Cartão não autorizado: quais são os motivos e como agir para não perder a venda?

Cartão não autorizado: quais são os motivos e como agir para não perder a venda?
Extensão plano basic

Um problema bastante comum e que impede que o cliente finalize sua compra é o cartão não autorizado. Você já deve ter passado por isso, não é mesmo?

Mas, afinal, você sabe como contornar a situação para não perder a venda e nem deixar o seu cliente constrangido? Não?

Então continue a leitura deste conteúdo para conhecer os principais motivos desse problema e aprender como proceder para recuperar sua venda e o seu lucro! 

Boa leitura!

Uma boa página de checkout evita diversos problemas durante a finalização da venda. Por isso, a HeroSpark conta com checkout próprio e seguro para garantir que você não perca nenhuma oportunidade. Cadastre-se na plataforma e garanta esse e outros recursos!

O que quer dizer cartão não autorizado?

Cartão não autorizado significa que a cobrança não foi realizada, e existem vários motivos para isso, como você verá adiante. 

Mas, antes de mais nada, é preciso entender que isso não é motivo algum para vergonha e nem para causar constrangimento em algum estabelecimento ou reclamações online.

Na grande maioria das vezes, a solução será entrar em contato com a própria administradora do cartão não autorizado.

Quais são os motivos para uma compra não ser autorizada?

Suspeita de fraude

A compra gerou uma suspeita de fraude, seja por valores altos ou informações inconsistentes. Quando acontece isso, a administradora pode bloquear o cartão para proteger o cliente.

Limite insuficiente

A compra foi negada porque o valor ultrapassa o valor que há disponível no cartão, ou seja, o limite de crédito.

Cartão vencido

O cartão não autorizado pode estar fora da sua data de validade e, dessa forma, não funciona mais para realizar as compras.

Falta de pagamento

Caso a fatura do cartão não tenha sido paga, a administradora pode bloquear e evitar novas compras até que seja resolvido a questão de inadimplência.

Nome com restrição

O cartão não autorizado pode ser derivado do cancelamento do cartão de crédito pela administradora caso o cliente tenha o CPF incluído em órgãos de proteção de crédito.

Bandeira indisponível

Esse erro acontece quando a maquininha ou a página de checkout não suporta a bandeira do cartão.

O que fazer quando o cartão do cliente não passa? 

Apesar de ser uma situação que ninguém gosta de passar, saiba que essa é uma oportunidade para ficar mais próximo do cliente e construir um bom relacionamento, prestando ajuda e dando todo o suporte necessário.

copy com chat gpt , herocreator

Assim, o cliente sente-se encantado com o tratamento recebido e com a tranquilidade que a situação foi resolvida, o que gera uma imagem positiva do seu negócio. 

Por isso, confira o passo a passo de como proceder quando acontece uma situação de cartão não autorizado:

1. Verifique os dados informados

Antes de mais nada, é preciso ter a certeza de que os dados informados estão corretos, como a senha para as compras físicas ou a numeração exigida para as compras online.

O cliente precisa estar atento se não digitou os dados de um cartão de débito ou de alimentação, por exemplo, que muitas vezes não são aceitos para compras online.

Confirmar isso é o primeiro meio de garantir a aprovação da compra em instantes, sem precisar da ajuda da central da administradora.

2. Peça ao cliente que entre em contato com a administradora do cartão 

Caso esteja tudo certo com os dados apresentados, é possível que o erro de “cartão não autorizado”seja algum dos problemas citados anteriormente.

Nesse caso, peça ao cliente que entre em contato com a administradora do cartão para resolver o seu problema o quanto antes.

3. Ofereça outros meios de pagamento

Caso seja constatado que o problema não pode ser resolvido em pouco tempo, é preciso pensar em estratégias para não perder a sua venda. Desse modo, sugira novos meios de pagamento ao cliente

Saiba que páginas de checkout completas, como a da HeroSpark, oferecem outras opções de pagamento, como:

  • Boleto bancário;
  • Boleto + cartão;
  • Dois cartões;
  • Pix;
  • Transferência bancária.

Essa é uma boa forma de evitar o abandono de carrinho.

4. Coloque a sua equipe de suporte à disposição do cliente

Também é importante que você ofereça uma equipe de suporte para auxiliar o cliente a finalizar sua compra de forma devida. 

Para isso, um botão para conversar com algum atendente via WhatsApp ou e-mail deve estar em lugar de fácil acesso na sua página de vendas, principalmente quando aparecer alguma mensagem de erro.

5. Tenha uma página responsiva e atraente

Por fim, mas não menos importante, tenha uma página responsiva, com chamadas que atraiam o cliente, de forma que o problema do cartão não autorizado não seja um obstáculo ao seu desejo de adquirir o produto ou serviço. 

Ou seja, apesar do transtorno, o cliente deve continuar desejando o seu produto! Para isso, é essencial contar com boas estratégias de marketing digital

Nesse sentido, você pode contar com a HeroSpark! A plataforma te ajuda a criar a sua página de vendas de forma intuitiva e ainda conta com um checkout próprio e seguro. Ou seja, tudo o que você precisa para concluir suas vendas com sucesso!

Portanto, faça o seu cadastro hoje mesmo na nossa plataforma e garanta os principais recursos para alavancar o seu negócio!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *