Provedor de e-mail: o que é e como escolher? [GUIA]

provedor de e-mail
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Escolher um provedor de e-mail que faça a entrega de suas mensagens com agilidade e segurança é um dos principais requisitos na hora de planejar sua estratégia de e-mail marketing.

Mas você sabe qual o melhor provedor de e-mail grátis? Conhece as principais opções do mercado?

Pensando em lhe ajudar nessa jornada, criamos este guia definitivo sobre provedor de e-mail, explicando o que é, como escolher e quais os principais provedores do mercado. 

Quer conferir? Então continue a leitura! 

O que é provedor de e-mail?

Investir em uma estratégia de e-mail marketing é parte fundamental do planejamento de quem trabalha no mercado digital. 

Mas para realizar os envios de uma campanha, é necessário contar com um bom provedor de e-mail. Você sabe o que isso significa?

Um provedor de e-mail é uma plataforma que oferece um serviço que inclui:

  • Gerenciamento de contas de e-mail;
  • Hospedagem de endereços;
  • Processamento de mensagens;
  • Página de envios e leituras de e-mails.

Na prática, um provedor de e-mail deve conectar a conta dos usuários a um sistema de processamento único, onde são armazenados todas as informações que incluem:

  • Histórico de mensagens;
  • Arquivos enviados;
  • Mensagens recebidas.

Além disso, ele também deve possuir em sua estrutura um espaço para descarte de mensagens e redirecionamento de spam

Existem diversas opções de provedores de e-mail pagos, o que possibilita uma maior personalização do domínio e escolha de endereço para contato.

Mas se você está começando sua jornada empreendedora e não dispõe de grandes possibilidades de investimento, um bom provedor de e-mail grátis é o suficiente para atender suas demandas. 

Para isso, é necessário saber como escolher com atenção o melhor provedor de e-mail grátis de acordo com suas demandas. Confira a seguir algumas características que você deve buscar.

Como escolher um provedor de e-mail?

Como já destacamos, a escolha do provedor de e-mail para o dia a dia do seu negócio e para realizar os envios de suas campanhas de marketing digital deve ser um ponto central no seu planejamento.

Mas, para isso, é necessário conhecer os recursos essenciais que um bom provedor de e-mail grátis pode oferecer. 

E para facilitar a sua escolha, listamos abaixo alguns itens indispensáveis na hora de decidir por um determinado provedor de e-mail. Confira:

1. Capacidade de proteção de dados

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração na hora de escolher entre as opções de provedor de e-mail grátis é o nível de proteção de dados.

Afinal, diariamente, milhares de informações sobre sua empresa e clientes vão circular por meio de suas mensagens. Por isso, é fundamental contar com um provedor de e-mail que inclua diferentes níveis de proteção de dados e criptografe as mensagens.

Assim, você resguarda os dados sensíveis do seu negócio e não corre o risco de vazar informações importantes sobre os seus clientes. 

2. Suporte integrado ao provedor de e-mail

Outro ponto importante na hora de escolher o seu provedor de e-mail é levar em consideração que problemas podem acontecer na hora de enviar suas mensagens, mas o importante é como a plataforma de serviço pode cuidar disso para você.

O ideal é que o seu provedor de e-mail grátis conte com um sistema de suporte integrado à plataforma, respondendo rapidamente às solicitações e oferecendo respostas assertivas.

copy com chat gpt , herocreator

3. Espaço de armazenamento

Com um grande fluxo de mensagens que precisam ser enviadas e recebidas todos os dias, é muito importante que o seu provedor de e-mail conte com um bom espaço de armazenamento para salvar arquivos.

Assim, você pode enviar campanhas com conteúdo rico, incluindo infográficos e e-books, sem medo de encher o armazenamento muito rápido e ter que excluir conteúdos com frequência. 

Além disso, é importante que o provedor conte com credibilidade digital, o que garante ainda mais chances de as mensagens não irem para a caixa de spam dos seus clientes.

Isso porque, um provedor pouco conhecido pelo público pode deixar seus leads mais receosos na hora de decidir sobre abrir ou não sua mensagem por questões de segurança.

Qual é o melhor provedor de e-mail grátis?

1. Gmail

O provedor de e-mail grátis mais conhecido do mercado digital é o Gmail, ferramenta de envio, recebimento e armazenamento de mensagens do Google.

Compatível com diversos idiomas e com possibilidade de expansão de armazenamento, o Gmail é uma ótima opção para quem busca uma alternativa com credibilidade e segurança. 

Além disso, ele apresenta suporte e aplicativo para os principais navegadores e dispositivos móveis. 

2. ProtonMail

Uma opção de provedor de e-mail menos popular, mas com grandes aplicações e alto nível de segurança de dados é o ProtonMail.

Esse provedor, que oferece plano gratuito para o usuário, tem criptografia de ponta a ponta e responde às mais rigorosas legislações sobre segurança digital do mundo. 

3. Outlook

Voltando às opções mais populares de provedor de e-mail grátis, o Outlook, sistema de envio de mensagens da Microsoft, faz parte do pacote de soluções do Office.

No entanto, o provedor também conta com uma versão gratuita que pode ser acessada normalmente pela web. 

4. AOL Mail

Muito popular entre os usuários da internet do final dos anos 90 e início dos anos 2000, o AOL Mail ainda oferece um ótimo serviço como provedor de e-mail grátis.

Com armazenamento ilimitado, uma das vantagens de utilizar o AOL Mail é conseguir vincular contas Gmail e Outlook em um só lugar. 

5. Yahoo Mail

Outro provedor de e-mail bastante popular e um dos mais antigos a oferecer esse serviço na internet é o Yahoo Mail.

Com tradução em 27 idiomas e oferecendo integração com os diversos recursos do Yahoo, esse provedor tem uma grande base de usuários, com mais de 200 milhões de contas ativas.

[BÔNUS] Automação de e-mail marketing

Agora que você já conhece as características dos principais provedores e já deve ter escolhido o seu provedor de e-mail, que tal otimizar seus envios com a automação de e-mail marketing?

É isso mesmo! Torne seus disparos mais seguros e eficientes com a ferramenta de envio da HeroSpark, a plataforma de marketing digital mais completa do mercado.

Com ela você pode realizar envios ilimitados para sua base de contatos, com direito a segmentação dos leads, tornando suas campanhas mais assertivas.

Além disso, a HeroSpark disponibiliza em um só lugar diversos recursos que potencializam ainda mais sua estratégia, como:

  • Funil de vendas automatizado, que facilita a segmentação dos leads;
  • Ferramenta de criação de landing pages para captação de contatos;
  • Estrutura de vendas completa, incluindo página de vendas exclusiva com área de checkout e pagamento integrado.

Então não espere mais, comece agora a realizar a automação de e-mail marketing com a HeroSpark e alavanque seus resultados.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *