Como criar filtro no Instagram e aumentar o alcance da sua marca?

Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Os filtros se tornaram uma tendência desde o surgimento do recurso no Instagram. Afinal, eles permitem personalizar os vídeos curtos com efeitos, que vão de maquiagens a elementos divertidos. Saber como criar filtro no Instagram não é tão comum.

A princípio, a plataforma liberou o recurso de criação de filtros apenas para alguns influenciadores. Mas, com a popularização do recurso, tornou-se possível a qualquer pessoa na rede social criar seu próprio filtro. Não é legal?

E aí, já imaginou criar seu próprio filtro e viralizar sua marca na rede? Então continue a leitura deste artigo para ver como criar filtro no Instagram e descobrir porque ele pode se tornar parte de uma estratégia poderosa do seu negócio. .

Boa leitura!

A HeroSpark é um sistema inteligente totalmente integrado que não depende de terceiros. Experimente agora, e comprove na prática!

Inscreva-se gratuitamente!

O que são os filtros no Instagram?

Os filtros são efeitos de imagem que utilizam recursos de iluminação e gráficos para personalizar fotos e vídeos. A base de criação desses efeitos é a tecnologia de realidade aumentada.

Para utilizá-los, é necessário realizar a sua escolha a partir do uso da câmera do Instagram, o que permite modificar a imagem enquadrada adicionando efeitos, geralmente no rosto.

Também é possível utilizar filtros para alterar configurações de luminosidade, adicionar outros efeitos em paisagens e, até mesmo, criar vídeos divertidos com animais de estimação. 

Entre os recursos que essa ferramenta permite incluir em fotos e vídeos postados nos stories do Instagram estão:

  • Recursos de interação;
  • Luzes;
  • Frases;
  • Jogos;
  • Maquiagens;
  • Efeitos 3D, etc.

Essas funcionalidades se tornaram tendência no Instagram, mas não surgiram nessa rede. 

Uma das redes sociais que ajudou a impulsionar esses efeitos foi o Snapchat, plataforma onde também se popularizou o formato que depois veio a ser conhecido como “stories”. 

Já imaginou criar seu próprio filtro e incluí-lo na estratégia de posicionamento da sua marca? Continue a leitura e descubra como criar filtro no Instagram pode aumentar o engajamento da audiência com o seu negócio. 

Por que criar um filtro no Instagram pode ser interessante para o seu negócio digital? 

Quando os filtros foram lançados, o número de criadores habilitados para criação de seus próprios efeitos eram reduzidos. 

Mas, com a liberação da ferramenta Spark AR Studio, aplicativo oficial para criação de filtros, qualquer usuário hoje pode criar seu próprio efeito. 

Isso significa que qualquer infoprodutor, independente do número de seguidores, pode utilizar esse recurso como ferramenta de interação com seu público. 

Veja abaixo algumas das vantagens de incluir a criação de um filtro na sua estratégia.

Aproximação com o público

Desde que foram lançados como recurso nos stories do Instagram, os filtros são uma das ferramentas mais utilizadas nas redes sociais. 

Sendo assim, incluir a criação desses efeitos no seu planejamento de conteúdo é uma possibilidade real de ampliar sua relação com sua audiência. 

Aumento de seguidores

Ao criar seu próprio filtro, você não vai estar apenas seguindo uma tendência, mas incorporando à sua estratégia de marketing digital um dos recursos de impulsionamento mais eficazes

copy com chat gpt , herocreator

Afinal, ao utilizarem e salvarem o seu filtro, o nome da sua marca aparecerá nas publicações. E, com o aumento da circulação das postagens, mais pessoas vão acessar sua página e seguir seu conteúdo esperando por outros lançamentos. 

Audiência mais engajada

Usando seu filtro, os seguidores podem compartilhar conteúdo e marcar seu negócio. Isso alavanca as interações com a sua marca e gera um tráfego orgânico para sua página.

Maior presença digital 

Ser uma autoridade digital é o objetivo de muitos infoprodutores. E uma das formas de conquistar esse espaço no mercado digital é estar presente no cotidiano do seu público.

Criar um filtro pode ser uma ótima estratégia para marcar presença no dia a dia dos seus clientes em potencial. Isso porque, sendo uma ferramenta divertida e dinâmica, o filtro é um canal de interação e uma oportunidade de posicionamento.  

Agora que você sabe que incluir esses efeitos na sua estratégia de marketing digital pode ser muito positivo, que tal aprender como criar filtro no Instagram? Confira o nosso passo a passo abaixo.

Como criar filtro no Instagram em 3 etapas?

O aplicativo desenvolvido pelo Facebook para criar filtros para o Instagram é o Spark AR Studio. Essa ferramenta possui diferentes modelos de filtros em tecnologia de realidade aumentada.

Todas as etapas necessárias para criação e publicação dos efeitos na rede social são realizadas por meio da plataforma.

Então, confira agora o passo a passo de como criar filtro no Instagram.

1. Baixe e instale o Spark AR Studio no seu computador

Antes de tudo, você deve estar se perguntando se não existe uma versão do Spark AR Studio para smartphones, não é mesmo? E a resposta é não.

Segundo o Facebook, como a tecnologia envolve tecnologias que exigem um maior  processamento de informações, a aplicação só está disponível para computadores. 

Então, para utilizar o Spark AR e começar a criar seus filtros, você precisa baixar o software, que está disponível para computadores com sistema Microsoft e Mac.

Print de tela ensinando como criar filtro no Instagram. Etapa 1.

Agora, se você quer acessar suas criações direto do celular, seja Android ou iOS, você pode instalar o Spark AR Player. O aplicativo funciona como uma espécie de repositório para os filtros desenvolvidos por você. 

Após o download do Spark AR Studio no seu computador, é hora de instalar a ferramenta.

Print de tela ensinando como criar filtro no instagram. Etapa 2.

Um detalhe importante: após a instalação, você deve realizar o login para acessar a ferramenta. Para isso, você só precisa utilizar o e-mail e a senha registrados na sua conta do Facebook.

Print de tela ensinando como criar filtro no instagram. Etapa 3,

2. Crie um projeto

Após o login, você já pode começar o processo de criação do seu filtro. Para iniciar, é só clicar no botão “Create New”. 

Print de tela ensinando como criar filtro no instagram. Etapa 4.

No Spark AR Studio, você pode criar um efeito a partir do zero ou editar um modelo pré-pronto disponível na plataforma. Entre os templates disponíveis existem opções, como:

  • Itens de decoração;
  • Distorção da face;
  • Objetos em escala;
  • Efeitos acionados por movimento, etc.

3. Exporte e publique o filtro para o Instagram

Após adicionar todos os efeitos e configurar seu filtro, chegou a hora de publicar. Para fazer isso, é só clicar no botão “Publish”. Mas, para exportar seu filtro e começar a usá-lo na rede social, você precisa esperar pela aprovação da plataforma.

Print de tela ensinando como criar filtro no instagram. Etapa 5.

O processo de análise da plataforma visa evitar que conteúdos que ferem as regras da rede social sejam divulgados. A aprovação deve sair em, no máximo, 5 dias, e, logo em seguida, você poderá acessar seu filtro na biblioteca de efeitos do Instagram.

Gostou do passo a passo de como criar filtro no Instagram? Quer conhecer outras estratégias que podem alavancar os resultados do seu negócio nas redes sociais? Nós preparamos um material exclusivo e gratuito para você.

Baixe agora o Kit Marketing Digital, um pacote completo com as melhores práticas para a divulgação de infoprodutos em redes sociais.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *