Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Nômade Digital: saiba como trabalhar de qualquer lugar

Nômade Digital

Com a pandemia da covid-19, a partir do ano de 2020, muitas pessoas tiveram suas primeiras experiências com o home office. No entanto, para muitos, a ideia de trabalhar remotamente, de casa ou de qualquer lugar, já é bastante conhecida. Um desses grupos que já conhecem bem o trabalho a distância é conhecido como nômade digital.

 

Os nômades digitais levam um estilo de vida que muitos desejam, vivem viajando e trabalhando de vários lugares do mundo. No entanto, não é tão fácil quanto parece. Assim como em qualquer estilo de vida, tem os seus desafios.

 

Se você quer saber mais sobre esse estilo de vida, fique com a gente. Vamos te dizer quem são os nômades e como você também pode trabalhar de qualquer lugar.

 

O que é um nômade digital?

 

Ultimamente muito se fala sobre os nômades digitais, eles ganharam as redes sociais e, inclusive, foram inspiração para filmes e documentários. Você com certeza já deve ter ouvido falar neles. Mas você sabe o que são nômades digitais?

 

Os nômades digitais são pessoas que trabalham de maneira remota enquanto viajam. Eles são chamados assim porque não costumam ter moradia fixa e, por isso, são considerados os nômades da sociedade moderna. A única exigência deles é que o destino tenha uma conexão com a internet.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

E o que os nômades digitais fazem?

 

Essa é uma pergunta muito comum. Afinal, os nômades digitais fazem o que para se manter viajando e trabalhando ao mesmo tempo? Cabe ressaltar que apesar do estilo de vida viajante, os nômades digitais não estão em férias eternas. Eles trabalham mesmo.

 

Um ponto importante é que nem todas as pessoas que escolhem viajar e trabalhar por onde passa que é um nômade digital. Para ser considerado assim, é necessário trabalhar por plataformas digitais.

 

Essas pessoas atuam em áreas que permitem trabalhar remotamente, o que dispensa a necessidade de estar presente em uma empresa ou escritório. Alguns podem ser empreendedores digitais e podem administrar o negócio totalmente pelo computador.

 

Para saber como fazer uma boa divulgação e vender online, veja o vídeo abaixo:

 

 

 

Onde vive um nômade digital?

 

Eles não costumam se fixar em um determinado lugar, pelo contrário, preferem viver viajando. Por isso se diferenciam do home office, pois trabalhar de casa não implica necessariamente em um estilo de vida nômade.

 

Contudo, podemos dizer que existem algumas preferências nos destinos escolhidos pelos nômades. A maioria prefere cidades menores ou que ofereçam custos de vida mais baixos. O fator experiências únicas também é levado em conta.

 

Portanto, os destinos mais comuns costumam ser na América Latina, no Sudeste Ásia e no Leste Europeu. Além disso, existem aqueles que preferem cidades mais caras como Paris, Londres ou Nova York.

 

Como ser nômade digital e trabalhar em qualquer lugar?

 

Trabalhar de qualquer lugar é uma ideia tentadora. Imagine se ver no empreendedorismo, livre da monotonia do escritório, das obrigações desgastantes do ambiente de trabalho tradicional, do transtorno do trânsito ou do transporte público. No entanto, não é só largar o emprego e começar a viajar.

 

Para se tornar um nômade digital é preciso planejar e conhecer todas as dificuldades desse estilo de vida também. Uma decisão consciente é essencial para não se arrepender no futuro. Então, preste atenção em algumas dicas para se planejar e evitar problemas na vida de nômade digital.

 

1. Tenha uma reserva de emergência

 

Essa é uma dica crucial para quem deseja iniciar a vida de nômade digital. A maioria dos nômades não possuem um contrato de emprego fixo, o que significa que são empreendedores ou trabalham como freelancer.

 

Assim, a sua renda mensal não é estável e varia de acordo com os trabalhos fechados ou produtos vendidos. Portanto, é crucial ter uma reserva de emergência, isto é, uma certa quantia guardada. Assim, poderá enfrentar os meses que não conseguir ganhar bem, principalmente no início da vida de nômade.

