Como editar vídeos: passo a passo simplificado + dicas

Como editar vídeos: passo a passo simplificado
Como editar vídeos: passo a passo simplificado
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Se você tem um negócio digital, provavelmente sabe ou quer aprender como editar vídeos.

 

A pesquisa Inside Video, do ano de 2020, revelou que, praticamente, a totalidade de usuários na Internet (99%) consome esse tipo de mídia. Além disso, a média global da audiência de vídeos nas redes sociais, como o YouTube, é de 57%. No Brasil, a proporção é de 72%.

 

Dessa forma, conhecer opções de programa de edição de vídeos e apps editores para Android e iOS é uma grande oportunidade para se destacar no vídeo e, por consequência, no trabalho de marketing digital.

 

Confira o nosso passo a passo para aprender a editar seu material audiovisual!

 

Como editar vídeos gratuitamente em 6 passos

 

Afinal, quais as etapas necessárias para fazer uma edição de vídeo o mais eficiente possível? Acompanhe o passo a passo.

 

Adicione a mídia ao software de edição

 

Abra o seu programa de edição de vídeo preferido e exporte o arquivo do vídeo para ele. Na maioria dos programas, basta arrastar o vídeo para a janela do editor.

 

Antes de começar a edição, verifique se o vídeo foi gravado na posição em que você planejou, na horizontal ou na vertical. Também se atente aos tamanhos recomendados para as plataformas nas quais você vai publicar, por exemplo:

 

  • YouTube: 640 x 360 (na resolução de 360p) à 1920 x 1080 (na resolução de 1080p).
  • Instagram:
    Feed: 600 x 750 para vídeos verticais, 600 x 315 para vídeos em paisagem e 600 x 600 para vídeos do formato quadrado.
    Stories: 600 x 1067.
  • Facebook:
    – Feed: 1920 x 1080 para vídeos Paisagem e 1080 x 1350 para vídeos verticais.
    – Anúncios para o feed: 600 x 315 para vídeos no modo paisagem e 600 x 600 para formato quadrado.

 

 

Corte os trechos que irão compor o vídeo final

 

Com uma ferramenta de corte, que todo editor de vídeo possui, vá cortando os trechos que interessam a você e delete os que são irrelevantes.

 

Para facilitar, tenha o roteiro do vídeo aberto ou escrito em uma folha de papel. Consulte-o sempre, para garantir que seu vídeo não saia da linha do raciocínio. No momento da gravação isso pode acontecer, mas o público não gosta de ‘vídeo enrolado’, com informações perdidas.

 

 

Aplique efeitos para atrair a atenção da audiência

Provavelmente, você já viu no Instagram algumas pessoas fazendo stories dando um zoom no rosto quando falam algo importante, seja engraçado, irônico ou realmente relevante.

 

Essas e outras técnicas também podem ser feitas nos programas de edição de vídeo, e elas realmente funcionam para reter a atenção do público. Inclusive, essas dicas vêm da oratória, que é a arte de falar em público.

 

Aproxime, distancie, mude a tonalidade da cor da imagem em alguns trechos… Tudo isso ajuda a evitar a monotonia em um vídeo.

 

 

Insira textos e imagens, se aplicável

 

Dependendo do seu conteúdo em vídeo, é muito importante que apareça textos e/ou imagens ao longo dele.

 

Logo na introdução do vídeo, a propósito, é recomendável colocar o seu nome e alguma informação de contato. Depois, se você falar de um assunto em tópicos, por exemplo, sumarize-os em texto ao longo do vídeo para que os usuários se situem na sua fala.

 

 

copy com chat gpt , herocreator

Ajuste o áudio do vídeo

 

Uma dica que deixa seu vídeo mais atraente é incrementar efeitos sonoros à medida que esses textos ou imagens passam na tela. Se você embutir música ou a sua própria narração no vídeo, também configure o volume desses sons.

 

De preferência, mostre o vídeo, ainda em edição, para alguém e ouça a opinião dessa segunda pessoa porque, assim como na escrita, nosso cérebro ‘vicia’ e deixa os erros passarem em branco.

 

Renderize e exporte o conteúdo

 

Depois de deixar o vídeo do jeito que você imaginou, no primeiro botão do programa escolhido, geralmente, terá a opção de renderizar o vídeo. Esta função consolida todos os arquivos, efeitos e sons que você aplicou para que o arquivo seja exportado e executado em qualquer plataforma de vídeo.

 

Além dos softwares de edição de vídeo, utilize um banco de músicas gratuitas e um de vídeos gratuitos para personalizar ainda mais o seu vídeo.

 

Vale ressaltar que, se você achar um vídeo de outra pessoa interessante e quiser aproveitar algum trecho, comunique antes para a pessoa. Ela não é obrigada a autorizar o seu uso.

 

 

Edição de vídeos pelo celular

 

No contexto da estratégia ‘always on’, que é a produção de conteúdo consistente, sobretudo para que o algoritmo das plataformas não atrapalhe a campanha, saber editar vídeo pelo celular também pode ser muito útil. É um jeito rápido de gravar e editar com a mesma tecnologia, o que dispensa qualquer pretexto de não publicar vídeos na Internet.

 

A lógica não muda muito: você vai abrir o app, importar o conteúdo, editar em uma tela menor, mas muito parecida com a dos editores de computador, incrementar e exportar para a sua galeria.

 

Editando vídeos para lançar o seu curso online

 

Quando se fala em vídeos destinados para um curso online, que cuidados devemos ter?

 

Bom, em regra geral, cada parte que forma um módulo do curso, funciona como um vídeo comum para a Internet. Deve ser dinâmico, claro e objetivo, porém, o compromisso de passar um conhecimento é bem maior.

 

Dessa maneira, já que a sua maior preocupação é ensinar, pode ser que o vídeo se torne mais denso. Para amenizar isso, durante a gravação, tente trocar de ponto de vista sempre que entrar em um assunto novo. O aluno pode perder o foco quando o ângulo da aula em vídeo é sempre o mesmo.

 

Para a edição, algumas pessoas preferem estudar sem música. Neste caso, deixe a trilha sonora apenas para o início ou o fim do vídeo. Porém, se você tem a oportunidade de estudar a sua audiência previamente e descobrir como preferem, siga o que você descobrir nas pesquisas.

 

Em relação a aparecer no vídeo ou gravar a tela, confira estas dicas:

 

 

 

Com este artigo, você descobriu como editar vídeos por um métodos simples, rápido e acessível.

Não deixe para depois. O melhor momento de investir no vídeo marketing ou de gravar seu curso online é agora!

 

Para ajudar você nesta jornada, disponibilizamos gratuitamente um período do SparkMembers, nossa área de membros pronta para hospedar seus vídeos. Conheça!

 

Banner_blog_herospark
5 comments
    1. Olá, Carol!

      Ficamos felizes que tenha gostado! 😍 Nossa recomendação é que estude bastante e coloque em prática tudo o que puder. A prática leva à perfeição!
      Para mais dicas sobre o assunto, acompanhe nossos posts no blog e nossas mídias sociais. Sempre liberamos várias dicas importantes sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *