Topo de funil: como produzir conteúdo para esta etapa

Topo de funil é a primeira etapa que você deve planejar no Inbound Marketing
Topo de funil
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

No mercado digital, o funil de vendas é um modelo que representa todos os pontos de contato que um possível cliente tem com o seu negócio, do fundo ao topo de funil. Sendo que o topo é o estado no qual, idealmente, alguém descobre, se sente atraído e interessado pela sua marca.

Qual a característica mais marcante de um funil? Certamente, é o fato de o conteúdo do quer que seja colocado nele vá diminuindo em quantidade — daí o verbo “afunilar”. 

O mesmo acontece com o seu negócio digital: no topo, há uma imensa quantidade de pessoas conscientes do seu produto ou serviço e, com o passar do tempo, menos pessoas permanecem até a conclusão da compra. 

Por isso, se houver poucas pessoas no topo de funil, menos pessoas ainda chegarão ao fundo. Daí a motivação para você apostar no marketing de conteúdo. Busque atrair o máximo de visitantes para que, no fundo de funil, mais pessoas optem pela compra.

Mas o que fazer para atrair o máximo de pessoas para o topo de funil? É o que você vai ler neste artigo!

Por que criar conteúdo para o topo de funil

Como já citamos, o momento ideal para cultivar interesse na audiência pela sua solução e atraí-la é o topo de funil. Para acompanhar o quão próximo ou distante você está desse objetivo, a métrica principal que vai ajudar é a da relação alcance x impressões. 

  • Alcance 

Tão intuitivo quanto o próprio termo ‘topo de funil’, quer dizer o número de pessoas que o seu conteúdo alcançou em determinado período. As melhores práticas para aumentar o alcance do seu conteúdo em uma rede social é a de fazer perguntas, sempre utilizar imagens, postar em horários e com frequência regulares e aproveitar tendências e virais. 

Para conteúdos de blog, atualize-os com infográficos e vídeos curtos, crie uma newsletter com os conteúdos da semana, compartilhe o material no SlideShare ou Pinterest, entre outros. Teste as estratégias e acompanhe o que mais ajuda no desempenho do alcance. 

  • Impressões

Representa o número de vezes que seu conteúdo aparece para alguém, incluindo a mesma pessoa — o que diferencia do alcance. Se as impressões estiverem mais altas que o alcance, nas redes sociais, é porque provavelmente seu conteúdo está sendo consultado várias vezes, o que é ótimo. 

Sempre que o seu objetivo for aumentar a consciência dos consumidores sobre a sua marca, priorize as impressões. Quando você consome conteúdo de alguém, o que faz você visualizá-lo várias vezes? Seria a relevância e o quão informativo é? O design? Responda e aplique os princípios que você descobrir, adaptando para o seu público, de preferência.

Seguir estas dicas para otimizar seu conteúdo de topo de funil, acima de tudo, pode diminuir seu CPA (Custo por Aquisição), em até 56%. Ao conduzir seus possíveis clientes, desde o topo de funil, se torna mais fácil convertê-los de forma orgânica, e não baseado em cliques de anúncios e custo financeiro. 

copy com chat gpt , herocreator

Inscreva-se e garanta 1 mês de acesso gratuito ao melhor conteúdo para acelerar a criação e a performance do seu produto digital.

Onde criar conteúdo de topo de funil

Até agora, você percebeu que é possível criar conteúdo de topo de funil:

O que nem todos se atentam ainda é que você também pode atrair clientes com landing pages (LP) e anúncios, webinários e parcerias com influencers também. 

  • LP e anúncios

Se você estiver trabalhando com anúncios pagos, as landing pages são para onde você enviará a maior parte do tráfego, certo? Assim, a melhor saída é focar em uma única mensagem para que as pessoas que nunca viram seu conteúdo na vida compreendam de primeira e avancem no funil de vendas.

  • Webinários

Webinars educacionais podem ser ótimas fontes de conteúdos e que despertam interesse nos seus possíveis clientes. Com o foco em algum problema da persona, priorize um conteúdo informativo, mas dinâmico, como se fosse um diálogo, no planejamento da live. 

  • Parcerias com influenciadores

Se existe um grupo de pessoas cujo forte é o alcance são os influenciadores digitais. Somado a isso, periodicamente acontecem eventos que podem se associarem ao seu negócio e, normalmente, há um influenciador do segmento. Aproveite esses momentos estratégicos e feche parcerias de co-marketing para que novos públicos sejam alcançados com o seu conteúdo. 

Dicas para criar um conteúdo de topo de funil atrativo

Agora que você já sabe por que e onde empenhar sua energia na criação de conteúdo de topo, confira algumas dicas para otimizar este processo:

Evite promover seu negócio

Se você ao menos mencionar seu produto ou serviço logo na primeira conversa, o conteúdo deixa de ser de topo. Mas também não se transforma em conteúdo de fundo de funil porque o usuário não está qualificado para isso, assim, a estratégia se perde. 

Busque ser o mais claro possível

Quando você encontra um amigo para contar alguma novidade que aconteceu com você, é necessário explicar tudo do começo e com calma, certo? Pense nisso ao produzir seu conteúdo para o topo do funil. O público-alvo não descobriu seu negócio ainda, explique sua mensagem da melhor forma possível.

Facilite a vida do público

Uma das melhores maneiras de se mostrar interessante na internet é ajudando alguém, facilitando a vida de um usuário. O que ajuda você na internet? A maioria das pessoas gosta de tabelas resumo, listas, checklists de alguma tarefa mais complexa de executar, posts de tira-dúvidas etc.

Disponibilize o conteúdo no máximo de canais possíveis

Você quer ser realmente descoberto? Então apareça, elenque todos os canais que existem chances da sua audiência estar presente. Mas lembre-se que cada um tem suas dicas e atributos próprios, revise nossas orientações acima sobre onde criar conteúdo e aplique nos canais escolhidos.

Produzir conteúdo de topo de funil é praticamente quando você bate a porta da casa de um cliente em potencial. Esse material é o que vai determinar se determinado usuário vai manter contato ou não com a sua marca, até comprar algo. 

Você sabia que é possível testar de graça uma ferramenta de funil de vendas? Se trata do SparkFunnels, aproveite e experimente hoje mesmo!

Banner_blog_herospark
1 comment
  1. Estou amando a experiência com vcs. Plataforma ótima! Pratica, de rápida produção de material. muita assessoria e o atendimento excelente! Muito obrigada! Assim que eu tiver vendas recorrentes farei o upgrade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *