Como fazer parcerias no Instagram é uma das maiores dúvidas de quem trabalha com a Internet. Um digital influencer possui um público engajado com o conteúdo nas mídias sociais. Por esse motivo, é capaz de influenciar as aquisições e os comportamentos das pessoas que o acompanham.

Esse profissional pode ser um ótimo aliado das empresas na hora de divulgar seus produtos e serviços. Afinal, é na Internet que está grande parte — senão todas — as pessoas que estão dentro do avatar do seu negócio digital.

Como pode ver, saber estratégias para fechar parcerias no Instagram é essencial, não só com influenciadores como com outras marcas, por meio do comarketing.

Neste post, você entenderá o que é uma parceria e a importância da divulgação na rede social. Além disso, daremos cinco dicas de marketing digital para fazer parcerias com outros perfis no Instagram. Então, vamos lá!

 

O que é uma parceria?

Uma parceria no Instagram funciona como uma espécie de acordo entre um influenciador digital, desde micro influenciadores até mega influenciadores, e uma empresa que deseja divulgar sua marca de alguma forma. Ou, até mesmo, entre duas marcas.

Tudo funciona e varia de acordo com o objetivo da parceria, incluindo os valores e as formas de pagamento referentes a cada ação publicitária. O influenciador, muitas vezes, busca por marcas que forneçam um espaço de crescimento, além de produtos que auxiliam na produção de conteúdo online.

No caso das empresas, a maioria deseja atrelar a imagem e o engajamento do influencer ou da outra marca com o seu produto ou serviço e, assim, causar uma boa imagem para a audiência.

 

Quem pode ser considerado um influenciador digital?

Ao estudar sobre como fechar parcerias no Instagram, o número de seguidores da conta certamente será um fator determinante na escolha. Não há uma regra exata do que pode ser considerado um influenciador ou não.

Atualmente, não basta ter muitos seguidores, a autoridade digital é outro forte requisito. Entretanto, temos algumas informações de acordo com o número de seguidores para te ajudar a classificar de maneira mais específica. Veja duas categorias mais comuns de influenciadores digitais:

  • Mega influenciadores: possuem mais de 1 milhão de seguidores e, certamente, um alto poder de engajamento;
  • Micro influenciadores: são aqueles que acumulam de 10 mil a 100 mil seguidores. Normalmente, estes têm nichos mais delimitados e alcançam um público mais específico de forma mais intensa e certeira. Por isso, são um meio interessante e acessível de atingir o público-alvo da sua empresa.

 

Como fazer parcerias no Instagram?

 

1. Defina seus objetivos

Para conseguir parcerias no Instagram, é preciso definir quais são os objetivos da sua marca com ela. Você deseja vender um produto específico, ampliar a divulgação da marca como um todo ou surpreender seus clientes com uma ação diferenciada na rede social?

A estratégia da parceria muda de acordo com a intenção dela. Logo, é bom refletir sobre isso antes de começar a buscar um influenciador digital para integrar a ação. Além disso, ter um planejamento prévio na hora de conseguir parcerias no Instagram faz diferença, transmite credibilidade e segurança.

 

2. Mantenha a rede social do seu negócio ativa

Será mais difícil que um influenciador (ou, até mesmo, empresas que têm o mesmo público) aceitem a parceria se a rede social da sua marca estiver parada, sem conteúdo periódico e de qualidade. Para que esse tipo de estratégia faça sentido para ambas as partes, invista na produção de conteúdo para as redes da empresa com frequência.

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

Outro ponto importante é incentivar o engajamento dos seus seguidores. Criar uma hashtag própria da marca também é uma boa forma de ocupar as redes sociais, pois amplia o alcance dos posts e permite o monitoramento da performance do seu perfil no Instagram.

Aliás, caso queira saber como conquistar mais seguidores no Instagram, veja o vídeo abaixo:

 

 

3. Considere oferecer um mídia kit

Um mídia kit consiste numa ferramenta para apresentação comercial de sua marca ou do portal dela. Essa é uma forma de apresentar seu serviço ao influenciador digital, a fim de mostrar os benefícios de fechar a parceria com seu negócio digital. O mesmo vale para quem trabalha na internet e deseja fechar permutas e publicidades com outras marcas.

Normalmente, o mídia kit é feito em formato de arquivo em PDF e slides. O objetivo é convencer que divulgar seus produtos é algo positivo não só para você, mas para o influenciador digital ou outro parceiro também.

Por isso, deve conter informações importantes, como uma breve descrição sobre o negócio, perfil da audiência, o que a parceria trará de positivo, dentre outros elementos. Assim, será mais fácil de entender como fazer parcerias no Instagram.

 

4. Busque um parceiro com valores alinhados à sua marca

Essa é uma questão muito importante na hora de escolher o parceiro. Assim como a empresa parceira ou o influencer, sua marca possui uma série de valores e princípios que norteiam a presença dela no mercado e influenciam o consumidor que é engajado.

Por esse motivo, é indispensável para o marketing digital do seu negócio que a pessoa que irá divulgar seus produtos esteja alinhada com esses princípios e valores. Assim, a parceria será coerente com o que a sua marca propõe ao mundo.

Por exemplo: se a divulgação diz respeito a um curso de maquiagem, não faz sentido fazer uma parceria com um influencer que não fala sobre o assunto ou, pior ainda, que demonstra abertamente não simpatizar com o uso desses cosméticos.

O mesmo vale para uma marca que defende soluções eco-friendly com um parceiro que compactua com ações que intensificam o desmatamento. Nos dois exemplos, o propósito é muito diferente um do outro. A escolha deve ser coerente com o produto, serviço, marca e parceiro.

 

5. Acompanhe e analise os resultados da ação

Durante e após a realização das ações da sua parceria, é essencial acompanhar os resultados que elas trouxeram para a empresa. Veja se houve alguma alteração no número de seguidores e se a interação aumentou depois das publicidades e parcerias, além de mensurar as métricas do Instagram cautelosamente.

Assim, na próxima vez que você analisar as estratégias sobre como fazer parcerias no Instagram, será mais fácil observar o que deu certo e o que pode melhorar. As métricas são essenciais durante todo o processo de parceria.

Seja um Influencer 50K

O mapa secreto para que pessoas comuns se tornem mestres na arte da influência digital e faturem até R$50 mil todos os meses!

Quero meu e-book grátis

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

2 Comentários

  1. Camila Lemos disse:

    Opa consegui encontrar as informações que estava
    precisando. Obrigado. Vou compratilhar no meu facebook.

    1. Larissa Oliveira disse:

      Oi, Camila! Ficamos felizes por ajudar! E compartilhando você nos ajuda a disseminar o conhecimento 🚀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.