Vídeo de vendas: o que é e como fazer vídeos que convertem?

Video de Vendas_HeroSpark
Video de Vendas_HeroSpark
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Vamos fazer um exercício: pense rapidamente em algum vídeo de vendas na televisão que fez muito sucesso. Com certeza você lembrou bem mais rápido do que se nós pedíssemos para recordar de alguma propaganda escrita. Afinal, o vídeo de vendas tem esse poder de envolver a audiência e influenciar estilos de vida.

Por isso, é importante que os infoprodutores invistam nesta estratégia para divulgar os seus produtos. No entanto, a gravação deve ser cuidadosa para que a propaganda não seja negativa e realmente consiga atrair a atenção das pessoas.

Quer saber mais sobre o vídeo de vendas e como fazer um? Continue a leitura.

O que é vídeo de vendas?

O vídeo de vendas é uma estratégia para a audiência conhecer os seus produtos e serviços. Essa prática não é recente, afinal, as grandes marcas a utilizam há décadas. Mas a internet possibilitou que outras pessoas também divulgassem a sua marca dessa forma.

De acordo com dados divulgados pelo Semrush, 55% das pessoas assistem vídeos online todos os dias e 78% assistem toda semana. Sendo assim, com um roteiro e gravação bem feitos, você terá um grande público para assistir.

Este vídeo tem o objetivo e a estrutura semelhante à carta de vendas tradicional. Isso porque tem o intuito de persuadir o potencial cliente, ao explicar como o seu produto/serviço pode resolver um problema dele, quais são os diferenciais da sua solução e a sua oferta.

 

Quais são as vantagens de investir na produção de um vídeo de vendas?

Aumenta o engajamento

Os vídeos são o tipo de conteúdo favorito do público do mercado digital. Além de dinâmicos, eles podem ser utilizados junto a outros conteúdos, conectando diferentes canais de divulgação da sua marca.

Nesse sentido, a principal vantagem da inclusão de vídeos de vendas na sua estratégia é que eles geram engajamento com seu público, ajudando, assim, a estabelecer um relacionamento entre seus clientes em potencial e você.

Se o seu vídeo de vendas chamar a atenção dos seus leads, é grande a chance desse conteúdo ser compartilhado, o que contribui para a sua marca alcançar ainda mais pessoas. 

 

Facilita a compreensão da sua mensagem

Outra vantagem de utilizar o vídeo de vendas como parte do seu conteúdo para as redes é que eles são de fácil compreensão. Então, a sua mensagem chega de forma ainda mais assertiva até seus clientes em potencial. 

Além disso, um vídeo de vendas pode ser criado utilizando diferentes técnicas de persuasão, o que cria uma experiência parecida com a de um diálogo com o seu público. Isso é excelente para criar um sentimento de aproximação entre a marca e os usuários.

 

Melhora o SEO da sua página

Sabia que o poder do SEO não se resume aos blogposts? Assim como o uso de imagens, a inserção de um vídeo em seu site ou nos artigos do seu blog pode melhorar a pontuação de SEO da sua página.

Isso porque ele gera uma maior permanência da audiência na página, o que impulsiona os resultados no motor de busca. 

Outro ponto importante é que, além de alavancar o tempo de permanência das pessoas em sua página, um vídeo de vendas também pode ajudar a reduzir a taxa de rejeição dos seus conteúdos. 

 

Possui um baixo custo de investimento

Ao contrário do que você pode estar imaginando, um vídeo de vendas não requer um investimento elevado para ser produzido. 

Para dar o primeiro passo na diversificação do seu conteúdo e incluir vídeos, você só precisa contar uma boa organização e alguns equipamentos básicos, como a câmera do celular, um roteiro e um ambiente bem iluminado para servir de cenário.

Existem também outros elementos que podem fazer a diferença na hora de criar seu vídeo de vendas, e nós pontuamos alguns deles no tópico a seguir. Acompanhe!

 

Como fazer um bom vídeo de vendas? 6 dicas

Veja como fazer um vídeo de vendas infalível:

 

copy com chat gpt , herocreator

1. Tenha atenção aos primeiros segundos do vídeo

Com tanta informação disponível na internet, você precisa garantir a atenção das pessoas nos primeiros 15 segundos. Recomendamos, inclusive, que a primeira frase seja de impacto e tenha a ver com a realidade do seu avatar, para servir de isca.

Algumas formas de introduzir o seu vídeo são:

  • Fale uma curiosidade;
  • Use o humor;
  • Apresente o tema do vídeo de forma objetiva;
  • Fale sobre um problema comum para a persona.

Com isso, o telespectador vai se identificar e parar para assistir o restante. 

Caso você deixe para ser atrativo somente no meio ou final do vídeo, poucas pessoas chegarão a ver. Isso porque, diferente de um comercial na televisão, a internet tem inúmeros estímulos que levarão o potencial cliente a sair da sua página. 

 

2. Crie uma conexão com a audiência

Depois de conquistar a atenção das pessoas, é preciso aproximar-se delas. Para isso, você pode se comprometer a auxiliar o seu cliente a realizar algum sonho ou a superar medos. 

Seja enfático e específico, no intuito de que as pessoas realmente entendam que você está disposto a auxiliar nesse medo ou sonho.

Mas, calma! Ainda não é o momento de apresentar a sua solução. Você ainda está na fase de gerar identificação, para que, quando apresentar o produto, as pessoas já estejam convencidas da sua autoridade e dos seus diferenciais.

 

3. Apresente a solução

Agora sim, chegou a hora de mostrar todos os pontos importantes da sua solução. Seja objetivo ao demonstrar os benefícios e fale somente aquilo que você acredita que vai agregar valor para as pessoas.

Por exemplo: falar que o seu curso ensina marketing digital não vai gerar desejo nem transmitir autoridade. Mas você pode falar sobre a solução em si e os diferenciais, como “você vai aprender como vender 3x mais pela internet” ou “ temos uma área de membros e suporte rápido”.

 

4. Apresente a oferta

Jamais deixe de apresentar a sua oferta, exceto se o seu trabalho for precificado de forma personalizada para cada cliente. Ela pode incluir fatores como preço, bônus e descontos. Quanto mais completa for, maior é a possibilidade das pessoas enxergarem valor nela.

Nesse momento, não tente enganar o seu telespectador, pois, antes de finalizar a compra, ele vai perceber e, além de ficar sem a venda, você também perderá a credibilidade. 

Fale ainda sobre as formas de pagamento, como será a entrega do seu produto/serviço e, se houver período para teste, é interessante citar.

 

5. Prepare um CTA

Imagine que uma pessoa fique até o final do vídeo e tenha interesse em adquirir o seu produto, mas o vídeo acaba e não traz nenhuma chamada para ação. É provável que a pessoa acabe deixando para depois ou não saiba o que fazer e desista da compra.

Um Call to Action (CTA) serve justamente para evitar essa perda de clientes. Aqui, pode ser utilizado o gatilho mental da escassez ou da urgência, a fim de que a pessoa tenha mais pressa em adquirir o seu produto ou serviço.

 

6. Dica extra – Cuidado com a filmagem

Não há problema algum em gravar o seu vídeo em casa e com os equipamentos que você tem. Afinal, não é sempre que o orçamento do empreendedor vai permitir contratar uma equipe profissional. Porém, é preciso ter alguns cuidados.

Nesse sentido, algumas dicas são:

  • Construa um cenário bonito e com elementos que remetam ao que você fornece;
  • Escolha um ambiente silencioso para não ter ruídos;
  • Cuidado para não abafar o microfone;
  • Traga a iluminação correta para o local, de preferência com equipamentos como a softbox.

Após produzir um vídeo de vendas com as nossas dicas e fazer a divulgação correta, os seus resultados podem melhorar e alavancar o negócio. Além disso, o público vai se sentir mais conectado com a marca.

Quer aprender mais sobre como gravar vídeos e ainda garantir um kit exclusivo com tudo que você precisa para criar o seu próprio estúdio? Nós temos uma surpresa para você!

Baixe agora o kit E-book + Masterclass: “Como montar um estúdio de gravação de acordo com o seu orçamento”. Esse material gratuito reúne tudo que você precisa para criar vídeos de vendas que geram resultados de verdade.

Tá esperando o quê? Garanta já o seu kit e produza conteúdos dinâmicos e assertivos que vão encantar o seu público. 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *