Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Plataforma digital: tipos fundamentais para seu negócio

Plataforma Digital_HeroSpark

Você já imaginou como seria a sua vida sem sequer uma plataforma digital? Em outras palavras: sem aplicativos de entrega de comida, sem Uber, sem poder fazer compras online e sem fazer cursos a distância.

 

A transformação digital chegou em um ponto irreversível. Você acha que hoje as pessoas conseguem ficar sem usar plataformas digitais? Somente nos dias de folga, quando muito.

 

Neste conteúdo, vamos abordar o que é uma plataforma digital e os seus tipos. Vamos lá?

 

O que é plataforma digital

 

Uma plataforma digital pode ser pensada como um lugar para a troca de informações, bens ou serviços entre produtores e consumidores, além da participação de uma comunidade. Cada um dos tipos de plataforma tem seu próprio modelo de negócio e, alguns exemplos, são:

 

  • Plataformas de mídia social

São as conhecidas redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn etc.

 

  • Plataformas de educação

São aquelas cujo objeto principal é o conhecimento, como o Quora, Medium e Yahoo Respostas.

 

  • Plataformas de compartilhamento de mídia

São exemplificadas pelo YouTube, Vimeo e Spotify — nos quais os usuários enviam suas mídias para serem acessadas por outros.

 

  • Plataformas baseadas em serviços

São as plataformas que revolucionaram a sociedade nos últimos tempos, em termos de prestação de serviço. Exemplos: Uber, Airbnb e iFood.

 

Dessa forma, todas elas podem otimizar o tempo, já que os serviços são prestados à distância, o que ajuda na captação de novos clientes. Além disso, elas conectam pessoas, criando uma comunidade em volta da marca e reduzindo custos de marketing offline.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Plataforma digital x mídia digital x rede social x canal de marketing

 

Afinal, qual a diferença entre esses termos tão parecidos?

 

A plataforma é como um software, uma aplicação. A mídia digital, por sua vez, é um meio de comunicação em massa, ou seja, uma plataforma com ênfase na conversação.

 

Quando a mídia é social, é porque ela permite a interação ou compartilhamento de informações, como um blog que conta com os conteúdos e possibilita os comentários.

 

Na rede social, há uma conexão entre pessoas com interesses em comum, isto é, relacionamentos.

Por fim, os canais de marketing compõem o conjunto de mídias digitais que uma empresa utiliza, como a página no Facebook, conta no Instagram, site e conta em uma ferramenta de e-mail marketing e automação.

 

Principais plataformas digitais para o seu negócio

 

São 7,7 bilhões de pessoas no globo, das quais 4,4 bilhões utilizam a Internet. Aproximadamente, 30% dos consumidores preferem interagir com as marcas pelos canais de marketing do que ir até a loja.

Estatísticas como essas tornam evidente como os negócios digitais precisam estar em alguma plataforma, ainda que seja apenas de mídia social.

 

Conheça, a seguir, alguns dos segmentos das plataformas digitais mais usadas no Brasil.

E-commerce

 

  • Shopify

É uma plataforma de criação de lojas virtuais. O site tem uma interface intuitiva, o que é ótimo para iniciantes no empreendedorismo digital.

 

  • VTEX

A VTEX é uma empresa nacional de e-commerce que logo conquistou grandes clientes, como Nokia e Brastemp. Ela possibilita a criação de lojas virtuais com design responsivo, customizável e com várias funcionalidades.

 

Mídia social

 

  • Facebook

O Facebook possui 2,7 bilhões de contas ativas — mais de 50% da população mundial com acesso à Internet. A plataforma conta com diversas frentes nas quais você pode promover o seu negócio, como conteúdos e anúncios na linha do tempo e nos stories, publicações nos grupos e relacionamento com os clientes no Messenger.

 

  • WhatsApp

É a mídia de mensagens instantâneas mais popular, funcionando até mesmo sem conexão, devido aos planos das operadoras de telefonia móvel. O marketing para WhatsApp abrange o uso de chatbots, listas de transmissão, entre outros.

 

  • YouTube

A plataforma de vídeos, assim como o Facebook, tem mais de 2 bilhões de usuários. É uma ótima opção para divulgar sua empresa.

 

Marketing digital

 

  • mLabs

É uma plataforma que ajuda a gerenciar o uso das mídias sociais, como Instagram e Facebook.

 

  • SparkFunnels

É a ferramenta que permite o gerenciamento completo do funil de vendas. Oferece gratuitamente recursos como e-mail marketing,  automação de e-mails e criação de landing pages.

 

  • Reportei

É uma ferramenta nacional apropriada para analisar métricas e indicadores das demais plataformas digitais. Sem acompanhamento e estudo desses dados, as plataformas digitais se tornam subutilizadas, o que dificulta a obtenção de resultados com elas.

 

Plataforma digital de educação: SparkMembers

 

Se o seu negócio digital envolve cursos online, consultorias ou mentorias, a SparkMembers é a plataforma ideal para você.

 

Com a plataforma, você pode criar e hospedar suas aulas em uma área de membros completamente segura, estável, com personalização acessível mesmo para empreendedores iniciantes e integrada com um funil de vendas e um sistema de pagamento próprio.

 

 

Transforme seu negócio digital hoje mesmo e experimente o SparkMembers gratuitamente!

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …