Como criar uma landing page: passo a passo [GRÁTIS]

Se você é um produtor de conteúdo digital, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre como é importante fazer uma landing page para atração de novos clientes, não é verdade? Afinal, essa é uma ferramenta indispensável para obter sucesso no marketing digital.

Mas você sabe como fazer uma landing page? Conhece as melhores práticas para criar uma página de alta conversão?

Se a resposta for “não”, mas você acredita que precisa escalar os resultados do seu infoproduto, então este artigo para você. 

Acompanhe o passo a passo e veja como é possível incluir essa ferramenta no seu planejamento de vendas mais rápido do que você imagina. 

O que é uma landing page?

O termo landing page, também conhecido como “página de captura”, “página de aterrissagem” ou mesmo “página de conversão”, significa uma página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em lead, oportunidade ou cliente. 

As landing pages são muito utilizadas em campanhas de marketing digital, pois costumam ter altas taxas de conversão.

Esse tipo de página costuma ter menos elementos do que uma página web tradicional, pois possui apenas um foco claro, que é a oferta principal oferecida por ela.

Os tipos de landing page mais comuns no mercado são:

  • Página de captura: disponibiliza algum material gratuito e um formulário de cadastro. Quando o visitante faz o cadastro, ele é redirecionado para outra página.
  • Página de agradecimento: sequência da página de captura. É onde a pessoa que preencheu o cadastro recebe o acesso ou link para download do material gratuito.
  • Página de vendas: página de oferta de um produto que contém informações sobre ele e sobre o seu pagamento, bem como o link para compra.

Uma landing page faz parte de um funil de vendas, que te auxilia a levar os visitantes (do seu site, rede social, blog ou outra plataforma) para outra etapa na jornada de compra.

Com esse tipo de página, você obtém uma base para estudar formas de atingir o seu público. E ainda pode usar os dados preenchidos no formulário para se comunicar com as pessoas por meio de e-mail marketing.

Quanto custa fazer uma landing page?

O preço para criar uma landing page varia muito. Mas é preciso saber que, basicamente, existem duas formas de criar uma página de captura: uma complexa e de alto custo e outra totalmente gratuita e intuitiva.

A primeira delas é contratando um programador, que pode estruturar uma página na web conforme a sua necessidade, como:

  1. Gerar leads
  2. Agradecimento
  3. Oferta direta
  4. Página de vendas

Você não tem nenhum esforço, mas é mais caro e demorado. Afinal, contratar um programador exige um bom investimento e muitas horas de trabalho. Atualmente, é possível encontrar serviços de criação de landing page com preços que variam de R$ 497 a R$ 7.900.

A segunda forma de criar uma landing page é pela ferramenta da HeroSpark. Com ela, você também pode criar uma página conforme a sua necessidade, de acordo com as quatro opções citadas acima, mas não precisa saber programar. 

Basta realizar seu cadastro e usar os layouts e ferramentas gratuitas para transformar conforme a sua necessidade.

Por isso, mesmo sem ter conhecimento sobre design ou programação, você consegue criar landing pages intuitivas e de alta conversão em pouco tempo. Além disso, pode editar sempre que quiser.

Ficou curioso? Veja como funciona.

Como fazer uma landing page na HeroSpark?

Aprenda a fazer uma landing page na prática

Para acompanhar e fazer o passo a passo abaixo, você precisará de uma conta GRATUITA na HeroSpark. O ideal é seguir o passo a passo dentro da plataforma. Assim, aprende melhor mais rápido!

Criar a conta gratuitamente

Uma das funcionalidades da HeroSpark é o construtor de landing pages, que está dentro da área de Funis, localizada na lateral esquerda da ferramenta.

Este é um checklist rápido para fazer uma landing page:

  • Crie um Funil de Captura ou de Oferta Direta e dê um nome para identificar seu projeto;
  • Edite sua landing page adicionando sua logo, título e a descrição do produto;
  • Ajuste as cores do template de acordo com a identidade visual do seu produto. Aposte no contraste;
  • Configure o botão CTA;
  • Insira conteúdo visual para tornar a página mais atraente;
  • Adicione os links de suas redes sociais nos ícones do rodapé;
  • Edite o formulário de acordo com sua oferta (se for página de captura) ou valor do produto (se for página de vendas).

Veja detalhes do passo a passo abaixo!

Para criar um novo funil, clique em “Novo Funil”, na parte superior direita da tela. Você será levado para a página abaixo:

Para iniciar a construção do seu funil, você deve:

  1. Definir qual é o seu objetivo (é possível escolher até dois objetivos para começar);
  2. Depois de escolher o seu objetivo, clique em “Comece aqui”;
  3. Na página a seguir, você encontrará várias opções de funis, com diversas etapas, formatos e estratégias;
  4. Escolha o funil de sua preferência e clique em “Usar funil”;
  5. Dentro do funil, chegamos ao momento de iniciar a criação da sua página de captura. Clique em “Editar página” para iniciar o processo.

Você pode usar os templates prontos, ou, se tiver mais experiência, editar da maneira que quiser dentro da plataforma. 

Os templates prontos são testados e alcançam bons números, como 90% de conversão para alguns clientes. Isso significa que, a cada 10 pessoas que acessaram a landing page, 9 baixaram o material e se tornaram leads. Incrível, não é mesmo?

Antes de colocar as mãos na massa, preparamos um vídeo com dicas de como criar landing pages que convertem: 

Com o funil criado e o template escolhido, o próximo passo para obter uma landing page de alta conversão é criar um título irresistível.

Quais são os elementos principais de uma landing page?

Quer saber como criar uma landing page que converte? Veja os passos que você precisará seguir:

  1. Título e apresentação
  2. Informações adicionais sobre o produto digital
  3. Apresentação do autor
  4. Call to action
  5. Rodapé

Título e apresentação

São as informações que o leitor lê primeiro, porque aparecem no topo da página.

Para editar as informações da landing page, basta apagar os textos que já existem e inserir os que façam sentido para o seu negócio, como no exemplo abaixo:

Como você pode ver na imagem, nessa primeira parte você pode adicionar a logo do seu negócio, um título, um subtítulo (explicação rápida sobre o produto) e a imagem do e-book ou de algum outro produto.

Informações adicionais sobre seu produto digital

Nossa sugestão é criar um título, resumo de 2 a 3 parágrafos sobre o que se trata, e um resumo sobre o que o cliente encontrará. No caso do e-book, essa apresentação pode ser dividida em capítulos.

Com relação ao texto, você pode editar a fonte, a cor, o tamanho e dar destaque a algumas palavras com negrito, itálico, sublinhado, etc.

Esse é um formato testado e que dá certo, pois mantém as informações claras e organizadas. Porém, sabemos que nem todos os e-books são divididos em 4 parágrafos.

Além disso, nem sempre o produto que você está oferecendo é um e-book, por isso fique à vontade para editar conforme a sua necessidade.

Apresentação do autor

Tela com foto de um homem e a descrição da trajetória de um professor. Este é o quarto passo de como criar uma landing page na HeroSpark

Aqui é o momento de você se apresentar como professor, profissional ou produtor de conteúdo.

Adicione seu nome, área de atuação (opcional) e faça um breve resumo sobre sua trajetória profissional.

Lembre-se de utilizar técnicas de copywriting para se posicionar como uma referência no segmento e obter bons resultados.

Além disso, inclua uma foto com alta qualidade. Essa é a primeira impressão que muitas pessoas terão de você e do seu negócio, e o velho ditado “a primeira impressão é a que fica” prevalece, OK?

Se quiser, você pode alterar a cor de fundo da seção, ajustar largura, altura, entre outros detalhes de layout.

Call to action

Imagem com o texto "não perca essa chance e garanta esse conteúdo agora mesmo", e um botão escrito "receber conteúdo gratuito". Último passo de como fazer uma landing page na HeroSpark

A chamada para ação é um elemento importante para conversão da landing page.

O exemplo padrão utilizado pela HeroSpark é a frase “não perca essa chance e garanta esse conteúdo agora mesmo”.

Mas você pode usar a criatividade para pensar em outras frases que instiguem seu público a clicar no botão. 

Rodapé

Logo abaixo, teremos o rodapé, que é onde será aplicada mais uma vez a sua logo, além de botões para redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube.

Mas é claro que a landing page pode ser ainda mais extensa e completa!

No menu esquerdo, você pode adicionar outras seções à página. Nele, temos duas opções: a “Adicionar seção pré-configurada”, que como o próprio título já diz, são seções pré-prontas.

Há também um botão de “Adicionar seção”, com formatos que vão de 1 a 4 colunas, para você configurar conforme o seu objetivo.

Suponhamos que você deseje compartilhar os depoimentos de clientes na landing page. Para isso, basta clicar em “Depoimentos”, configurar com a foto e nome do seu aluno ou cliente e adicionar o texto do depoimento. 

Para escolher onde a seção de depoimento ficará posicionada na página, basta arrastá-la e colocá-la entre as seções desejadas.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Além disso, o criador de landing pages tem uma barra superior com algumas opções:

  • Visualizar como a landing page ficará quando for aberta em computador, tablet ou smartphone. Sim, as landings da Herospark são responsivas!
  • Adicionar um Pixel do Facebook;
  • Alterar o código fonte da página, caso você já tenha um conhecimento mais avançado sobre programação.

Depois, é só clicar em “Publicar página” e pronto: você já pode começar a divulgá-la! 

Se quiser conferir como fazer a sua landing page pela Herospark na prática, confira este tutorial completo que preparamos para você:

Quais são as 6 dicas para fazer uma landing page de sucesso?

Agora você já sabe os resultados que uma landing page deve trazer para o seu negócio, não é verdade? Mas nós temos algumas dicas que podem potencializar ainda mais os resultados dessa ferramenta. Confira!

1. Crie títulos irresistíveis

O título da landing page é muito importante. Afinal, é a primeira coisa que o usuário vê ao acessá-la. Seja pelo tamanho da fonte, cor, posicionamento ou frase que o compõe: o título deve ter destaque para fazer com que a pessoa queira continuar lendo a página. Ele deve ser irresistível, para que a pessoa realmente sinta vontade de inserir os dados no formulário para adquirir o seu produto. 

Vamos a um exemplo:

  1. E-book para aprender a escrever títulos.
  2. Guia completo para aprender a criar títulos impossíveis de serem ignorados.

Qual dos dois parece mais interessante para você? Certamente o segundo, não é mesmo?

As técnicas de copywriting devem estar ao seu lado durante toda a construção da sua landing page. Se você quiser saber mais sobre como criar títulos, baixe o nosso e-book gratuito 67 Headlines para Páginas de Vendas.

2. Use imagens chamativas e com alta qualidade

Assim como os títulos, as imagens têm uma grande importância em uma landing page. Isso porque o cérebro humano processa imagens ainda mais rapidamente do que textos.

Utilizando imagens estratégicas, você consegue passar a informação que deseja com mais facilidade e agilidade.

Você pode usar as imagens para apresentar seu produto, se apresentar para o público (foto de perfil), criar conexão entre os elementos da página, entre outras formas. 

3. Use as cores ao seu favor

As cores podem ser usadas para direcionar a atenção do visitante para pontos de interesse. 

Por exemplo: se o seu objetivo é que as pessoas preencham o formulário, você deve dar destaque a ele desde o primeiro momento.

Use a psicologia das cores a seu favor para compreender como as pessoas reagem às diferentes cores.

É por isso que normalmente os botões têm cores diferentes e chamativas, como rosa, amarelo ou laranja. 

Se você não entende muito sobre psicologia das cores ou design, fique tranquilo.

Uma dica é utilizar a Regra de Três, que é uma técnica simples do design que indica que você deve usar no máximo três cores na construção de algum material.

Existem diversas ferramentas que podem ajudar você a escolher três cores que combinam para a sua landing page. Uma delas é a Adobe Color.

4. Organize os elementos

Somente com um layout bem organizado e bem direcionado é possível fazer com que o cliente realize a ação que você deseja.

No momento de organizar a sua landing, explore também setas que direcionem o usuário para o local indicado.

Os ícones também são grandes aliados, já que eles são uma forma simples e clean de ilustrar uma informação, sem que você precise inserir muitas imagens na landing.

No formato pronto da HeroSpark, citado anteriormente, os tópicos mais importantes ficam logo no início da página.

Essa é uma ótima estratégia, já que a maioria dos usuários não chega até o final da página. 

5. Peça apenas informações necessárias no formulário

Imagine se, para baixar um e-book, você precisasse inserir endereço, profissão, sexo, entre outras informações.

Se não estivesse com muito tempo livre ou estivesse muito interessado, provavelmente desistiria no meio do caminho, não é mesmo? A maioria das pessoas é assim.

Na maioria dos casos, pedir nome e e-mail é o suficiente

Além do incômodo de preencher vários campos, sair por aí fornecendo diversas informações para um “desconhecido” parece ser a maior roubada, não é mesmo?

6. Se houver, inclua depoimentos

Os depoimentos não são necessários, mas eles podem ser muito úteis (desde que sejam reais, é claro!).

Quem nunca pesquisou por resenhas, leu comentários nas redes sociais ou conferiu avaliações no Google antes de comprar um produto online? Este é, inclusive, um gatilho mental, chamado de prova social.

Hoje em dia, é comum as pessoas irem atrás de mais informações sobre determinado produto antes de investir nele. É uma forma de se sentir mais seguro antes de sair “abrindo a carteira” por aí.

