Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como escolher um nicho: veja o passo a passo

Homem preocupado em escritório. imagem com o texto "como escolher um nicho"

Se você pretende ser um infoprodutor de sucesso, precisa identificar qual é o nicho específico que pretende atender. Mas, afinal, como escolher um nicho? Infelizmente, muitas pessoas ainda têm muita dificuldade no momento de definir a sua área de atuação.

Pensando nisso, neste texto separamos as principais dicas para que você possa transformar o que você ama em um negócio digital rentável. Diante disso, continue a leitura e confira!

 

Como escolher um nicho?

Para você criar um negócio digital o primeiro passo é aprender como escolher um nicho.

Por isso, é essencial dedicar um pouco do seu tempo para sentar em fazer muitas pesquisas antes de definir a sua área de atuação.

Para ajudar nesta tarefa, separamos algumas dicas importantes. Vamos lá!

 

Descubra o que você gosta de fazer

O primeiro passo de como escolher um nicho é identificar aquilo que você gosta de fazer. Para isso, faça uma lista com as suas preferências. Feito isso, analise ela e separe apenas aquelas atividades nas quais você tem conhecimento, habilidade e experiência para executar.

Lembre-se de que não basta gostar de uma determinada atividade, é necessário ter as habilidades certas para conseguir desempenhá-la com sucesso. Diante disso, você encontrará o nicho ideal quando cruzar os seus interesses e os seus conhecimentos.

 

Faça pesquisas de palavras-chave

Depois que você já tem a lista de atividades nas quais você tem interesse e habilidades, fica mais fácil fazer uma pesquisa de palavras-chave por meio de ferramentas, como o Google Keyword Planner.

Dessa forma, é possível identificar o que as pessoas estão buscando sobre as suas áreas de interesse e escolher um nicho mais rentável.

Por exemplo, se durante a pesquisa você não encontrar muitas coisas sobre o que está procurando, pode ser que exista uma área não explorada pela concorrência. Isso é uma oportunidade para que você encontre nichos para investir.

 

Analise a situação do mercado

É essencial que você faça pesquisas no mercado para identificar como está a oferta e a demanda em relação às suas áreas de interesse. Lembre-se de que é necessário verificar se existe demanda para os produtos ou serviços que pretende vender.

Assim como você deve analisar se já existem empresas concorrentes vendendo soluções semelhantes ou complementares. Para isso, você pode contratar organizações especializadas em pesquisas ou, ainda, pode usar as ferramentas para pesquisa de palavras-chave.

Guia do planejamento do curso online

Ao final da sua coleta de dados você saberá a demanda de cada área de interesse, bem como se existem concorrentes, ou seja, vai ter um panorama da oferta e da demanda em relação às suas opções de nicho. 

Dessa forma, fica mais fácil identificar qual é a área ideal. Mas não se esqueça que a melhor opção é aquela na qual existe alta procura e pouca concorrência. Assim, você consegue ingressar no mercado com mais facilidade.

 

Pesquise a concorrência

Agora chegou o momento de fazer uma pesquisa mais minuciosa em relação aos concorrentes identificados na análise do mercado. A partir da lista de empresas com produtos e serviços similares aos que você pretende vender.

É possível analisar todas as informações disponíveis sobre elas e identificar quais são as principais estratégias utilizadas para se manter no mercado. Para isso, visite o site e as redes sociais, entre em contato por e-mail, verifique a reputação da empresa no Reclame Aqui, entre outros.

Dessa forma, você conseguirá saber como a concorrência opera no mercado e qual é a percepção de marca por parte dos seus clientes. Essas informações são muito importantes para decidir qual é o melhor nicho para investir.

 

Entenda o seu avatar

Também é importante definir qual é o seu avatar, ou seja, quem é o seu cliente ideal. Quando você sabe quais são as características, dores, desejos e objeções de compra da sua persona, fica mais fácil entender qual é o nicho ideal para atender às suas necessidades.

Além disso, você precisa focar em uma área de atuação específica. Lembre-se de que atirar para todos os lados não trará bons resultados. Diante disso, a definição do avatar ajuda muito no momento de escolher um nicho certo.

 

Escolha o seu nicho

Após você fazer a sua lista com os principais interesses, cruze essas informações com as suas habilidades. Depois faça todas as pesquisas mencionadas no texto. Assim, terá definido seu nicho de mercado. 

Por exemplo, imagine que dentre várias opções você escolheu o nicho de cursos online para redatores iniciantes, pois tem muita experiência nessa área e ama ensinar as pessoas.

Nesse caso, você também precisa saber tudo sobre o tema, deve conhecer todo o processo para desenvolver e vender um curso. Por fim, não se esqueça dos resultados das pesquisas, já que elas determinam como escolher um nicho rentável.

Agora que você já definiu a sua área de atuação, chegou a hora de construir o seu infoproduto. Se for investir em um curso online, temos uma ferramenta incrível para te ajudar no planejamento do seu produto digital. Então, baixe-a e aproveite! Conheça também nossa plataforma para hospedagem e gerenciamento de infoprodutos, com ferramentas completas e gratuitas.

 

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …