ajudar você a colocar esse processo em prática. Neste texto separamos 5 passos para que qualquer gestor ou diretor de marketing consiga confeccionar o seu plano de marketing de maneira estratégica. Confira!

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

1. Analise as estratégias de marketing atuais

 

O primeiro passo para fazer um bom planejamento estratégico de marketing é analisar todas as ações que você já fez nessa área para o seu negócio digital. Ou seja, é necessário verificar o que deu certo e o que não deu nas campanhas implementadas até o momento.

 

Dessa forma, você tem a percepção de como está a presença digital da empresa, bem como consegue identificar em quais canais online ela tem perfil, se tem blog ou site otimizados, se a descrição da sua persona está correta, entre outros detalhes da estratégia atual. Essas informações ajudarão você a entender quais ações podem ser reaproveitadas e quais precisam ser reformuladas para que a empresa obtenha sucesso nas suas estratégias de marketing digital.

 

2. Estude o ambiente interno e externo da empresa

 

O próximo passo é estudar o ambiente interno e externo do negócio para identificar quais são as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Para isso, você pode usar uma ferramenta, como a Análise SWOT.

 

Ela ajuda você a entender quais são as forças e as fraquezas do ambiente interno, ou seja, quais são as potencialidades e quais são os pontos de melhoria em relação aos recursos humanos, materiais e financeiros da empresa.

 

Também é possível identificar quais são as oportunidades que podem ser aproveitadas, bem como as ameaças que podem atrapalhar o crescimento da empresa, como as crises econômicas, as pandemias, as políticas governamentais, o comportamento da concorrência, entre outros.

 

Após estudar as características da empresa e do mercado, fica mais fácil elaborar um planejamento estratégico de marketing mais realista e eficaz para que a empresa coloque em prática e obtenha os resultados esperados.

 

3. Analise o avatar da empresa

 

É essencial que você também analise o avatar da empresa. Então, veja se ela foi descrita corretamente e faça as alterações necessárias. Lembre-se de que a descrição do cliente ideal não é estática. Por isso, você pode adequá-la sempre que a realidade da empresa mudar.

 

Mas, se a empresa não tiver um avatar definido, é necessário fazer pesquisas para identificar qual é o seu cliente ideal. Sem essa informação fica inviável criar um planejamento estratégico de marketing assertivo, já que a sua empresa precisa resolver uma dor desse consumidor.

 

Então, leve em consideração que essa descrição precisa ser composta pelas principais características, dores, desejos, necessidades, comportamento de consumo e objeções de compra da persona. Dessa forma, você tem as informações necessárias para desenvolver estratégias de marketing mais otimizadas.

 

Caso queira ajuda para criar o seu avatar, veja o nosso gerador de persona gratuito.

 

4. Elabore o planejamento estratégico de marketing

 

Agora que você já tem todas as informações sobre a empresa, o mercado e a persona em mãos, chegou o momento de desenvolver o planejamento estratégico de marketing. Nesse caso, o primeiro passo é definir os objetivos, ou seja, o que você pretende alcançar com o plano que será elaborado.

 

Em seguida, é necessário atribuir metas mensuráveis para que você possa fazer a análise dos resultados posteriormente. Assim como precisa definir quais serão as estratégias para atingir os seus objetivos. Lembre-se de que essa é a parte principal do seu planejamento, pois é a definição do plano de ação de marketing da empresa.

 

É interessante que essa estratégia esteja bem detalhada, ou seja, que ela contemple as ações que serão executadas, em qual canal online, quem será o responsável, quais serão os custos, qual será o cronograma e quais são os resultados esperados. Dessa forma, o seu planejamento tem mais chance de obter sucesso.

 

5. Mensure os resultados do seu planejamento

 

Não basta criar um planejamento e colocá-lo em prática, também é necessário mensurar os seus resultados. Assim, você consegue identificar quais são as estratégias que deram certo e quais não deram. Dessa forma, é possível fazer os ajustes necessários para que você consiga obter sucesso nas suas ações de marketing digital.

 

Para mensurar esses resultados você precisa verificar se as metas definidas no planejamento foram alcançadas. Neste caso, deve-se utilizar os relatórios analíticos que os próprios canais digitais disponibilizam, bem como outras ferramentas, como o Google Search Console, o Google Analytics, entre outros.

 

Dica bônus: Veja o vídeo abaixo e descubra como organizar seu Instagram para melhorar o engajamento e vender mais!

 

 

Com essas informações em mãos, você consegue comparar os resultados obtidos com os alcançados. A partir disso, é possível manter as estratégias com saldo positivo e criar ações de melhoria para aquelas que não deram certo.

 

Agora que você já sabe como fazer um planejamento estratégico de marketing, que tal conhecer 5 exemplos de planejamento que deram certo? Então, leia o nosso artigo e confira!

Mais artigos para você

Análise SWOT: exemplo de como fazer no seu negócio digital

Se você está procurando uma ferramenta para ajudar na construção de um planejamento estratégico mais assertivo, que tal usar a …

Memes no marketing digital: como usar e exemplos

Imagens, vídeos, frases e outras mídias ressignificadas com alcance viral: por que usar memes no marketing digital não seria uma …

Ensino híbrido: como iniciar na sua escola

O ensino híbrido é uma das grandes apostas da educação para o século XXI. Embora tenha surgido antes da pandemia …

Como empreender do zero: veja o passo a passo

Se você deseja ter seu próprio negócio, mas ainda não sabe como, o empreendedorismo digital é uma ótima saída para …

O que é Análise SWOT e por que utilizar no negócio digital?

Se você pretende ingressar no mundo do empreendedorismo digital, precisa conhecer todas as ferramentas e as técnicas de gestão existentes …

Como fazer um anúncio de venda que converte

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais empresas estão se destacando no meio digital, procurando interação e engajamento com …