 

2. Esteja disposto a trabalhar

 

A ideia de trabalhar na praia pode ser muito atrativa, mas lembre-se de que você não está de férias. A vida do nômade pode estar longe dos problemas do espaço de trabalho tradicional, mas ainda assim exige trabalho duro.

 

É normal que no começo seja necessário um esforço para conquistar clientes e trabalhos, assim como em qualquer início. Porém, com o tempo, o montante de trabalhos acaba por se estabilizar. Para isso acontecer, é importante realizar suas obrigações dentro do prazo e sempre com qualidade.

 

O horário flexível que os nômades desfrutam também exige um comprometimento. É essencial ter disciplina e organização, além de separar as horas de trabalho dos momentos de descanso, pois se isso não ocorre é muito fácil procrastinar. Portanto, é importante que o nômade saiba separar seu tempo, a fim de cumprir com suas obrigações.

 

3. Teste por um período

 

Uma dica valiosa e que ajuda muito quem está cogitando viver como nômade é testar. Vivenciar na pele a experiência de trabalhar remotamente e viajar vai te assegurar se é isso que você realmente quer.

 

Determine um período de tempo (alguns meses, por exemplo), programe e comece sua vida temporária de nômade digital. A dica é escolher por um local próximo de sua cidade de moradia, o que facilita a volta em caso de desistência do plano de se tornar nômade.

 

Com o que eu posso trabalhar remotamente?

 

O nômade digital pode conseguir que a empresa na qual trabalha permita que ele exerça sua função remotamente, por exemplo. Porém, o mais comum é realmente sair do emprego e investir no empreendedorismo digital ou trabalhar como freelancer.

 

Veja opções do que fazer para pagar as contas durante as viagens.

 

Trabalhar como freelancer

 

Essa costuma ser a saída mais comum para quem deseja começar um estilo de vida nômade. Isso porque muitos profissionais já têm contato com esse tipo de trabalho, mesmo que nunca tenham sido nômades.

 

Dentro do universo de profissionais freelancers podemos pensar nos jornalistas, redatores, revisores, tradutores, fotógrafos, artistas, designers e muitas outras profissões que podem ser executadas a distância.

 

Oferecer consultoria

 

Outra opção bastante atraente é oferecer consultoria online em algum assunto que você possui domínio ou qualificação. Geralmente, os profissionais que decidem por esse caminho são das áreas jurídica ou econômica.

 

No entanto, qualquer pessoa pode oferecer consultoria. Por exemplo, alguém que tem expertise em produção de conteúdo pode dar consultoria para aqueles profissionais que desejam movimentar suas redes sociais ou blog.

 

A maior vantagem desse tipo de função é permitir que pessoas formadas possam aderir ao modo de vida nômade sem abrir mão de trabalhar com a profissão em que se formou.

 

Vender infoprodutos

 

Além das ideias já citadas anteriormente, existe ainda a possibilidade de criar infoprodutos e vendê-los na internet. Esses produtos digitais que visam solucionar um problema de alguém — nicho ou público-alvo específico — são rentáveis e a tendência é que o seu consumo aumente.

 

Entre os infoprodutos mais comuns podemos citar:

 

Os conteúdos desses materiais podem ser dos mais diversos, desde marketing digital até gastronomia.

 

Se você possui um conhecimento que considera ser interessante para outros na internet, como a fluência em um idioma estrangeiro, conhecimentos em marketing ou mesmo saber costurar, os infoprodutos podem ser uma ótima ideia para gerar renda na vida de nômade digital.

 

Ficou interessado na ideia dos infoprodutos? Então conheça o SparkStart, ele auxilia na criação de infoprodutos lucrativos desde o zero até as vendas.

 

Faça o seu cadastro gratuitamente e veja como desenvolver seu próprio infoproduto e se tornar um nômade digital.

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …