Segmentação demográfica: porque você deve fazer

Segmentação demográfica
Com a segmentação demográfica, você melhora suas estratégias de marketing
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Para os profissionais de marketing, alcançar o público certo no momento certo é muito mais eficiente e essencial — e é nesse ponto que entra o conceito e a prática de segmentação demográfica. Saber quem é seu público-alvo e compreender como direcionar seu conteúdo a ele é um ponto-chave para o sucesso de suas estratégias.

 

Muitas vezes, focar sua campanha apenas na conquista de um grande alcance pode não trazer os resultados esperados, pois nem todos os que foram contemplados fazem parte do grupo de potenciais clientes para seu negócio.

 

Não conhece o termo e quer aprender mais sobre como alcançar o público ideal utilizando a segmentação demográfica? Então, continue com a gente nesse artigo!

 

O que é segmentação demográfica?

 

A segmentação demográfica consiste numa prática do marketing digital que segmenta, divide o mercado em grupos menores e, para isso, leva em conta alguns critérios, como por exemplo:

 

  • Idade;
  • Gênero;
  • Raça;
  • Escolaridade;
  • Nacionalidade;
  • Renda;
  • Ocupação (profissão).

 

Com este instrumento, é possível criar filtros que delimitam o público-alvo de suas campanhas e mensagens nas estratégias de marketing. Dessa forma, irá aqueles indivíduos que podem efetivamente vir a se tornar clientes.

 

Esse processo de filtragem, ao descartar grupos que não se encaixam no foco da sua empresa, aumenta a taxa de conversão do seu negócio. Isso significa que mais pessoas serão convertidas em clientes, aumentando suas vendas a partir do direcionamento de conteúdo para grupos de acordo com seus dados demográficos.

 

Desse modo, utilizando a segmentação, fica mais fácil:

 

Quer saber como fazer um lançamento de sucesso? Veja o vídeo abaixo:

 

 

Como funciona a segmentação demográfica?

 

A escolha dos critérios que efetivamente influenciam no seu negócio, uma pesquisa de dados demográficos relativos ao seu público-alvo e a elaboração de alguns filtros e parâmetros. Isso é feito a partir das conclusões tiradas das análises feitas a partir dos dados, impactam mais pessoas e maximizam a lucratividade.

 

A segmentação demográfica é realizada após uma reunião de dados demográficos, que te torna capaz de traçar um perfil do público-alvo que seu negócio deverá atingir. Isso tudo a partir da identificação de alguns grupos demográficos, formados a partir de suas características em comum.

 

Exemplos de segmentação demográfica

 

Cada critério utilizado em uma segmentação demográfica delimita um grupo demográfico específico, que engloba seus próprios dados demográficos a serem interpretados e utilizados da maneira que seja mais vantajosa à conversão de clientes que consumam seus produtos e serviços.

 

De forma mais completa, alguns exemplos de segmentação demográfica são aqueles que separam grupos levando em conta fatores como:

 

Idade

 

Normalmente, se dividem em grupos de faixas etárias com comportamentos e interesses em comum. Não é indicado formar um grupo demográfico com uma margem de idade muito grande. Assim, você não vai mesclar muitos estilos diferentes de vida e cruzar outros dados demográficos que sejam muito destoantes entre si.​

 

Grupos de 17 a 24 anos e 25 a 35 anos, por exemplo, são boas segmentações e mais fáceis de serem trabalhadas. Um segmento exclusivo para pessoas acima dos 65 anos também pode ser bem trabalhado, considerando as necessidades comuns dessa faixa etária.

copy com chat gpt , herocreator

 

Renda

 

A renda é um fator que interfere de forma direta na decisão de compra de um indivíduo. Essa análise leva em conta uma segmentação baseada nos salários mínimos, no caso de uma clientela brasileira ou em ganho anual, caso venha dos Estados Unidos ou Europa.

 

Diferentes salários consequentemente provocam diferentes estilos de vida e se atentar a isso colabora numa compreensão mais ampla das condições e interesses que seu público-alvo possui em relação aos seus produtos e serviços.

 

Localização

 

Uma segmentação geográfica basicamente identifica onde estão seus consumidores atuais e em potencial. Isso é feito no intuito de delinear, mesmo que de forma digital, como as ações de marketing podem alcançar essas localidades de forma mais intensa e personalizada.

 

Estado, cidade e bairro são alguns dos critérios levados em conta nesse segmento e que podem ajudar, de forma simples e prática, a compreender o estilo de vida e os padrões de interesse de um determinado grupo geográfico.

 

Por que fazer a segmentação demográfica?

 

A segmentação demográfica te ajuda a compreender quais as necessidade de seu público-alvo ou persona. Um indivíduo de 18 anos, por exemplo, possuirá interesses, comportamentos, problemas e requisitos diferentes de um indivíduo com 40 anos.

 

Por isso, dados demográficos como a idade e outros elementos já citados são muito valiosos na hora de compreender de qual maneira você pode atingir o nicho que te acompanha de uma forma interessante e vantajosa, assim como de qual maneira um potencial cliente será convertido para o negócio.

 

Por mais que pareça um processo de alta complexidade, já que envolve uma grande variedade de dados, a segmentação demográfica é uma das formas mais rápidas e fáceis de criar um plano de marketing visando o público.

 

Segmentar esses indivíduos em grupos demográficos facilita na criação de uma visão de mercado mais ampla. No entanto, é sempre bom considerar também que os grupos são interpretados de maneira generalizada.

 

Isso quer dizer que nem todos os integrantes de um grupo demográfico irão necessariamente se comportar da mesma maneira. Apesar de tudo, eles podem não ter os mesmos interesses, apenas por terem a mesma idade ou nacionalidade.

 

Logo, essa segmentação é eficiente para direcionar as campanhas de tráfego pago e deve ser utilizada, pois alcançará a sua persona. No entanto, se em algum teste você perceber que alguns se comportam de modo diferente, é válido considerar que existem também variáveis de comportamento e a subjetividade de cada indivíduo em ação nesse processo.

 

Atualize os dados demográficos

 

Por fim, em meio a tantas mudanças no mercado de forma acelerada, é sempre importante não esquecer de manter os critérios e dados da segmentação demográfica atualizados.

 

O modo como seu público-alvo se comporta perante seus serviços pode mudar, levando a uma necessidade de transformação de estratégias perante o grupo demográfico que mais se encaixa como seus clientes em potencial.

 

Assim, acompanhar as tendências da população colabora para manter a segmentação demográfica eficiente, além de destacar seu negócio perante a concorrência do mercado digital.

 

Quer saber mais sobre estratégias de marketing digital para suas vendas, para além da segmentação demográfica?

 

Conheça as soluções da HeroSpark, ideais para quem deseja criar negócios de alto impacto. Nós temos ferramentas gratuitas para ajudar a tirar sua ideia do papel e estruturar melhor seu empreendimento digital, fornecendo o suporte e conteúdos ideais para te ajudar a ir além e alcançar o sucesso.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *