15 dicas de social selling para aumentar suas vendas

mulher inclinada usando um computador, ao lado na mesa tem um tablet e produtos de maquiagem que ela está vendendo
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

A mídia social é uma oportunidade incrível para se conectar com clientes. Nesse meio, a distância entre a marca e o consumidor é minimizada e a relação se torna muito mais próxima e intensa.

Diante disso, foi criado o social selling, com o objetivo de entregar valor e guiar o cliente durante o seu processo de decisão de compra em direção ao fechamento da venda.

Além de nutrir o seus próprios clientes, o social selling é usado para encontrar e converter novos leads. Ele é capaz de selecionar leads específicos para a sua marca, tornando o processo de venda direta muito mais simples e rápido.

Mas para isso, é necessário ter conhecimento para aplicar as técnicas corretas e trazer os melhores resultados.

Confira agora 15 dicas de social selling para ajudar a trazer leads qualificados e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

O que é social selling?

Antes de falarmos sobre as dicas de social selling, é preciso entender melhor a estratégia.

O conceito de social selling, muitas vezes, é confundido com a utilização de mídias sociais, mas ele vai muito além disso.

Essa é uma abordagem comercial que visa utilizar as redes sociais como LinkedIn, Facebook, Twitter ou Instagram para identificar prospects qualificados e oferecer conteúdo de valor com o intuito de convertê-los em clientes.

Sendo assim, o social selling não é apenas possuir redes sociais e fazer algumas postagens. São estratégias bem elaboradas para analisar os perfis e comportamentos dos seus prospects nas redes sociais, e com essas informações, poder oferecer conteúdo de valor e, em seguida, entrar em contato e fazer uma oferta de forma personalizada.

No social selling, a palavra social é muito importante. Ela se refere à relação que se estabelece entre a marca e os leads ou clientes e deve ser baseada em confiança. 

As empresas já compreenderam a importância que as redes sociais têm para os seus clientes, pois elas influenciam seu comportamento de compra e o social selling explora esse aspecto.

Esta técnica permite maximizar as vendas online de uma empresa devido à otimização de sua presença nas redes sociais.

Por isso, ele se tornou uma das técnicas de vendas mais eficazes. Trata-se de um processo de pesquisa, seleção, escuta e interação com os prospects através das redes sociais. Dessa forma, ela permite detectar, acelerar e desenvolver negócios.

 

15 dicas de social selling para aumentar as suas vendas

Conheça agora 15 dicas de social selling que vão ajudar a sua marca a interagir com os seus seguidores de forma estratégica.

E com isso, atrair mais leads e aumentar as suas vendas.

 

1. Valorize a sua imagem digital

Os seus perfis sociais funcionam como uma apresentação da sua marca. Dessa forma, é preciso pensar estrategicamente nas suas imagens e textos de apresentação, afinal, a primeira impressão é a que fica.

Utilize os espaços de descrição para contar um pouco sobre você ou sobre a sua marca e, sempre que possível, utilize técnicas de copywriting para contar histórias e ser persuasivo.

O Instagram, por exemplo, possui uma descrição curta, por isso aposte em uma imagem de perfil atrativa e em destaques.

Já o LinkedIn é uma rede que possui uma seção maior para descrição. Sendo assim, conte uma história sobre quem você é ou sobre a sua marca. Explique o que você faz e como você pode ajudar o seu cliente. Se possível utilize gatilhos mentais.

 

2. Foque no relacionamento e não na venda

Uma venda direta, sem a criação de um relacionamento prévio, pode afastar o seu lead, já que ele pode ter a sensação de estar sendo manipulado por um vendedor.

Por isso, entre as dicas de social selling, está o foco no relacionamento. Dessa forma, você faz com que a troca seja genuína. Com isso, uma relação de confiança vai se estabelecendo e o próprio cliente busca a compra.

Nas redes sociais, as pessoas são bombardeadas com ofertas diariamente. Com isso, elas estão cada vez mais filtrando esses conteúdos.

Por isso, o foco do social mídia é entregar conteúdo de valor e criar um relacionamento com a sua audiência.

Com esse trabalho bem estabelecido, as vendas virão como consequência, e sem pressionar o cliente.

 

3. Entregue antes de vender

Humanizar a marca e criar um relacionamento com os seguidores são estratégias muito importantes.

Além disso, é fundamental entregar conteúdo de valor gratuito, antes de fazer uma oferta para venda. Dentro do social selling, uma das táticas mais utilizadas é a distribuição de um conteúdo gratuito para que o seguidor comece a confiar no que está sendo dito.

Isso é o mesmo que ocorre, por exemplo, quando se está vendendo um queijo, e se oferece um pedaço como degustação. O cliente experimenta, comprova a qualidade, e então sente o desejo de comprar um queijo inteiro.

Por isso, ofereça conteúdo de valor para mostrar a qualidade do seu serviço e atrair compradores para o seu produto.

 

4. Ofereça mais do que recebe

O objetivo das redes sociais é compartilhar conteúdos e ideias. Por isso, o social selling possui estratégias baseadas em oferecer mais do que recebe, para poder ter sucesso.

Por isso, a maioria das suas postagens precisam oferecer conteúdos realmente importantes para a sua audiência. Informações que verdadeiramente os ajudam.

Se está em dúvida em relação à proporção, use a regra 80/20: 80% das postagens direcionadas para o conteúdo e somente 20% para promoção.

Outro ponto importante é compartilhar postagens de outros perfis para divulgá-los. E também se dedicar a fazer comentários pertinentes respondendo às suas próprias postagens e comentando em outros perfis.

Dessa forma, vão ocorrendo interações e o seu perfil pode vir a ser divulgado pelos outros.

 

5. Construa uma base forte

Criar perfis em redes sociais não garante o total aproveitamento que essas redes têm a oferecer.

Para adquirir autoridade no assunto e se tornar um especialista no meio digital, é fundamental reservar um tempo para construir uma base forte. Por isso, não subestime nenhuma etapa, desde a preparação do perfil até as estratégias de interação.

Com esse cuidado você será capaz de construir a sua credibilidade no mercado, ou seja, uma reputação sólida. Utilize as estratégias de social selling e demonstre os valores da sua marca.

A relação de confiança vai sendo estabelecida e a sua marca vai se tornando forte nas redes.

 

6. Monitore conversas relevantes

Preste atenção a tudo o que os seus clientes atuais e leads estão dizendo sobre a sua empresa. Analise os comentários nas redes, as mensagens diretas e toda forma de comunicação vinda dos seus seguidores.

copy com chat gpt , herocreator

Dessa forma, você poderá analisar e modificar estratégias para suprir as necessidades deles e atrair mais clientes para o seu negócio.

Mostre as melhorias que estão sendo feitas na sua empresa e deixe claro que a opinião do cliente é importante para você. Assim, a relação estabelecida será muito mais forte e leal.

Além disso, através das técnicas de social selling você também poderá monitorar o que o público está dizendo sobre os seus concorrentes e criar táticas para superá-los.

 

7. Crie um cronograma de conteúdo

Postagens aleatórias não trazem resultados. Faça um cronograma de conteúdo com temas relacionados e estratégicos para cada data. Isso ajuda na relevância das suas postagens e ainda garante um ponto muito importante, que é a consistência.

Sua audiência precisa saber quando poderá esperar novidades, por isso, organize datas e horários estratégicos para as suas postagens.

 

8. Faça pesquisas

O social selling oferece a oportunidade de se ter facilmente uma fonte de informações sobre cada cliente.

 

 

Por isso, antes de entrar em contato com um novo lead, pesquise sobre ele e utilize informações pertinentes para ajudar na conexão que será formada entre ele e a sua marca.

Com certeza a chance de conversão será muito maior com essa dica de social selling.

 

9. Interaja sempre

As redes sociais são ótimas para criar uma interação entre o perfil e os seus seguidores. Por isso, ao utilizar as técnicas de social selling, nunca faça com que as suas redes sejam como uma televisão, onde o artista fala e o espectador só assiste.

Isso é indispensável porque estamos imersos em um processo de gamificação em que as interações precisam ser cada vez mais dinâmicas e estimulantes, como acontece nos games.

Desta forma, utilize as ferramentas de interação e faça isso com frequência, por todos os canais possíveis.

Essa interação deve ser genuína, sem segundas intenções, afinal, o seguidor vai perceber. Deixe que o tempo e a confiança que está sendo estabelecida o atraiam para a compra. 

 

10. Faça interação em outros canais

Na hora de colocar as estratégias de social selling em prática, não se limite a manter o diálogo em apenas um canal.

Utilize diversos canais e observe que cada um deles exige um tipo de comunicação diferente. Isso ajuda a captar clientes em diversos locais, utilizando uma linguagem mais confortável para ele e contribui para aumentar as suas chances de sucesso.

 

11. Nunca negligencie os antigos clientes

Um erro muito comum dos empresários é acreditar que o relacionamento com o cliente termina na venda.

Acontece que é muito mais fácil vender novamente para quem já comprou seu produto, do que conquistar novos clientes.

Por isso, as estratégias de social selling facilitam a manutenção desse relacionamento, principalmente após a venda ser fechada, aumentando a possibilidade de novas compras.

 

12. Mantenha seus perfis atuais

É comum que os empreendedores montem os seus perfis e os mantenham assim o tempo inteiro. Mas a empresa é dinâmica e com o tempo algumas alterações podem ocorrer.

Por exemplo, algum contato pode ser alterado, ofertas novas podem chegar, até mesmo o endereço físico ou virtual podem mudar.

O importante é que a cada alteração, o seu perfil seja atualizado. Quando um cliente vê uma oferta, entra em contato, e é informado que ela não existe mais, a empresa perde a credibilidade.

Assim como, se o número de atendimento informado não for mais utilizado, o cliente vai buscar outra empresa, ele não vai mandar um e-mail informando que não conseguiu entrar em contato por telefone, por que o número está errado.

 

13. Acompanhe as novidades do momento

As mídias sociais estão sempre sofrendo alteração. Todos os dias você encontra uma nova ferramenta, uma nova forma de comunicar, um novo meme, uma nova expressão, ou mesmo um novo canal, que precisa ser adotado dentro das suas estratégias de social selling. E você precisa estar atento às novidades do momento.

Não se pode ficar acomodado com os resultados obtidos na internet. Esse meio sempre vai mudar e o profissional é obrigado a acompanhar essas mudanças, senão, em pouco tempo verá os seus resultados caírem.

Se você quer ter, ou manter, resultados, esteja sempre atualizado e disposto a alterar suas estratégias.

 

14. Acompanhe os resultados e ajuste o necessário

Ao contrário do que a maioria pensa, trabalhar com social selling requer muita organização e registro de dados.

Entre as dicas de social selling, também elencamos que você precisa analisar continuamente essas informações, e com base nessas análises, as estratégias serão traçadas e ajustadas de acordo com os resultados esperados. Portanto, esteja sempre acompanhando e ajustando suas táticas.

 

15. Tenha paciência

Por fim, mas não menos importante, quando se trata da estratégia, ser paciente é fundamental.

Ainda que sejam seguidos todos os passos que separamos aqui, os resultados nesta área podem levar tempo para aparecer. Suas análises serão essenciais para entender o que está funcionando e o que não está, mas a paciência com o processo ainda precisa existir.

O importante é ter a certeza de estar seguindo o caminho correto. É necessário focar na personalização, na persistência, na paciência e ter sempre uma atitude positiva.

 

Conclusão

O social selling é uma estratégia de marketing aplicada nas mídias sociais com o objetivo de atrair, oferecer conteúdo de valor, gerar confiança e converter seguidores em clientes.

Um dos principais benefícios do social selling é a presença permanente da sua marca no espírito dos seus prospects.

Gerar confiança é um processo que leva tempo. Por isso, aplique todos os passos necessários para essa estratégia funcionar, siga todas as dicas listadas neste artigo, e, principalmente, se mantenha persistente e paciente para que os seus resultados sejam alcançados.

E você, está pronto para embarcar nessa?

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *