herospark comece grátis agora

Há quem pense que para fazer um e-book é preciso ter muito domínio de softwares ou uma grande estrutura. Mas não é assim: hoje você aprenderá como fazer um e-book no Word.

Isso mesmo: é possível produzir material de qualidade profissional de um jeito muito simples, com um programa que provavelmente você já tem em seu computador.

Quer aprender como? Então continue com a gente!

 

Vantagens de produzir um e-book

Antes de tudo, vamos entender quais são as vantagens de produzir um e-book

Se você é um empreendedor digital, considerar criar o seu e-book para vender ou disponibilizar gratuitamente pode ser um ótima escolha por dois motivos:

  1. É um produto mais fácil de produzir do que um curso online, por exemplo;
  2. É um produto bem aceito no mundo digital, pois pode oferecer exatamente aquilo que o seu consumidor está buscando;
  3. Pode ser utilizado como uma isca digital, ou seja, um conteúdo com valor agregado que você disponibiliza aos seus visitantes em troca de informações (como nome e e-mail) para que eles se tornem leads;
  4. Por se tratar de um conteúdo mais interativo, você pode inserir suas redes sociais e muitos outros links ao longo do texto para que o seu leitor possa se conectar ainda mais com você e com o seu negócio;
  5. Produzir um e-book e fazê-lo chegar às mãos do seu cliente exigem poucos recursos. Bastam um computador, internet e sua dedicação (e tempo) para escrever, é claro.

 

Como fazer um e-book no Word: comece pela estrutura

Antes de começar a colocar a mão na massa, é importante saber que um e-book deve ter um estrutura específica, semelhante a de um livro normal.

Capa

Todo e-book deve ter uma capa atrativa. Sabe aquele ditado “julgar o livro pela capa”? No digital também funciona assim.

A menos que o seu público-alvo seja muito específico e realmente não se importe com isso, trabalhar uma boa capa é fundamental.

Infelizmente, se você deseja criar uma capa mais bem elaborada, precisará buscar outros programas.

A boa notícia é que existem ferramentas gratuitas, como o Canva, que disponibiliza templates prontos, nos quais você só precisa alterar as informações.

 

Folha de rosto

A segunda parte é a folha de rosto, que é onde ficam o título, subtítulo, nome do autor e local. Mas se o seu livro digital tiver o formato mais clássico, a folha de rosto é essencial.

É claro que, atualmente, grande parte dos e-books não seguem mais essa fórmula.

Isso porque eles evoluíram muito e passaram a ser utilizados de uma forma mais descontraída, com formatos variados e layouts diferenciados. 

 

Créditos

A terceira parte são os créditos. É aqui que estão registradas informações de direitos autorais do autor e de outros profissionais envolvidos na produção do material.

 

Dedicatória

Essa parte não é essencial, especialmente se o seu e-book tiver um formato mais contemporâneo.

Porém, se for de seu interesse, a dedicatória é interessante para que as pessoas saibam quais foram as suas motivações para escrever o e-book.

 

Texto/conteúdo

É no texto que estará todo o conhecimento a respeito do tema. Portanto, é o mais importante!

O texto do e-book pode estar dividido em capítulos, tópicos e subtópicos. Ele pode contar com imagens de apoio, ilustrações e elementos de design para tornar a leitura mais fluida e interessante.

 

Como fazer um e-book no Word: é hora de colocar a mão na massa

Você pode começar criando o texto do e-book em outro documento e só depois passar para a versão final enquanto organiza. 

Escolha uma fonte de fácil leitura, como Arial ou Montserrat, por exemplo.

Se quiser, você pode personalizar a fonte. Mas não exagere para não acabar passando uma impressão de baixo profissionalismo.

O segundo passo é criar uma capa. Como já citado, você pode criar em outro programa específico e depois trazer para o Word.

O Word até possui um programa de edição de imagem, mas ele não é tão interessante e completo para essa função.

Reserve uma página para folha de rosto e dedicatória, se tiver interesse e fizer sentido com o seu material. 

Os direitos autorais podem estar no início do e-book ou no final, você escolhe.

O próximo passo é criar o índice. Uma vantagem do e-book é que os tópicos do seu índice são transformados em hiperlinks, o que facilita quando o leitor quiser localizar e saltar para um próximo capítulo com apenas um clique.

Se quiser, você também pode inserir cabeçalho e rodapé (com o nome do autor e do livro, por exemplo). Para isso, basta clicar em Inserir > Cabeçalhos e Rodapés.

Outras possibilidades de formatação são:

  • Bordas, fundos e marcas d’água.
  • Dividir o texto em colunas;
  • Alterar espaçamento entre linhas;
  • Inserir caracteres especiais (como símbolos e setas para organizar melhor o conteúdo);
  • Adicionar desenhos;
  • Criar gráficos;
  • Colocar hyperlinks (são esses textos coloridos que levam para outra página, igual aqui neste texto).

 

Dica bônus: Conte com a HeroSpark

Se você deseja fazer com que seu e-book chegue ao maior número de pessoas possível, você precisa hospedá-lo em alguma plataforma. A boa notícia é que a HeroSpark é plataforma gratuita para você hospedar e vender o seu e-book. 

 

Além disso, você pode disponibilizá-lo em uma landing page própria para o seu material, onde é possível inserir título, formulário para download, imagens, subtítulos, perfil, depoimentos e muito mais sobre o seu negócio. E o melhor: tudo isso é GRATUITO.

E aí, percebeu como produzir um e-book no Word pode ser prático e eficiente? Aproveite para se cadastrar agora mesmo na HeroSpark para hospedar o seu material quando ele estiver pronto.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *