Modelos de e-book: onde encontrar e como usar? [+BÔNUS]

Pessoa lendo um e-book. Fundo roxo e legenda: "Modelos de e-book"

O planejamento de conteúdo é um ponto muito importante dentro do marketing digital. Nesse sentido, um dos elementos fundamentais para o sucesso de uma estratégia é a escolha dos modelos de e-book.

Isso porque o e-book proporciona diversas vantagens, seja como isca digital, conteúdo recorrente em um blog ou como parte da esteira de infoprodutos em uma página de vendas. Mas você sabe como utilizá-lo em suas ações de marketing digital?

Neste artigo, você vai conhecer estratégias e dicas para incluir esse conteúdo relevante nas suas campanhas e ainda encontrar modelos de e-book para lhe inspirar nessa jornada. 

Continue a leitura e descubra como impulsionar sua estratégia no digital!

Na HeroSpark você impulsiona sua estratégia de marketing digital de forma simples e lucrativa. Hospede, divulgue e venda seus e-books em um só lugar. Experimente agora mesmo e comprove na prática.

Inscreva-se gratuitamente!

Por que usar um e-book na estratégia do seu negócio?

Listamos abaixo 3 motivos para você não deixar o e-book fora do seu planejamento de conteúdo. Veja:

1. Captar leads

Produzir e-book e disponibilizar gratuitamente por meio de uma landing page é uma estratégia poderosa para captação de leads. 

Afinal, como isca digital, o e-book funciona como um material rico disponibilizado em troca dos dados informados no formulário da página de captura.

Isso possibilita que você aumente sua lista de e-mails e fortaleça sua estratégia de segmentação dos contatos.

2. Aumentar o faturamento

Mas além de serem ótimas iscas digitais, os e-books também são monetizáveis e podem ajudar você a diversificar sua esteira de infoprodutos. 

Um e-book não necessita de um alto investimento para sua produção, fazendo dele um conteúdo rentável e com ótima margem de lucro.

Porém, por ser um tipo de produto facilmente replicável, se você deseja monetizar seus e-books, você precisa escolher uma plataforma segura para disponibilizá-los para venda. Isso garante que o acesso ao material será feito apenas por seus clientes.

3. Gerar autoridade

Além do suporte na captação de leads e da possibilidade de venda como produto digital, os e-books também podem colaborar com a estratégia de posicionamento da sua marca.

Afinal, criar um conteúdo relevante e entregar informações de valor para o seu público faz com que você alcance o lugar de autoridade digital dentro do seu segmento.

Agora que você já sabe a importância de investir na criação de e-book para aprimorar suas campanhas digitais, confira a seguir os elementos que não podem faltar no seu livro digital. 

O que não pode faltar em um e-book?

Na hora de produzir o seu livro digital, é muito importante que você saiba o que não pode ficar de fora, desde a estrutura gráfica do material até a redação do conteúdo.

acelerador digital

Por isso, confira abaixo alguns elementos fundamentais para a construção de um e-book de sucesso.

  • Bom conteúdo: capriche na qualidade do conteúdo do seu e-book. Esse tipo de material gera expectativas em quem o adquire. Sendo assim, busque tornar o material o mais completo possível, mas sem ser cansativo. 
  • Recursos visuais: um bom conteúdo escrito é fundamental para um livro digital, mas para prender a atenção do leitor e estimular a sua percepção, é muito importante apostar em uma boa diagramação e elementos visuais.
  • Título atraente: quem nunca se encantou com um livro pela capa? Pensando nisso, crie um título criativo para aguçar os leitores desde o primeiro momento. Utilize técnicas de copy e faça do seu e-book um conteúdo inesquecível do título à última página.

Para não ter erro, você pode adaptar modelos de e-book pré-prontos e otimizar a produção do seu conteúdo. Não sabe onde encontrar esses modelos editáveis? Então confira o próximo tópico. 

Onde encontrar modelos de e-book pré-prontos e editáveis?

Muitos infoprodutores resistem a criar seus próprios e-books por não saberem como diagramar o material em um formato correto. Mas é possível utilizar ferramentas acessíveis para construí-los a partir de modelos de e-book pré-prontos e editáveis. 

Veja abaixo algumas ferramentas que possibilitam esse trabalho: 

Canva

O Canva é uma ferramenta popular e que tornou acessível soluções práticas de design gráfico e criação de material visual. E uma dessas soluções é a criação de livros digitais utilizando modelos de e-book pré-pronto.

Para começar a sua produção, basta acessar sua conta na plataforma e escolher um dos templates disponíveis. Então, é possível editar os modelos prontos, inclusive adicionando novas páginas criadas por você.

PowerPoint 

Para fazer um e-book no PowerPoint você pode escolher um layout disponível no programa e adaptar ao formato mais atrativo para o seu público. É possível adicionar imagens e formatar o texto direto no PowerPoint. 

Além disso, você pode definir a orientação das páginas do seu livro digital, definindo seu modo de leitura na horizontal ou na vertical. 

Ainda está sem ideias de como adaptar os templates de e-books para o seu público? Então conheça a seguir 3 modelos de e-book de sucesso na estratégia de conteúdo da HeroSpark

3 modelos de e-books da HeroSpark para se inspirar

1. E-book “Como criar suas Redes Sociais”

Capa e-book da HeroSpark

Esse e-book da HeroSpark segue o modelo de um guia prático, trazendo informações no formato de passo a passo ilustrado. Portanto, é um ótimo exemplo de como relacionar recurso visual e texto de maneira didática.

 e-book da HeroSpark

O conteúdo desse e-book foi diagramado de forma centralizada, buscando concentrar o máximo da atenção do leitor nos tópicos escritos e nas imagens demonstrativas. 

2. E-book “Glossário do Marketing Digital”

Capa e-book da HeroSpark

Na criação do “Glossário do Marketing Digital” foi utilizada uma orientação de páginas diferente dos outros modelos de e-book. Ao invés de um formato verticalizado, esse modelo é organizado na horizontal para permitir a leitura rápida dos verbetes.

e-book da HeroSpark

O e-book não apresenta muitas imagens, mas aposta nas cores intercaladas para que a visão do leitor não canse durante a leitura dos significados.

3. E-book “Funil de Vendas”

Capa e-book da HeroSpark

O e-book “Funil de Vendas” é um ótimo exemplo de material rico que apresenta equilíbrio entre o uso de recursos visuais e conteúdo textual. Com um modelo mais informacional, o livro digital apresenta representações gráficas para ilustrar o texto.

e-book da HeroSpark

Uma coisa que os três modelos de e-book da HeroSpark têm em comum é o uso das cores da identidade visual da empresa. Isso é uma maneira de destacar o produto e fortalecer o posicionamento da marca.

[BÔNUS] Onde hospedar o seu e-book? 

Como já dissemos, a escolha da plataforma para hospedar o seu e-book é muito importante para proteção do seu infoproduto. Mas uma plataforma também pode lhe auxiliar no processo de lançamento e divulgação do seu e-book. 

Na HeroSpark, você pode hospedar seu e-book gratuitamente e reunir em uma única ferramenta toda sua estratégia de distribuição do conteúdo. Afinal, na nossa plataforma você pode:

  • Criar landing page para divulgação;
  • Automatizar o fluxo de e-mail marketing;
  • Vender seu e-book em uma página de vendas com área de pagamento exclusiva;
  • Proteger seu e-book em uma plataforma certificada e criptografada.

Por isso, conheça a HeroSpark e impulsione sua estratégia de marketing digital. Divulgue e venda seus e-books em um só lugar.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *