empreender com a herospark

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos. 

Os vídeos são uma grande tendência no marketing digital. Redes sociais como Instagram, TitkTok e Youtube crescem mais a cada dia, nos mostrando que, quem não investir nesse formato, pode ficar para trás. 

Antigamente, utilizar vídeos em campanhas de marketing era algo inalcançável para muitas marcas. Afinal, era algo muito caro, que demandava um grande orçamento. Hoje, basta um computador, um smartphone e os programas certos para criar vídeos de alta qualidade com facilidade.

O screencast é um formato que traz diversas possibilidades de comunicação com o seu público. Continue acompanhando este artigo e descubra o que é, como fazer e quais ferramentas usar.

 

O que é screencast?

Um screencast nada mais é do que a gravação da tela de um computador, mostrando slides, um software, um desktop, etc.  Este vídeo é um exemplo:

 

 

Como você pôde ver, trata-se de um vídeo tutorial com dicas sobre edição da sua landing page na HeroSpark.

Os vídeos tutoriais ou de “como fazer” geralmente são feitos com o formato screencast. Eles têm dominado as redes sociais e gerado muito engajamento. Afinal, quem não quer aprender a fazer algo de forma fácil, rápida e gratuita?

Por isso, criar vídeos com screencast é uma ótima forma de se comunicar com o seu público e mostrar tudo o que seu produto tem a oferecer.

Uma vantagem é que, além de filmar a tela, os programas também fazem captação de áudio ao mesmo temop. Isso torna a conversa mais dinâmica, como se você estivesse ao lado da pessoa ensinando-a a usar um software ou produto.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como usar os vídeos screencasts em seu negócio

Com um screencast você pode gravar absolutamente tudo o que estiver passando na sua tela. Isso significa que é possível criar diversos tipos de conteúdos para o seu negócio. Confira alguns exemplos:

 

Ensinar seu público a usar um software

Como já citado, o formado screencast é ótimo para conteúdos de ensino, como cursos e tutoriais.

Você pode utilizá-lo para gravar tutoriais sobre programas relacionados ao seu produto. Eles podem ser:

 

  • 1. Sobre o seu produto. Por exemplo: como acessar a plataforma do seu curso online.
  • 2. Relacionados ao seu produto. Por exemplo: se o seu produto for sobre marketing digital, você pode fazer vídeos ensinando seu público a usar plataformas e aplicativos do segmento.

Onboarding de clientes

O onboarding é um processo que envolve os estágios iniciais do contato de um cliente com a sua empresa. 

Se o seu produto é software ou mesmo um serviço, é fundamental que, após adquiri-lo, o seu cliente receba todas as instruções necessárias para utilizá-lo. 

Em resumo, o onboarding consiste em ajudar o seu cliente a ter o melhor resultado possível com o produto ou serviço que você vendeu para ele.

Uma forma de fazer isso é oferecendo tutoriais, que podem ser pequenos vídeos que os ensinem a utilizar o produto. Isso contribui para uma melhor experiência, educa o seu cliente e reduz cancelamentos.

 

Palestras ou cursos online

Vai fazer uma palestra ou está montando um curso online? Um screencast também pode ajudar você nesse processo.

Você pode criar uma apresentação no programa de sua preferência, como Keynote ou Powerpoint, e filmar a sua tela enquanto lê o roteiro.

 

Redes sociais

Screencasts também podem ajudar você a captar mais clientes! Que tal fazer um vídeo curto, para publicar nas redes sociais, mostrando o quanto o seu produto é fácil de usar?

Além disso, você pode criar vídeos para serem usados como chamadas para outros conteúdos, levando os usuários para seu blog, site, ebooks, entre outros.

 

Demonstração de produto

Um screencast também pode ser uma ótima ferramenta no momento da venda. Afinal, garantir um conteúdo de qualidade é fundamental para fechar vendas mais difíceis.

Você pode produzir screencasts para serem usados em momentos pontuais de interação com seus clientes, trazendo mais tranquilidade e transparência sobre seu produto.

Isso certamente ajudará você a fechar mais vendas.

 

Como fazer um screencast?

Quer começar a produzir screencasts para o seu negócio? Existem muitas ferramentas disponíveis para essa finalidade. Todas elas te ajudam a criar screencasts profissionais, de alta qualidade. 

Antes de tudo, é importante saber que, nesse processo, você precisará de duas ferramentas: uma de captura de tela e outra de edição de vídeo.

Porém, algumas ferramentas de captura de tela já oferecem recursos simples de edição, o que torna o processo ainda mais simples e elimina a necessidade de uma segunda ferramenta.

Separamos algumas opções de programas para cada objetivo. Confira:

 

Captura de tela

  • Webinaria: é gratuito, fácil de usar e pode ser uma ótima opção para suas primeiras gravações;
  • Camtasia: este é um dos favoritos do público. A ferramenta possui versão de testes gratuita, mas sua versão completa custa 199 dólares.
  • Open Broadcaster Software: gratuito e extremamente fácil de usar, com ele você pode gravar dimensões personalizadas. É um programa aberto para gravações de vídeos e transmissões ao vivo. Aqui temos um tutorial de como usar em seu negócio.
  • Loom: o Loom permite gravar vídeos com gravações da tela e imagem da câmera ao mesmo tempo.

 

Edição de vídeo

  • Windows Movie Maker/iMovie: essas são as opções mais conhecidas e até mesmo óbvias para edição de vídeo. Apesar disso, elas cumprem muito bem seu papel e podem ser ótimas para edição dos seus screencasts. O melhor de tudo é que elas são gratuitas e, alguns casos, já vêm instaladas com seu sistema operacional.
  • Adobe Premiere: esse é um dos programas mais utilizados por profissionais de vídeo. A ferramenta do pacote Adobe tem um custo mensal, mas é possível experimentar a versão teste, que dura um mês.

Neste texto você aprendeu o que é um screencast, como ele pode ser usado na sua estratégia de marketing e quais são as principais ferramentas que você pode utilizar na criação.

Você também aprendeu que, mais do que uma simples captura de tela, um screencast é uma ótima alternativa para divulgar um produto ou serviço; se conectar com seu público; oferecer um suporte de qualidade no pós-venda e muito mais.

Além disso, entendeu a importância de utilizar vídeos em sua estratégia, seja qual for o seu produto. 

Agora, que tal aprender a criar o seu próprio estúdio de gravação de alta qualidade com baixo orçamento?

Baixe o nosso ebook gratuito + Masterclass: Como montar um estúdio de gravação de acordo com o seu orçamento! Mais de 20700 empreendedores já baixaram e tiveram acesso a essas dicas. Não fique de fora!

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *