Posts Instagram: 6 Ideias para aumentar o engajamento

Empreendedor fazendo postagens no Instagram. Fundo roxo e legenda: "posts instagram"
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

O Instagram é a rede social do momento para pessoas que empreendem. Por isso, saber criar posts para Instagram que façam seu público se engajar é fundamental para ter sucesso nas vendas!

E mesmo que o algoritmo do Instagram seja exigente, com dedicação e planejamento é possível conquistar o seu lugar na rede! Saiba que existem várias formas de criar engajamento na plataforma e tornar seu perfil conhecido.

Para ajudar você com isso, separamos 6 ideias de posts para Instagram para aumentar o seu engajamento. Confira a seguir!

Aprenda a mostrar que você é uma autoridade no assunto. Faça parte do Acelerador Digital e comprove na prática. Inscreva-se gratuitamente!

Como criar postagens com qualidade?

Antes de conhecer os principais posts para Instagram, é importante saber como criar postagens com qualidade para trazer os resultados que você almeja. Para isso, separamos abaixo algumas dicas simples, mas que vão ajudar você na sua produção!

Use imagens com boa resolução

A qualidade das suas imagens é um ponto para se ter atenção, principalmente no feed do Instagram. Como estamos lidando com uma rede social extremamente visual, trabalhar com imagens em boas resoluções é fundamental para fazer o seu público entender sua mensagem.

Saiba o que faz seu público engajar

Conhecer os seguidores é essencial. Se você quer engajamento, é preciso saber o que faz o seu público engajar na rede. Para isso você pode começar a:

  • Analisar as postagens com mais curtidas ou comentários;
  • Criar enquetes para eles votarem no post que mais gostaram;
  • Perguntar para o seu público nos stories o que ele gostaria de ver no seu perfil.

Essas são apenas algumas formas de conhecer melhor o que o seu público gosta de ver na rede social. 

Crie linhas editoriais

As linhas editoriais são os assuntos que você fala no seu perfil. Quando você as classifica, é possível diversificar os tipos de posts do Instagram e trazer sempre novidades para seu público. 

Para definir as suas linhas editoriais, é só pensar nos assuntos que você aborda. Por exemplo: quem trabalha com produtos digitais, pode ter linhas editoriais de:

  • Estratégias de vendas;
  • Leituras essenciais;
  • Dicas rápidas para vender. 

Com esses assuntos definidos, é só seguir criando um conteúdo alinhado a eles. 

6 ideias de posts para Instagram

Todas as redes sociais possuem publicações que fazem mais sucesso, e com o Instagram não seria diferente. Para ajudar ainda mais, a plataforma oferece diversos formatos de conteúdo, como o formato carrossel, reels e stories.

A seguir, separamos os principais posts para Instagram que engajam na rede e que você pode começar a inserir no seu planejamento de conteúdo!

copy com chat gpt , herocreator

1. Bastidores

Seu público alvo deve adorar ver como você faz as coisas por trás das câmeras, pois isso mostra como é a sua realidade e o seu dia a dia. Esse tipo de postagem humaniza a sua marca e motiva o seu público a se engajar. 

Assim, nas suas postagens de bastidores, você pode:

  • Combinar uma prática cotidiana com uma dica para seus seguidores;
  • Mostrar a forma como você organiza seus materiais;
  • Exibir um momento de troca de ideias com a equipe;
  • Dar um pequeno spoiler de um produto que está por vir;
  • Entre outras ideias.

2. Memes

Os memes sempre engajam e ajudam a criar uma conexão com seu público. E o interessante é que o fenômeno ficou tão grande que, hoje em dia, é difícil encontrar um negócio que não tenha uma publicação de meme.

Nesse sentido, quando você for usar essa ideia, tente trazer o meme para a realidade do seu público. Veja quais são os principais desafios dele no dia a dia e transforme isso em um meme.

post instagram da HeroSpark com ideia de meme
Post Instagram: ideia de meme

3. Tutoriais

Todo mundo adora aprender algo novo, e você pode transmitir esse conhecimento para o seu público criando tutoriais. Mas, assim como os memes, é importante que eles tenham relação com o cotidiano do seu público.

Para saber se o tutorial realmente ajudará seus seguidores, pergunte a eles nos stories quais são suas maiores dificuldades e, depois, crie um post no Instagram com a solução!

4. Depoimentos

Essa ideia de post consegue trazer dois benefícios para o seu negócio: engajamento e prova social. Afinal, ao publicar depoimentos, você mostrará ao público que a sua solução ajudou diversas pessoas. 

Essa pequena ação, por sua vez, pode motivar seus seguidores a querer saber sobre o seu trabalho, aumentando as chances de interações.

5. Perguntas

A melhor forma de fazer as pessoas interagirem é perguntando algo a elas. Isso porque dificilmente alguém passa por uma pergunta na rede e não pensa em respondê-la.

Desse modo, você pode criar uma publicação somente com a pergunta em si; ou pode combinar esse formato com outros mencionados acima e adicionar uma pergunta na legenda para seus seguidores responderem nos comentários.

6. Mitos e curiosidades

A maioria dos nichos está recheada de mitos e curiosidades que muitas vezes seu público desconhece. Trazer isso à tona pode instigá-los a comentar sobre o tema, além de mostrar que você é uma autoridade no assunto.

Gostou de conhecer essas ideias de posts para Instagram? Então, potencialize seus resultados de marketing digital nas redes sociais com o nosso e-book “Glossário de Marketing Digital”. 

Ele mostra os principais termos utilizados neste universo para você saber enfrentar os desafios do mundo digital. Baixe-o gratuitamente agora mesmo!

Perguntas frequentes

  1. O que é um post no Instagram?

    O post no Instagram é um conteúdo publicado, seja em formato de vídeo, imagem ou texto. Ele pode ser visto pela sua audiência, a qual pode interagir com aquele post.

  2. Como elaborar posts para Instagram?

    Você pode seguir as dicas deste post e, além disso, usar aplicativos para fazer imagens ou vídeos atraentes, por exemplo: Canva, PicsArt e Photoshop.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *