Quanto ganha um influenciador digital em 2022?

Influenciadora digital gravando um vídeo. Fundo roxo e legenda: "Quanto ganha um influenciador digital"

Saber quanto ganha um influenciador digital não é apenas uma curiosidade, mas sim parte do planejamento de quem deseja seguir essa carreira, que é uma das mais promissoras do mercado digital.

Mas para alcançar um bom faturamento, é necessário muito planejamento e uma rotina consistente de conteúdos. Você conhece a trilha para se tornar um influenciador digital? 

Neste artigo, vamos lhe contar os detalhes sobre o que é e como construir uma carreira como influenciador digital. Além disso, vamos contar quanto ganha um digital influencer. Quer saber mais? Então continue a leitura! 

O que é influenciador digital?

O influenciador digital é um profissional que produz conteúdos nas redes sociais mostrando sua rotina. Dessa forma, sua finalidade é atrair e influenciar a audiência. 

Com recortes do seu dia a dia, os influenciadores digitais podem inserir determinados produtos e serviços que utilizam, que, mesmo quando pagos em forma de publicidade, são contextualizados de maneira mais natural do que um anúncio convencional.  

Mas o que define o quanto ganha um digital influencer não é apenas a quantidade de publicidades distribuídas em seus conteúdos nas redes, e sim uma série de ações que fazem parte do seu planejamento estratégico. 

Além disso, assim como outros produtos do mercado digital, a produção e os ganhos dos influenciadores também dependem do público-alvo e do nicho escolhido. 

Os principais segmentos de conteúdos realizados por digital influencer são:

  • Bem-estar;
  • Moda e beleza;
  • Cotidiano;
  • Humor;
  • Curiosidades;
  • Esportes, etc.

Independente do segmento, o que vai garantir seu sucesso e definir o quanto ganha um influenciador digital é a sua capacidade de engajar pessoas em suas publicações. 

Mas como já falamos anteriormente, existem muitas possibilidades de ganhos financeiros e que podem variar de acordo com cada rede social. Por exemplo, como e quanto ganha um digital influencer no Instagram difere do TikTok. Quer saber como? Veja a seguir. 

 

Quanto ganha um influenciador digital?

Os valores podem variar entre R$4 mil a R$500 mil, dependendo do alcance e engajamento do público que o digital influencer consiga alcançar.

Assim, mesmo não sendo o único fator que decide o quanto ganha um digital influencer, o número de seguidores ajuda a determinar os valores recebidos por esses profissionais. 

Mas agora que você já conhece o faturamento de um influenciador digital, que tal saber como iniciar sua jornada como influencer? Então confira as dicas que listamos no próximo tópico.

 

Como esse profissional consegue ganhar dinheiro na internet? 

Cada rede social apresenta diferentes mecanismos de monetização dos conteúdos. Sendo assim, como e quanto ganha um influenciador digital pode variar conforme a plataforma. 

Detalhamos abaixo as possibilidades de faturamento em cada uma das principais redes utilizadas por influenciadores digitais. Acompanhe!

 

Instagram

Os influencers que concentram sua maior base de seguidores no Instagram podem ganhar dinheiro produzindo postagens patrocinadas no feed ou realizando parceria com marcas em conteúdos nos stories.

Para saber o quanto ganha um digital influencer no Instagram, é preciso considerar os fatores que as empresas costumam analisar na hora de fechar o investimento em uma parceria, que são:

  • O número de seguidores;
  • A capacidade de engajamento do público;
  • O alinhamento do influencer com a marca. 

Mas as famosas “publis” não são a única maneira dos influenciadores ganharem dinheiro no Instagram. Ao realizar uma live, um digital influencer pode contar com contribuições de seus seguidores por meio do pagamento de selos. 

São esse conjunto de fatores e possibilidades que definem o quanto ganha um digital influencer no Instagram, já que a rede social ainda não realiza remuneração direta dos seus produtores de conteúdo. 

Banner glossário marketing digital

 

Facebook

O Facebook é uma das redes mais tradicionais quando o assunto é como e quanto ganha um influenciador digital. Isso porque, a plataforma tem um dos mecanismos de anúncios mais poderosos do mercado digital, o Facebook Ads

Sendo assim, além das publicações em parceria com marcas diretamente em postagens orgânicas sinalizadas, os influenciadores também podem utilizar a ferramenta de tráfego pago para impulsionar seus trabalhos. 

 

TikTok

Outra rede social que também não remunera diretamente seus influenciadores aqui no Brasil é o TikTok. Porém, a plataforma já possui um mecanismo de remuneração por meio do TikTok Creator Fund, que deve chegar por aqui em breve.

Mas isso não impossibilita os influenciadores de ganharem muito dinheiro por meio dessa rede social, que é hoje uma das mais famosas da internet.

Com as coreografias e outros conteúdos virais distribuídos no TikTok, é possível acelerar o crescimento da base de seguidores e aumentar as chances de fechar parcerias com grandes marcas.

 

 

O que é preciso para se tornar um influenciador digital?

Para não “flopar” na carreira como influenciador digital, é preciso, antes de tudo, disposição para construir e postar conteúdos constantemente. 

Mas, além disso, existem outros passos essenciais para garantir esse sucesso. Veja:

  1. Seja você mesmo;
  2. Não compre seguidores;
  3. Construa seu posicionamento;
  4. Tenha um planejamento
  5. Crie uma linha editorial

No mais, é preciso ser persistente e aproveitar as oportunidades que podem surgir nas redes, como realizar colaborações com outros influenciadores e seguir as tendências. 

 

Perguntas frequentes sobre influenciadores digitais 

Quais são os principais influenciadores digitais do Brasil? 

Alguns dos principais influenciadores digitais do Brasil, em número de seguidores, faturamento e capital acumulado, são:

  • Felipe Neto;
  • Carlinhos Maia;
  • Boca Rosa;
  • Camila Coelho;
  • Camila Coutinho;
  • Nathalia Arcuri;
  • Gkay;
  • Virgínia Fonseca. 

 

Quantos seguidores é preciso ter para ser um influenciador digital?

Existem diferentes classificações para influenciadores digitais de acordo com o número de seguidores. 

Sendo assim, é possível ser considerado influenciador a partir de 1.000 seguidores, se há uma produção de conteúdo consistente e engajamento do público.

A classificação é a seguinte:

  • Nanoinfluenciadores: 1.000 a 10.000 seguidores;
  • Microinfluenciadores: 10.000 a um pouco mais de 100.000 seguidores;
  • Macroinfluenciadores: 500.000 a 1 milhão de seguidores;
  • Megainfluenciadores: São digital influencers com mais de 1 milhão de seguidores. 

Agora que você já sabe quanto ganha um influenciador digital e todos os passos necessários para a construção de uma carreira nessa área, chegou a hora de ter a sua própria base de seguidores.

Mas para atraí-los e impulsionar o engajamento em suas redes sociais, é necessário saber como construir de forma sólida as suas mídias. 

Isso mesmo! É preciso planejamento e traçar uma ótima estratégia de posicionamento. Por isso, a HeroSpark criou um material exclusivo para lhe ajudar nessa jornada.

Baixe agora gratuitamente o  E-book “Como criar as suas Redes Sociais”, um guia completo com tudo o que você precisa para transformar suas redes em uma oportunidade de renda.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.