Inserindo um depoimento na sua landing page você já oferece ao seu cliente uma prova de que o seu produto proporcionou uma boa experiência para alguém.

Como divulgar uma landing page?

Agora que você já sabe como criar a sua landing page na HeroSpark, é hora de aprender a divulgá-la para alcançar o seu público-alvo.

Estas são as quatro formas mais efetivas:

Adicione Calls-to-Action em seu site

A primeira forma de divulgar a sua landing page é adicionando chamadas para ação em seu site que levem os visitantes para a página. Você pode fazer isso de diversas formas:

  • Adicionando pop-ups que apareçam na tela quando o visitante abri-la. O pop-up deve ter uma escrita instigante, que incentive o usuário a querer clicar no botão e saber mais sobre o produto ou serviço oferecido.
  • Adicionando botões na página inicial do seu site. Essa é a página mais visitada na maioria dos sites. Por isso, tem maior potencial para atrair novos visitantes para a sua landing page.
  • Adicionando call-to-actions em seus posts de blog. Uma estratégia interessante é incluir ofertas que tenham a ver com o tema do post. Se o seu post for sobre marketing digital para Instagram, por exemplo, você pode divulgar sua landing page que tenha um e-book sobre esse mesmo assunto. Planeje textos de blog que tenham a ver com a sua nova landing page. Assim você terá mais oportunidades de divulgá-la e, assim, trazer mais visitantes.

Envie e-mails para a sua base de leads

O e-mail é útil para divulgar landing pages por algumas razões:

  • Com uma base de leads qualificados, as pessoas tendem a abrir mais as suas mensagens;
  • No e-mail, todos os e-mails que você enviar são entregues para assinantes. É diferente das redes sociais, em que apenas uma parcela recebe o seu conteúdo.
  • Seguindo as boas práticas de e-mail marketing, dificilmente suas mensagens cairão na caixa de spam.

Use a funcionalidade de email marketing da HeroSpark para enviar emails com conteúdo de valor que esteja conectado com o tema da sua landing page.

Use técnicas de storytelling para criar textos envolventes, que sejam realmente atrativos e que façam com que o leitor deseje clicar no botão para ser levado para a sua landing page. 

Use as redes sociais

Apesar da luta constante para driblar os algoritmos, as redes sociais continuam sendo muito importantes.

Use todos os seus canais (Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, etc.) para levar seguidores a clicarem no link da landing page. 

Você pode, também, utilizar as redes sociais para mostrar os bastidores do seu negócio e para conversar com as pessoas que escolheram seguir você.

Essa é uma forma de se conectar às pessoas, fazer com que elas confiem no seu trabalho e contribuir para que você se torne uma autoridade em seu segmento no futuro.

Para criar as postagens, você não precisa ter um conhecimento avançado sobre design, por exemplo.

Existem ferramentas de criação gratuitas, como o Canva, onde são disponibilizados diversos layouts prontos, nos quais você só precisa alterar o texto.

Anuncie em mídias pagas

As mídias pagas são a melhor forma de alcançar o seu público-alvo. As duas opções mais interessantes são o Google Ads e o Facebook Ads.

No Google Ads, você vai atingir pessoas que realmente estiverem procurando pelo seu tema do produto no Google. Assim, a sua página aparece em destaque entre os resultados. 

Já o Facebook Ads permite que você crie anúncios no Facebook e no Instagram, atingindo potenciais clientes que estiverem nos estágios iniciais de interesse e preparação para a compra.

Os anúncios aparecerão entre as postagens orgânicas das contas que o usuário segue, sem que ele precise fazer uma busca.

Na hora de criar o anúncio, é importante segmentar bem o público para que o Facebook Ads possa entregar os seus anúncios para as pessoas certas. Se tem dúvidas sobre como fazer, assista ao nosso webinar sobre o assunto:

Uma dica é realizar testes A/B para descobrir quais postagem têm melhor desempenho, conforme o seu objetivo.

Como você viu, as landing pages abrem um leque de possibilidades para garantir um desempenho de alta performance do seu infoproduto: atraem leads, aumentam sua base de contatos e possibilitam grandes taxas de conversão.

Então, se você quer incluir essa ferramenta poderosa na sua estratégia de vendas, não precisa esperar mais nada. 

Afinal, a HeroSpark é uma plataforma que oferece tudo que você precisa para construir um funil de vendas e criar uma landing page com template de alta conversão gratuitamente. Por isso, comece agora mesmo a acelerar os seus resultados no digital.

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.