Plataforma digital: o que é e quais são as melhores [2024]

Plataforma Digital_HeroSpark
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Você já imaginou como seria a sua vida sem sequer uma plataforma digital? Em outras palavras: sem aplicativos de entrega de comida, sem Uber, sem poder fazer compras online e sem fazer cursos a distância.

A transformação digital chegou em um ponto irreversível. Você acha que hoje as pessoas conseguem ficar sem usar plataformas digitais? Somente nos dias de folga, quando muito.

Neste artigo, vamos abordar o que é uma plataforma digital e os seus tipos. Vamos lá?

A plataforma feita para você começar de forma simples e faturar mais rápido no mercado digital. Crie seu produto digital com aprovação instantânea agora mesmo, utilize as ferramentas para validar sua ideia. 

Inscreva-se gratuitamente!

O que é plataforma digital?

Uma plataforma digital pode ser pensada como um lugar para a troca de informações, bens ou serviços entre produtores e consumidores, além da participação de uma comunidade. Cada um dos tipos de plataforma tem seu próprio modelo de negócio. Estes são alguns exemplos:

  • Plataformas de mídia social

São as conhecidas redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn etc.

  • Plataformas de educação

São aquelas cujo objeto principal é o conhecimento, como o Quora, Medium e Yahoo Respostas.

  • Plataformas de compartilhamento de mídia

São exemplificadas pelo YouTube, Vimeo e Spotify — nos quais os usuários enviam suas mídias para serem acessadas por outros.

  • Plataformas baseadas em serviços

São as plataformas que revolucionaram a sociedade nos últimos tempos, em termos de prestação de serviço. Exemplos: Uber, Airbnb e iFood.

Dessa forma, todas elas podem otimizar o tempo no dia a dia, já que os serviços são prestados à distância, o que ajuda na captação de novos clientes. Além disso, elas conectam pessoas, criando uma comunidade em volta da marca e reduzindo custos de marketing offline.

Qual a diferença entre plataforma digital x mídia digital x rede social x canal de marketing?

Afinal, qual a diferença entre esses termos tão parecidos?

A plataforma é como um software, uma aplicação. A mídia digital, por sua vez, é um meio de comunicação em massa, ou seja, uma plataforma com ênfase na conversação.

Quando a mídia é social, é porque ela permite a interação ou compartilhamento de informações, como um blog que conta com os conteúdos e possibilita os comentários.

Na rede social, há uma conexão entre pessoas com interesses em comum, isto é, relacionamentos.

copy com chat gpt , herocreator

Por fim, os canais de marketing compõem o conjunto de mídias digitais que uma empresa utiliza, como a página no Facebook, conta no Instagram, site e conta em uma ferramenta de e-mail marketing e automação.

Quais são as principais plataformas digitais para o seu negócio?

São 7,7 bilhões de pessoas no globo, das quais 4,4 bilhões utilizam a Internet. Aproximadamente, 30% dos consumidores preferem interagir com as marcas pelos canais de marketing do que ir até a loja.

Estatísticas como essas tornam evidente a importância de uma plataforma digital em seu negócio. As principais são de e-commerce, mídia social e marketing digital.

Conheça, a seguir, alguns dos segmentos das plataformas digitais mais usadas no Brasil.

E-commerce

  • Shopify

É uma plataforma de criação de lojas virtuais. O site tem uma interface intuitiva, o que é ótimo para iniciantes no empreendedorismo digital.

  • VTEX

A VTEX é uma empresa nacional de e-commerce que logo conquistou grandes clientes, como Nokia e Brastemp. Ela possibilita a criação de lojas virtuais com design responsivo, customizável e com várias funcionalidades.

Mídia social

  • Facebook

O Facebook possui 2,7 bilhões de contas ativas — mais de 50% da população mundial com acesso à Internet. A plataforma conta com diversas frentes nas quais você pode promover o seu negócio, como conteúdos e anúncios na linha do tempo e nos stories, publicações nos grupos e relacionamento com os clientes no Messenger.

  • WhatsApp

É a mídia de mensagens instantâneas mais popular, funcionando até mesmo sem conexão, devido aos planos das operadoras de telefonia móvel. O marketing para WhatsApp abrange o uso de chatbots, listas de transmissão, entre outros.

  • YouTube

A plataforma de vídeos, assim como o Facebook, tem mais de 2 bilhões de usuários. É uma ótima opção para divulgar sua empresa.

Marketing digital

  • mLabs

É uma plataforma que ajuda a gerenciar o uso das mídias sociais, como Instagram e Facebook.

  • HeroSpark

É a ferramenta que permite o gerenciamento completo do funil de vendas. Oferece gratuitamente recursos como e-mail marketing,  automação de e-mails e criação de landing pages.

  • Reportei

É uma ferramenta nacional apropriada para analisar métricas e indicadores das demais plataformas digitais. Sem acompanhamento e estudo desses dados, as plataformas digitais se tornam subutilizadas, o que dificulta a obtenção de resultados com elas.

Qual é a melhor plataforma digital para cursos online?

Se o seu negócio digital envolve cursos online, consultorias ou mentorias, a HeroSpark é a plataforma ideal para você.

Com a plataforma, você pode criar e hospedar suas aulas em uma área de membros completamente segura, estável, com personalização acessível mesmo para empreendedores iniciantes e integrada com um funil de vendas e um sistema de pagamento próprio.

Uma plataforma digital completa e gratuita

Uma ferramenta de graça POR TEMPO ILIMITADO, com todas as funcionalidades para lançar na internet. Pague um plano apenas se quiser

Cadastre-se agora
Banner_blog_herospark
3 comments
  1. Muitos problemas com a plataforma Herospark, paginas que não atualizam as edições, testes de formulário dando problema para e-mail já utilizado, falta de retorno do atendimento pensando em desistir da ferramenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *