[2023] Como fazer parcerias no Instagram: 9 dicas

Saber como fazer parcerias no instagram é um grande aliado das empresas na rede social
Dicas de como fazer parcerias no Instagram
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Saber como fazer parcerias no Instagram com um digital influencer é importante. Afinal, como ele possui um público engajado com o seu conteúdo nas mídias sociais, pode influenciar as aquisições e os comportamentos das pessoas que o acompanham. 

Assim, esse profissional pode ser um ótimo aliado das empresas na hora de divulgar seus produtos e serviços. Isso porque, é na Internet que se encontra grande parte das pessoas que estão dentro do avatar de um negócio digital.

Nesse sentido, conhecer estratégias para fechar parcerias no Instagram é essencial, não só com influenciadores como com outras marcas, por meio do comarketing.

Neste post, você entenderá o que é uma parceria e a importância da divulgação na rede social. Além disso, daremos 9 dicas de marketing digital para fazer parcerias com outros perfis no Instagram. Então, vamos lá!

A plataforma feita para você começar de forma simples e faturar mais rápido no mercado digital. Aqui, na HeroSpark, você transforma facilmente seu conhecimento em um negócio online super lucrativo.

Inscreva-se gratuitamente!

O que é uma parceria?

Uma parceria no Instagram funciona como uma espécie de acordo entre um influenciador digital, desde micro influenciadores até mega influenciadores, e uma empresa que deseja divulgar sua marca de alguma forma. Ou, até mesmo, entre duas marcas.

Tudo funciona e varia de acordo com o objetivo da parceria, incluindo os valores e as formas de pagamento referentes a cada ação publicitária. 

Dessa forma, o influenciador, muitas vezes, busca por marcas que forneçam um espaço de crescimento, além de produtos que auxiliem na produção de conteúdo online.

No caso das empresas, a maioria deseja atrelar a imagem e o engajamento do influencer ou da outra marca com o seu produto para, assim, causar uma boa imagem para a audiência.

Quem pode ser considerado um influenciador digital?

Ao estudar sobre como fechar parcerias no Instagram, o número de seguidores da conta certamente será um fator determinante na escolha. No entanto, saiba que não há uma regra exata do que pode ser considerado um influenciador ou não.

Além disso, vale dizer que, atualmente, não basta ter muitos seguidores, uma vez que a autoridade digital acaba sendo outro forte requisito. 

Entretanto, temos algumas informações, de acordo com o número de seguidores, para te ajudar a classificar de maneira mais específica os influenciadores:

  • Mega influenciadores: possuem mais de 1 milhão de seguidores e, certamente, um alto poder de engajamento;
  • Micro influenciadores: são aqueles que acumulam de 10 mil a 100 mil seguidores. Normalmente, estes têm nichos mais delimitados e alcançam um público mais específico de forma mais intensa e certeira. Por isso, são um meio interessante e acessível de atingir o público-alvo da sua empresa.

Como fazer parcerias no Instagram?

1. Defina seus objetivos

Para conseguir parcerias no Instagram, é preciso definir quais são os objetivos da sua marca com ela. Portanto, algumas perguntas devem ser feitas:

  • Você deseja vender um produto específico? 
  • Ampliar a divulgação da marca como um todo?
  • Surpreender seus clientes com uma ação diferenciada na rede social?

A estratégia da parceria muda de acordo com a intenção dela. Logo, é bom refletir sobre isso antes de começar a buscar um influenciador digital para integrar a ação. 

Além disso, ter um planejamento prévio na hora de conseguir parcerias no Instagram faz a diferença e transmite credibilidade e segurança.

2. Mantenha a rede social do seu negócio ativa

Será mais difícil que um influenciador ou outra marca aceite a parceria se a sua rede social estiver parada, sem conteúdo periódico e de qualidade.

Assim, para que esse tipo de estratégia faça sentido para ambas as partes, invista na produção de conteúdo para as redes da empresa com frequência. Dessa forma, você pode fazer parcerias que se identificam com o conteúdo publicado. 

Outro ponto importante é incentivar o engajamento dos seus seguidores. Criar uma hashtag própria da marca também é uma boa forma de ocupar as redes sociais, pois amplia o alcance dos posts e permite o monitoramento da performance do seu perfil no Instagram.

Aliás, caso queira saber como conquistar mais seguidores no Instagram, veja o vídeo abaixo:

3. Produza conteúdo de qualidade

Como vimos anteriormente, investir na criação de conteúdo é importante. Mas lembre-se de que você deve ser original e relevante para o seu público. Isso mostra para as marcas que o seu perfil é capaz de engajar e influenciar seus seguidores.

copy com chat gpt , herocreator

Além disso, tenha clareza sobre o tema ou segmento em que você atua e quem é o seu público-alvo. Isso ajuda a atrair marcas ou influenciadores relevantes para parcerias.

4. Aumente seu número de seguidores

Foque em aumentar seu número de seguidores orgânicos. Para isso, utilize estratégias como hashtags relevantes, interação com outros perfis e produção regular de conteúdo.

Você também pode conquistar mais seguidores se tiver o design e layout do seu perfil bem definido. Vale a pena também:

  • Utilizar fotos de alta qualidade;
  • Criar uma biografia criativa;
  • Destacar seus melhores conteúdos.

5. Engaje com outras contas

Interagir com outros perfis e influenciadores de seu nicho é uma ótima forma de conquistar seguidores e possíveis parcerias. Por isso, curta, comente e compartilhe os conteúdos.

Isso pode te ajudar a construir bons relacionamentos e atrair atenção para o seu perfil.

6. Seja autêntico e transparente

Construa confiança com seu público e com as marcas sendo autêntico em suas postagens. Evite postagens excessivamente promocionais e seja transparente quando estiver fazendo parcerias pagas.

Além disso, procure manter o profissionalismo em todas as suas relações com marcas e parceiros em potencial. Para isso, cumpra prazos, seja comunicativo e esteja disposto a negociar termos e condições.

7. Considere oferecer um mídia kit

Um mídia kit consiste numa ferramenta para apresentação comercial de sua marca ou do portal dela. Essa é uma forma de apresentar o seu serviço ao influenciador digital a fim de mostrar os benefícios de fechar a parceria com o seu negócio digital. 

O mesmo vale para quem trabalha na internet e deseja fechar permutas e publicidades com outras marcas.

Normalmente, o mídia kit é feito em formato de arquivo PDF e slides. O objetivo é convencer que divulgar seus produtos é algo positivo não só para você, mas para o influenciador digital ou outro parceiro também.

Por isso, ele deve conter informações importantes, como:

  • Uma breve descrição sobre o negócio;
  • Perfil da audiência;
  • O que a parceria trará de positivo;
  • Outros elementos que você considerar relevante. 

Assim, será mais fácil de entender como fazer parcerias no Instagram.

8. Busque um parceiro com valores alinhados à sua marca

Essa é uma questão muito importante na hora de escolher o parceiro. Assim como a empresa parceira ou o influencer, sua marca possui uma série de valores e princípios que norteiam a presença dela no mercado e influenciam o consumidor que é engajado.

Por esse motivo, é indispensável para o marketing digital do seu negócio que a pessoa que irá divulgar seus produtos esteja alinhada com esses princípios e valores. Assim, a parceria será coerente com o que a sua marca propõe ao mundo.

Por exemplo: se a divulgação diz respeito a um curso de maquiagem, não faz sentido fazer uma parceria com um influencer que não fala sobre o assunto ou, pior ainda, que demonstra abertamente não simpatizar com o uso desses cosméticos.

O mesmo vale para uma marca que defende soluções eco-friendly com um parceiro que compactua com ações que intensificam o desmatamento. 

Nos dois exemplos, o propósito é muito diferente um do outro. Portanto, a escolha deve ser coerente com o produto, serviço, marca e parceiro.

9. Acompanhe e analise os resultados da ação

Durante e após a realização das ações da sua parceria, é essencial acompanhar os resultados que elas trouxeram para a empresa, por exemplo:

  • Veja se houve alguma alteração no número de seguidores;
  • Se a interação aumentou depois das publicidades e parcerias. 

Mensure as métricas do Instagram cautelosamente! Assim, na próxima vez que você analisar as estratégias sobre como fazer parcerias no Instagram, será mais fácil observar o que deu certo e o que pode melhorar. 

Caso você tenha gostado das dicas e deseja aprender um pouco mais sobre como fazer parcerias no Instagram, não deixe de dar uma olhada no nosso Kit Marketing Digital. 

Nele, você vai aprender a criar produtos digitais, estratégias para redes sociais e muito mais. Baixe agora mesmo gratuitamente!

Seja um Influencer 50K

O mapa secreto para que pessoas comuns se tornem mestres na arte da influência digital e faturem até R$50 mil todos os meses!

Quero meu e-book grátis

Banner_blog_herospark
3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *